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Tipo do documento: Dissertação
Título: A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO MOTORISTA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO: Um estudo de caso em uma empresa transportadora de combustíveis
Título(s) alternativo(s): The quality of working life of the driver and labor relations from the perspective of the profession regulation: A case study on a fuel carrier
Autor: BRUNETTI, MARIO LUIS 
Primeiro orientador: Laat, Erivelton Fontana de
Resumo: A proposta deste estudo foi investigar a temática qualidade de vida no trabalho de motoristas em uma empresa transportadora de combustíveis a partir do advento da regulamentação da profissão dos motoristas. A dissertação aborda o tema na linha de pesquisa em estratégia ao considerar que o equilíbrio entre interesses da organização e dos indivíduos que nela trabalham é um instrumento importante que garante a eficácia e produtividade ao mesmo tempo em que atende as necessidades dos trabalhadores. Buscou-se entender como se dão as relações de trabalho e a QVT entre os motoristas e a empresa após a regulamentação da profissão e qual é a percepção dos atores principais sobre as mudanças instituídas no exercício da profissão, bem como conhecer os níveis de satisfação da categoria com a QVT. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar as normas estabelecidas na regulamentação da profissão do motorista e a consequência da sua implementação nos níveis de satisfação da QVT e nas relações de trabalho dos motoristas profissionais com as empresas de transporte rodoviário de cargas. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa cujo método utilizado foi o estudo de caso único aplicado em uma transportadora de combustíveis. Para a porção quantitativa do estudo, utilizou-se de questionário tipo likert de seis pontos, com formato semiestruturado desenvolvido a partir do modelo de avaliação da QVT proposto por Walton (1973). A pesquisa foi disponibilizada para todos os motoristas empregados na organização, totalizando 202 possíveis participantes, resultando em 152 considerados válidos sendo que destes, 20 foram utilizados no teste piloto realizado para avaliação do instrumento desenvolvido. Para a porção qualitativa, foi realizada entrevista com dois motoristas e dois gestores com a intenção de investigar a visão dos gestores da empresa e dos motoristas em relação às mudanças no ambiente organizacional e como as relações de trabalho e a QVT foram afetadas pela regulamentação da profissão, servindo também como suporte para triangulação com a porção quantitativa. Para tratamento dos dados qualitativos, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram submetidos a tratamento estatístico utilizando o pacote estatístico SPSS® (Statistical Package for the Social Sciences). Para verificação e avaliação dos dados utilizou-se das medidas de tendência central, de dispersão de confiabilidade da escala por meio do valor de Alfa de Cronbach e da análise fatorial. De acordo com os dados produzidos pelo estudo, de forma geral, percebe-se que a organização apresenta características positivas que favorecem à QVT. Os achados mostraram um índice de satisfação superior a 70% na grande maioria dos fatores do modelo de avaliação da QVT proposto por Walton (1973). Foi possível observar que a regulamentação da profissão abrangeu principalmente os fatores: a) Remuneração justa e adequada; b) Condições de trabalho e c) Trabalho e espaço total de vida onde os resultados encontrados mostram um nível de satisfação superior a 75%. Ficou claro que a regulamentação da profissão interferiu de forma positiva na organização da rotina de trabalho dos motoristas e consequentemente na QVT. A precarização do trabalho antes percebida em estudos anteriores não foi observada neste estudo.
Abstract: The purpose of this study was to investigate the quality of working life of drivers in a fuel transportation company from the advent of the regulation of the driver profession. This work approaches the subject-matter in the Research line of strategy when considering the balance between interests of the organization and individuals who work is an important tool ensuring the efficiency and productivity while serving the needs of workers. We sought to understand how work relationships and QWL take place between the drivers and the company after the regulation of the profession, and what is the perception of the main actors on the changes introduced in the profession as well as knowing the levels of satisfaction category with QWL. Thus, the aim of this study was to analyze the rules established in the regulations of the driver profession and the result of its implementation in the levels of satisfaction of QWL and in working relationships between professional drivers and road transport companies. This is a descriptive study, with qualitative and quantitative approach whose method was the only case study applied in a fuel transportation company. For the quantitative portion of the study, we used a questionnaire of Likert six-points escale, with semi-structured format developed from the evaluation model of QWL proposed by Walton (1973). The survey was made available to all drivers employed in the organization, totaling 202 possible participants, resulting in 152 considered valid. Of these, 20 were used in the pilot study conducted to evaluate the instrument developed. For the qualitative portion, we interviewed two drivers and two managers with the intention of investigating the vision of the company's managers and drivers about the changes in the organizational environment and how relationships work and QWL were affected by the regulation of the profession. It also serves as a support for triangulation with the quantitative portion. For treatment of qualitative data the technique of content analysis was applied . Quantitative data were analyzed statistically using the statistical package SPSS® (Statistical Package for Social Sciences). For verification and evaluation of data we used the central tendency, the scale reliability dispersion through the value of Cronbach's alpha and factor analysis measures. According to data produced by the study, in general, it is clear that the organization has positive characteristics that favor the QWL. The findings showed a satisfaction index higher than 70% in most valuation model factors of QWL proposed by Walton (1973). It was observed that the regulation of the profession mainly covered the following factors: a) fair and adequate remuneration; b) working conditions; and c) Work and total life space, for which the results show a level of satisfaction higher than 75%. It was clear that the regulation of the profession interfered positively in the organization of work routine of drivers and therefore in the QWL. The precariousness of work before perceived in previous studies was not observed in this study.
Palavras-chave: QVT
Lei 12.619/2012
Motorista
Regulamentação
QWL
Law 12,619 / 2012
Driver
regulations
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: BRUNETTI, MARIO LUIS. A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO MOTORISTA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO: Um estudo de caso em uma empresa transportadora de combustíveis. 2016. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/616
Data de defesa: 11-Abr-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

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