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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/610
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O COMPORTAMENTO INTRAEMPREENDEDOR E O DESEMPENHO HUMANO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS |
Título(s) alternativo(s): | The intrapreneur behavior and human performance in educational services |
Autor: | MARIANI, JONATÃ DA SILVA |
Primeiro orientador: | Costa, Zoraide Fonseca |
Resumo: | Estudos voltados ao empreendedorismo e seus desdobramentos aparecem constantemente relacionados na literatura científica com a produção de inovações e de vantagens competitivas. Por sua vez, a escola do intraempreendedorismo trouxe à luz a ideia de que o comportamento empreendedor das pessoas a serviço das instituições onde atuam, é componente importante de suas competências individuais e contribui para a mudança organizacional e para a adaptação da organização aos ambientes crescentemente instáveis de negócios, traduzindo-se em capacidade competitiva e fator de sobrevivência. O presente estudo aborda o intraempreendedorismo numa perspectiva comportamental fundamentada pela visão da gestão estratégica de pessoas e reconhecido como um fator que concorre para tornar as organizações mais dinâmicas, flexíveis e inteligentes. A investigação se delimita a análise do comportamento intraempreendedor nas gerências intermediárias de Instituições de Ensino Superior (IES), cujos cargos são normalmente ocupados por docentes sem a devida qualificação formal para o exercício da gestão, buscando a relação entre as dimensões deste comportamento com o desempenho organizacional representado pelo resultado obtido pelos cursos onde atuam, segundo os índices usados pelo Ministério da Educação. Para isso conduziu-se um estudo quantitativo em IES de um mesmo grupo educacional com estratégias e políticas unificadas com vistas a medir o comportamento intraempreendedor de seus gestores, além de obter subsídios para a construção de indicadores de desempenho individual para seus colaboradores. O meio utilizado para o levantamento utilizou-se de questionário de autopreenchimento do tipo Likert que avalia o comportamento intraempreendedor nas dimensões inovação, assunção de riscos e proatividade. Os resultados foram analisados estatisticamente via softwares específicos e os testes aplicados mostram que a presença deste comportamento não possui relação significativa com os indicadores de desempenho governamentais no âmbito da amostra estudada, sugerindo que sua influência recaia sobre aspectos mercadológicos, como por exemplo, a satisfação dos usuários dos serviços. |
Abstract: | Studies focused on entrepreneurship and its consequences constantly appear in the scientific literature related to the production of innovations and competitive advantages. In turn, the intrapreneurship school brought forth the idea that the entrepreneurial behavior of people in the service of the institutions where they work is an important component of their individual skills and contributes to organizational change and to adapt the organization to the increasingly unstable environments business, resulting in competitiveness and survival factor. This study addresses the intrapreneurship a behavioral perspective founded by the vision of strategic people management and recognized as a factor that contributes to making the most dynamic organizations, flexible and intelligent. The investigation marks the analysis of intrapreneur behavior in middle management of higher education institutions (HEIs), whose positions are usually held by teachers without the necessary formal qualifications for the exercise of management, seeking the relationship between the dimensions of this behavior with the performance organizational represented by the result obtained by the courses in which they operate, according to the index used by the Ministry of Education. For it was conducted a quantitative study in IES of the same educational group with unified strategies and policies in order to measure the intrapreneur behavior of their managers, in addition to obtaining grants for the construction of individual performance indicators for its employees. The method used for the survey was used to Likert self-report questionnaire that evaluates the intrapreneur behavior in the dimensions innovation, risk taking and proactiveness. The results were statistically analyzed via specific software and the tests show that the presence of this behavior has no significant relationship with government performance indicators within the sample, suggesting that their influence rubs off on marketing aspects, such as the satisfaction of service users. |
Palavras-chave: | Inovação Serviços Educacionais Desempenho Competências Comportamentais Intraempreendedorismo Innovation Educational Services Performance Behavioral Skills Intrapreneurship |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional) |
Citação: | MARIANI, JONATÃ DA SILVA. O COMPORTAMENTO INTRAEMPREENDEDOR E O DESEMPENHO HUMANO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS. 2016. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/610 |
Data de defesa: | 8-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
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