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dc.creatorPACHECO, GIULIANA MARTINELLI-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5987043345977083por
dc.contributor.advisor1Maçaneiro, Marlete Beatriz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8011545854988446por
dc.date.accessioned2017-03-21T16:27:00Z-
dc.date.issued2016-05-18-
dc.identifier.citationPACHECO, GIULIANA MARTINELLI. LAÇOS RELACIONAIS COMO POTENCIALIZADORES DE INOVAÇÃO EM REDES DE FRANQUIA: O CASO MORMAII. 2016. 146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/606-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como base a perspectiva da Teoria Evolucionista, na qual a evolução econômica é um processo de desequilíbrio decorrente da competitividade e do progresso tecnológico. Nesse contexto, a inovação proporcionou a criação de diferentes estruturas organizacionais, com foco em novos produtos, processos, formas de compartilhamento de informações e de transferência de tecnologias. Assim, a estruturação das empresas em rede pode ser considerada uma estratégia de inovação e fator adaptativo para os empreendimentos modernos. Neste estudo, as redes organizacionais são tratadas como uma estratégia de inovação em franquias, que buscam desenvolver novos produtos, processos e explorar novos mercados. Tem como objetivo geral analisar as interações que se estabelecem em uma rede de franquia, buscando identificar se os laços relacionais dessas conexões potencializam o desenvolvimento de inovações na rede. Tem também o objetivo de verificar os mecanismos de transferência de tecnologia, que são de substancial importância para a análise dessa interação. A metodologia foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas análises de documentos e entrevistas com profissionais da área administrativa do setor de franchising e da área de Desenvolvimento de Produtos da rede franqueadora pesquisada e franqueados da marca, tendo como limite de quantidade o critério saturação. As entrevistas buscaram compreender qual é a relação existente entre os laços relacionais das interações e o desenvolvimento de inovações para a rede. Como principais resultados, observou-se que os mecanismos que promovem o contato direto entre franqueador e franqueado, como o showroom, proporcionam o compartilhamento de novas ideias e sugestões para a rede, sendo tais mecanismos considerados laços fracos dentro do modelo de franquia empresarial. Além disso, a interação e a experiência adquirida pelo franqueado em seu mercado local também foi identificada como uma importante fonte de inovação para a marca. Outros mecanismos formais de transferência de tecnologia foram considerados laços fortes nas interações dentro da rede. Dessa forma, foi possível verificar que os laços relacionais, tanto fortes quanto fracos, favorecem o desenvolvimento de inovações na rede. O pioneirismo tecnológico e o desenvolvimento de inovações radicais foram identificados como elementos que caracterizam a rede Mormaii, e contribuem para uma vantagem competitiva na área em que atua.por
dc.description.abstractThis research is based on the perspective of Evolutionary Theory, where economic development is a process of disequilibrium resulting from the competitiveness and technological progress. In this context, innovation led to the creation of different organizational structures, focusing on new products, processes, information sharing forms and technology transfer. Thus, the network structure can be considered a strategy of innovation and adaptive factor for modern companies. In this study, the organizational networks are treated as an innovation strategy in franchising, seeking to develop new products, processes and explore new markets. It has the general objective to analyze the interactions that take place in a franchise network in order to identify if the relational ties of these connections potentiate development of innovations in the network. It also has the objective of verifying the technology transfer mechanisms, which will be of substantial importance for the analysis of this interaction. The methodology was developed from the qualitative approach. As data collection instrument will be accomplished analysis of documents and interviews with professionals from the administrative and Product Development areas and five franchisees of the franchising network investigated. The interviews aim to understand the relationship between the relational ties of interactions and the development of innovations for the network. As main results, it was observed that the mechanisms that promote direct contact between franchisor and franchisee, as the showroom, provide the sharing of new ideas and suggestions for the network, and such mechanisms considered weak ties within the franchise business model. Furthermore, the interaction and the experience gained by the franchisee in your local market was also identified as an important source of innovation for the brand. Other formal technology transfer mechanisms were considered as strong ties in the interactions within the network. Thus, it was possible to verify that the relational ties, both strong as weak, favor the development of innovation on the network. The pioneering technology and the development of radical innovations were identified as elements that characterize the Mormaii network, and contribute to a competitive advantage in the area in which it operates.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-21T16:27:00Z No. of bitstreams: 1 GIULIANA MARTINELLI PACHECO.pdf: 2770252 bytes, checksum: 208b1237d05de88e253d521c227680e5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-21T16:27:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GIULIANA MARTINELLI PACHECO.pdf: 2770252 bytes, checksum: 208b1237d05de88e253d521c227680e5 (MD5) Previous issue date: 2016-05-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1757/GIULIANA%20MARTINELLI%20PACHECO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLaços relacionais. Inovação tecnológicapor
dc.subjectMecanismos de transferência de tecnologiapor
dc.subjectSistema franchisingpor
dc.subjectRelational tieseng
dc.subjectTechnology transfer mechanismseng
dc.subjectFranchising systemeng
dc.subjectInnovationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleLAÇOS RELACIONAIS COMO POTENCIALIZADORES DE INOVAÇÃO EM REDES DE FRANQUIA: O CASO MORMAIIpor
dc.title.alternativeRelational Ties as Innovation Potentializers in Franchise Networks: the Mormaii case. 2016eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

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