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Tipo do documento: Dissertação
Título: TANGIBILIDADE DOS RESULTADOS DAS PESQUISAS PROVENIENTES DE PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ENTRE UNIVERSIDADE-EMPRESA
Título(s) alternativo(s): Tangibility of research results from technology transfer processes between University and Industry
Autor: AZEVEDO, FELIPE SILVEIRA 
Primeiro orientador: Kuhl, Marcos Roberto
Resumo: As empresas buscam cada vez mais se tornarem, ou se manterem, competitivas no mercado. Um dos aspectos que favorecem a competitividade é o desenvolvimento e/ou a implementação de inovações. No entanto, poucas são as empresas na atualidade que possuem as competências e os recursos necessários para desenvolver/implementar inovações. Sendo assim, muitas delas têm buscado colaborar com outras organizações no intuito de fazer frente a este desafio. Dentre as organizações com as quais as empresas buscam colaborar estão as instituições de ensino superior (universidades). Estas possuem em seu corpo de colaboradores indivíduos com competências e capacidades necessárias para desenvolver/implementar inovações. Esta prática já existe nas universidades brasileiras, em alguns casos vinculada à projetos de pesquisa. No entanto, ainda é pouco conhecido o quanto das pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico chega ao meio empresarial ou, mais especificamente, qual o grau de tangibilidade dessas pesquisas. Sendo assim, levanta-se a seguinte questão de pesquisa: Qual o grau de tangibilidade das pesquisas desenvolvidas pela Universidade, a partir do modelo de continuidade da P&D (R&D Continuum)? A partir desse questionamento se estabelece o objetivo principal do estudo que é identificar o grau de tangibilidade das pesquisas desenvolvidas na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, no período de 2010 a 2015 a partir do modelo de continuidade da P&D (R&D Continuum). Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, com coleta de dados por meio de questionário, contendo 20 questões relacionadas diretamente ao objetivo, disponibilizado eletronicamente para todos os pesquisadores da UNICENTRO. A amostra, não probabilística, por adesão, ficou constituída de 68 questionários integralmente respondidos. Na análise dos dados, inicialmente foram apresentadas as características da amostra e a estatística descritiva das questões relacionadas ao objetivo do estudo, subdividida em quatro blocos (pesquisa básica; pesquisa aplicada; desenvolvimento, serviço técnico). Como destaque, percebe-se que as médias em relação a pesquisa aplicada e ao desenvolvimento são superiores à média da pesquisa básica, dando indícios de que se busca um resultado que tenha utilidade (aplicabilidade) pelo mercado e/ou pela sociedade. O passo seguinte nas análises consiste em definir uma métrica para mensurar o grau de tangibilidade dos resultados dos projetos de pesquisa. Para tanto, optou-se por atribuir uma nota a cada projeto, em cada bloco, a partir dos quartis em que se localiza cada projeto em função da média das variáveis do bloco. Assim, as notas viram de 0 (pouco propensão ao construto) até 3 (elevada propensão ao construto). A partir desta métrica, por meio da representação gráfica, percebe-se um bom número de pesquisas da amostra apresentam elevado grau de tangibilidade (notas 3 no bloco pesquisa aplicada e/ou no bloco desenvolvimento e/ou no bloco serviço técnico). Porém, como esperado de uma Universidade, também existe um número considerável de pesquisas básicas. Como contribuição teórica, este estudo aprofunda as análises no que se refere aos resultados gerados pelas pesquisas acadêmicas e, mais especificamente, no que se refere a tangibilidade destes resultados. Em termos práticos, a proposição de uma métrica para medir a tangibilidade é uma contribuição relevante, tanto que será apresentada a Universidade que demanda por uma solução neste sentido.
Abstract: Companies increasingly to become, or remain, competitive in the market. One of the aspects that do competitiveness is the development and / or implementation of innovations. However, there are few companies today that have the skills and resources needed to develop / implement innovations. Thus, many have sought to collaborate with other organizations in order to face this challenge. Among the organizations with which companies to collaborate are higher education institutions (universities). These have in your collaborators individuals with skills and abilities necessary to develop / implement innovations. This practice already exists in Brazilian universities, in some cases linked to research projects. However, it is still unclear how much of the research developed in the academic reaches the business world or, more specifically, the degree of tangibility of these surveys. So arises the following research question: What is the degree of tangibility of research conducted by the University, from the continuity model of R & D (R & D Continuum)? From this inquiry establishes the main objective of the study is to identify the degree of tangibility of research developed at the State University of the Midwest - UNICENTRO in the period 2010-2015 from the continuity model of R & D (R & D Continuum). This is a descriptive, quantitative research, with data collection through a questionnaire containing 20 questions related directly to the goal, made available electronically to all researchers UNICENTRO. The sample, not probabilistic for membership was composed of 68 fully completed questionnaires. In analyzing the data were initially presented the characteristics of the sample and the descriptive statistics of issues related to the purpose of the study, divided into four blocks (basic research, applied research, development, technical service). As a highlight, it is clear that the averages for applied research and development are higher than the average of basic research, giving evidence that seeking a result that has utility (obligatory) by the market and / or society. The next step in the analysis is to define a metric to measure the degree of tangibility of the results of research projects. Therefore, it was decided to assign a note to each project in each block, from the quartiles where is located each project according to the average of the block variables. Thus, the notes seen from 0 (little propensity to construct) to 3 (high propensity to construct). From this metric, through the graphical representation, it is noticed a good number of sample surveys have a high degree of tangibility (Notes 3 in the search block applied and / or development block and / or technical service pack). But, as expected of a university, there is also a considerable number of basic research. As theoretical contribution, this study deeper analysis with regard to the results generated by academic research, and specifically, with regard to leverage these results. In practical terms, the proposal of a metric to measure the tangibility is a significant contribution, both to be presented to the University that demand for a solution in this regard.
Palavras-chave: Tangibilidade da pesquisa
Pesquisa & Desenvolvimento (P&D)
Transferência de Tecnologia
Colaboração Universidade-Empresa
Tangibility research
Collaboration University-Industry Technology Tranfer
Research & Development (R & D)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: AZEVEDO, FELIPE SILVEIRA. TANGIBILIDADE DOS RESULTADOS DAS PESQUISAS PROVENIENTES DE PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ENTRE UNIVERSIDADE-EMPRESA. 2016. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/605
Data de defesa: 15-Jun-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

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