Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/602
Tipo do documento: Dissertação
Título: A INFLUÊNCIA COGNITIVA DO TOMADOR DE DECISÃO NO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES SOB A ÓTICA DA RACIONALIDADE LIMITADA
Título(s) alternativo(s): Influencia cognitiva quien toma las decisiones en el tratamiento de la información desde la perspectiva de la racionalidad limitada
Autor: ROCHA, CARLA MARLANA 
Primeiro orientador: Angnes, Juliane Sachser
Resumo: Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da racionalidade limitada, que considera a tomada de decisão estruturada no campo cognitivo do indivíduo. Entende-se que a tomada de decisão não deve ser vislumbrada como uma deliberação racional, mas como uma elaboração cognitiva. Desta forma, a tomada de decisão nesta pesquisa foi concebida como um processo cognitivo que tem lugar na mente do indivíduo. A racionalidade limitada preconiza que o tomador de decisão não possui acesso a todas as alternativas decisórias, pois, a capacidade cognitiva de processamento da informação é limitada por aspectos subjetivos. Deste modo, esta dissertação teve como objetivo geral compreender de que maneira a cognição do jurado no Tribunal do Júri interfere na interpretação da informação no processo decisório. Para tanto, estabeleceu-se como objetivos específicos descrever o processo decisório do Tribunal do Júri em uma Comarca do Tribunal de Justiça do Paraná; identificar os elementos e características cognitivas, que permeiam o processamento de informação na tomada de decisão dos jurados; e discutir a influência dos elementos e características cognitivas do decisor no processamento da informação na tomada de decisão. A abordagem metodológica escolhida foi qualitativa e tipologia descritiva, os dados foram coletados por meio de observação, entrevistas individuais e grupos focais. Um único Tribunal do Júri foi observado e os sete jurados que compuseram o conselho de sentença foram entrevistados. Os dados foram interpretados e analisados a partir da análise do discurso da vertente francesa, buscou-se uma relação entre o que foi dito pelos jurados, os diferentes discursos presentes em suas falas, suas posições defendidas frente ao discurso dominante e, principalmente, as condições sociais de produção desses discursos. Para que fosse possível evidenciar a influência da cognição na interpretação da informação na tomada de decisão. Como resultados de pesquisa verificou-se que cada indivíduo identifica o problema de uma maneira, com base em seu gênero, idade, valores culturais e experiências. Após a fase de identificação, inicia-se a busca de informações para solucionar o problema. Dentre as informações disponíveis o decisor consegue assimilar apenas uma parcela, pois, a seleção e transformação estão condicionadas as representações do indivíduo. Todo o processo decisório depende do contexto cognitivo do decisor, suas características e elementos cognitivos. Assim, a decisão resulta em um processo cognitivo de decisor, relacionado ao seu gênero, idade, valores culturais e experiência, isto é, as características cognitivas são responsáveis pelo direcionamento da decisão.
Abstract: Este estudio fue desarrollado desde la perspectiva de la racionalidad limitada, por lo que considera el campo individual estructurada cognitiva decisión. Se entiende que la toma de decisiones no debe ser vislumbrado como una deliberación racional sino como una elaboración cognitiva. Por lo tanto, la toma de decisiones en este estudio se diseñó como un proceso cognitivo que tiene lugar en la mente del individuo. La racionalidad limitada recomienda que el tomador de decisiones no tiene acceso a todas las alternativas de decisión, debido a que la capacidad cognitiva del procesamiento de la información está limitada por aspectos subjetivos. Por lo tanto, esta labor con el fin de entender cómo la cognición interfiere con la interpretación de la información en la toma de decisiones desde la perspectiva de los miembros del jurado en el jurado. Por lo tanto, se estableció objetivos específicos describen el proceso de toma de decisiones del jurado en un distrito de Paraná Tribunal de Justicia; identificar los elementos y rasgos cognitivos que subyacen en el procesamiento de información en la toma de decisiones de los jurados; y analizar la influencia de los elementos y tomador de decisiones de las características cognitivas en el procesamiento de la información en la toma de decisiones. El enfoque metodológico elegido fue de tipo cualitativo y descriptivo y exploratorio, se recogieron datos a través de la observación, entrevistas individuales y grupos focales. Se observó una sola jurado y los siete jueces que formaban el consejo de gobierno fueron entrevistados. Los datos fueron interpretados y analizados a partir del análisis del discurso lado francés, buscamos una relación entre lo que se dijo por los jueces, los diferentes discursos presentes en su forma de hablar, sus posiciones defendidas contra el discurso dominante y en especial las condiciones la producción social de estos discursos. Para que sea posible demostrar la influencia de la cognición en la interpretación de la información en la toma de decisiones. Como resultados de la búsqueda se encontró que cada individuo se identifica el problema de una manera basada en su género, valores y experiencias culturales. Después de la fase de identificación, se inicia la búsqueda de información para resolver el problema. Entre la información que toma las decisiones disponible puede asimilar sólo una parte, por lo tanto, la selección y la transformación son representaciones de la acondicionado individual. Todo el proceso de toma de decisiones depende del contexto cognitivo de quien toma las decisiones, sus características y elementos cognitivos. Por lo tanto, los resultados de la decisión en un proceso cognitivo de la toma de decisiones relacionadas con su género, los valores culturales y la experiencia, es decir, las características cognitivas son responsables de la dirección de la decisión.
Palavras-chave: Tomada de decisão
Elementos cognitivos
Características cognitivas
Toma de decisiones
Elementos cognitivos
Características cognitivas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: ROCHA, CARLA MARLANA. A INFLUÊNCIA COGNITIVA DO TOMADOR DE DECISÃO NO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES SOB A ÓTICA DA RACIONALIDADE LIMITADA. 2016. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/602
Data de defesa: 21-Dez-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA MARLANA ROCHA.pdfCARLA MARLANA ROCHA1,06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.