???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2405
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO PÚBLICA |
Título(s) alternativo(s): | Reflections aboute the Environmental Education Practice in public Managment |
Autor: | Ferreira, Maristela Procidonio ![]() |
Primeiro orientador: | Kataoka, Adriana Massaê |
Primeiro coorientador: | Affonso, Ana Lúcia Suriani |
Resumo: | A história da Educação Ambiental (EA), reflete sua importância crescente para o enfrentamento da crise ambiental, que vem se agravando no contexto atual. A EA tem emergido como um pilar fundamental na gestão pública, reconhecida por seu papel importante na promoção de políticas públicas para uma sociedade mais sustentável e consciente dos desafios ambientais atuais. A integração da EA nas políticas públicas e práticas de gestão pública não apenas amplia o entendimento e a apreciação do meio ambiente natural e construído, mas também fomenta uma cultura de responsabilidade socioambiental. Através da conscientização, educação e ação, a EA formal, não formal e informal, desempenha um papel importante na formação dos cidadãos e sua abordagem tridimensional permite que diferentes segmentos da sociedade sejam alcançados e envolvidos. Assim, a presente pesquisa focou na gestão pública executada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guarapuava (SEMAG) do município de Guarapuava – Paraná -Brasil, com objetivo de verificar as concepções de Meio Ambiente, EA, Unidade de Conservação (UC) e como a EA perpassa nos diferentes setores, com a finalidade da elaboração de um produto educacional no formato de uma ebook que subsidie a inserção da EA em todos os departamentos. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa tipo exploratória, com a participação de 25 servidores dos departamentos de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Educação Ambiental, Proteção Animal, Resíduos Sólidos, Projetos Ambientais e Produção Vegetal com a participação da assessoria jurídica da SEMAG. Os resultados alcançados foi por meio de questionários e analisados segundo Bardin (1977) e os dados obtidos interpretados de acordo com Layrargues e Lima (2014), no qual indicaram que a maioria dos servidores apresentam uma concepção naturalista em relação ao meio ambiente e conservadora para EA, de modo que identificam a importância da EA em todas as ações. |
Abstract: | The history of Environmental Education (EE) reflects its growing importance in addressing the environmental crisis that has been worsening in the current context. EE has emerged as a fundamental pillar in public management, being recognized for its crucial role in promoting public policies for a more sustainable society, aware of current environmental challenges. The integration of EE into public policies and management practices not only broadens understanding and appreciation of the natural and built environment but also fosters a culture of socio-environmental responsibility. Through awareness, education, and action, formal, non-formal, and informal EE plays an important role in shaping citizens, and its three-dimensional approach allows different segments of society to be reached and engaged. Thus, the present research focused on public management executed by the Municipal Department of the Environment of Guarapuava (SEMAG) in the city of Guarapuava, Paraná, Brazil, aiming to verify the conceptions of Environment, EE, Conservation Unit (CU), and how EE permeates different sectors, with the purpose of developing an educational product in the form of an ebook to support the integration of EE in all departments. This research adopted a qualitative exploratory approach, involving 25 employees from the departments of Environmental Licensing and Inspection, Environmental Education, Animal Protection, Solid Waste, Environmental Projects, and Plant Production, with the participation of SEMAG’s legal advisory team. The results were obtained through questionnaires and analyzed according to Bardin (1977), and the data were interpreted based on Layrargues and Lima (2014), revealing that most employees hold a naturalistic conception of the environment and a conservative view of EE, recognizing the importance of EE in all actions. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Políticas Públicas Unidade de Conservação Environmental Education Public Policies Consevation Unit |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Ferreira, Maristela Procidonio. INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO PÚBLICA. 2024. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2405 |
Data de defesa: | 7-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Maristela Procidonio Ferreira.pdf | Maristela Procidonio Ferreira | 2,11 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Produto Educacional.pdf | Produto Educacional | 10,63 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.