???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2395
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | PLANO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE ESPORTE PARA O EXECUTIVO MUNICIPAL |
Autor: | Carvalho, Hugo Rodrigo Garcia |
Primeiro orientador: | Costa, Zoraide da Fonseca |
Resumo: | O esporte sempre foi aclamado mais pelos seus resultados do que sua organização ou importância dentro da sociedade. Mesmo com algum reconhecimento, vê-se como uma ferramenta de transformação social ou, ainda, como um antídoto a comorbidades. Pretendendo dar visibilidade ao esporte, houve a criação das leis federal e estadual, do quadro acima a um Sistema Nacional e Estadual de Esporte, que proporcionam tal transformação. No entanto, os atores fundamentais em todo esse processo são os municípios. Estes, por sua vez, têm à frente prefeitos que, quando eleitos, escolhem seus Secretários de Esporte ou Chefes de Departamentos, na grande maioria dos casos, por indicação política e não por capacidade técnica. Essa escolha reflete em ações sem o devido planejamento quanto às reais necessidades da comunidade esportiva, cuja participação é fundamental para mudar esse cenário. Este trabalho acredita que a construção de uma Política Pública Municipal do Esporte é o meio de transformação necessário, que, entre outros itens, salienta a necessidade dessa discussão junto à comunidade esportiva. Com isso, ações e atividades que venham a ser desempenhadas nos municípios conseguirão atender às demandas dos cidadãos. Uma Política Pública do Esporte, para se tornar forte e conseguir atingir seus objetivos, necessita de um Conselho Municipal do Esporte, constituído paritariamente entre o Poder Público e organismos não governamentais ligados ao esporte. A situação-problema é encontrada junto a vinte municípios, no Paraná, que não detêm o devido conhecimento na elaboração de uma Política Pública e de como instalar seu Conselho Municipal do Esporte e implantar seu Fundo Municipal do Esporte. Para reverter esse quadro, foram realizadas visitas aos municípios e delas surgiu a urgência da realização de encontros de capacitação, de assessoramento e de monitoramento de tais atividades com uma metodologia prática e empírica. Foram, portanto, realizadas capacitações visando a elaboração das suas Políticas Públicas do Esporte, seus Conselhos e Fundos Municipais do Esporte. A intervenção inovadora proposta não está na capacitação em si, ou no assessoramento, muito menos no acompanhamento aos municípios, mas no que representa a Política Pública enquanto inovação social. A discussão, o debate, a interação e a participação da comunidade esportiva em todas as etapas da elaboração e implantação das Políticas Públicas do Esporte são o princípio do embasamento teórico apresentado, ou seja, a inovação social aplicada aos municípios. As capacitações realizadas nos municípios, os assessoramentos e os acompanhamentos, objetivos deste trabalho, foram alcançados, pois os municípios de Pinhão, Candói, Goioxim, Nova Laranjeiras, Espigão Alto do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu construíram suas Políticas Públicas do Esporte com a participação de toda comunidade esportiva. Dentre eles, os municípios de Pinhão, Candói, Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu implantaram seus Conselhos Municipais e, com exceção de Rio Bonito do Iguaçu, conseguiram implementar seus Fundos Municipais do Esporte, tornando-se aptos a integrar o Sistema Nacional e Estadual do Esporte. |
Abstract: | Sports have always been more acclaimed for their results than for their organization or importance within society. Even though some recognition is given for being a tool for social transformation or even as a certain antidote to comorbidities. With the implementation of the Federal Law and the State Law, both aiming to transform sports from the previous scenario to a National and State Sports System. These two laws facilitate this transformation; however, the key actors in this whole process are the municipalities. The municipalities, in turn, have mayors at the forefront who, when elected, choose their Sports Secretaries or Department Heads, in most cases, more for political indication than technical expertise. This choice results in actions without proper planning regarding the real needs of the sports community. Involvement of the Sports Community is essential to change this situation. And the formulation of a Municipal Public Sports Policy is the means for such transformation, which, among other points, brings the need for discussion with the sports community. As a result, actions and activities carried out in municipalities will be able to meet the real needs of the citizens. For a Sports Public Policy to strengthen and achieve its objectives, it needs a Municipal Sports Council, composed equally between the Public Power and non-governmental organizations linked to Sports. The problem is found in twenty municipalities that do not have the necessary knowledge to formulate a Public Sports Policy, as well as to establish their Municipal Sports Council and implement their Municipal Sports Fund. To reverse this situation, visits were made to the municipalities, leading to the need to hold Training, Advisory, and Monitoring meetings with a practical and empirical methodology. Therefore, training sessions were held with practical exercises on the preparation of their Public Sports Policies, their Councils, and Municipal Sports Funds. Thus, the innovative intervention proposed is not in the training itself, but in what the Public Policy represents with the character of Social Innovation. The discussion, debate, interaction, and participation of the Sports Community at all stages of the formulation and implementation of Public Sports Policies is the theoretical principle presented, that is, Social Innovation applied to municipalities. The training conducted in the municipalities, the advisory assistance, and monitoring, the goals of the work can be considered achieved, as the municipalities of Pinhão, Candói, Goioxim, Nova Laranjeiras, Espigão Alto do Iguaçu, and Rio Bonito do Iguaçu developed their Public Sports Policies with the participation of the entire sports community. Of these, the municipalities of Pinhão, Candói, Nova Laranjeiras and Rio Bonito do Iguaçu established their Municipal Councils and, with the exception of Rio Bonito do Iguaçu, managed to implement their Municipal Sports Funds, becoming able to integrate the National and State Sports System. |
Palavras-chave: | Políticas Públicas do Esporte Conselhos Municipal do Esporte Fundos Municipais do Esporte Inovação Social Public Sports Policies Municipal Sports Councils Municipal Sports Funds Social Innovation |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional) |
Citação: | Carvalho, Hugo Rodrigo Garcia. PLANO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE ESPORTE PARA O EXECUTIVO MUNICIPAL. 2024. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2395 |
Data de defesa: | 24-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Hugo R G Carvalho.pdf | Hugo R G Carvalho | 8,08 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.