???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2359
Tipo do documento: Tese
Título: A LÍNGUA ESPANHOLA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO SUL-BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ESPANHOL
Título(s) alternativo(s): The Spanish language in the South Brazilian university context: an analysis of linguistic policies for the internationalization of Spanish
La lengua española en el contexto universitario sur brasileño: un análisis de las políticas lingüísticas de internacionalización del español
Autor: Dalla Corte, Anelise Copetti 
Primeiro orientador: Krause-Lemke, Cibele
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o espaço ocupado pela língua espanhola no contexto do Ensino Superior público no Sul do Brasil. Nesse sentido, buscamos verificar de que forma a língua espanhola está inserida nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas sul-brasileiras – se como língua de instrução ou como língua estrangeira –, bem como discutir acerca da ideologia pan-hispânica e do processo de internacionalização da língua espanhola, refletindo sobre como as políticas linguísticas têm impactado na promoção do espanhol em nosso país. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, que envolveu pesquisa bibliográfica para o levantamento de referencial teórico acerca dos conceitos discutidos neste estudo, e análise de documentos coletados em bases de dados das IES públicas localizadas no Sul do Brasil. Sendo assim, realizamos um levantamento de dados a respeito da ocorrência da língua espanhola nos currículos de graduação das IES públicas sul-brasileiras, e esses dados coletados foram analisados a partir do referencial teórico e dos conceitos discutidos nesta tese. Esta pesquisa se apoiou em autores como: Calvet (1999, 2007, 2013), Rajagopalan (2013, 2014) e Lagares (2013a, 2018), que contribuíram para as discussões a respeito das políticas linguísticas; Moreno-Fernandez (2020), Lagares (2013b) e Fanjul (2019), que trouxeram subsídios para a compreensão dos aspectos relacionados à internacionalização da língua espanhola; Pozo (2023), Del Valle (2014) e Ponte (2019), que forneceram elementos para a conceituação do termo pan-hispanismo; Morosini (2017, 2019, 2021), De Wit (2011) e Finardi, Guimarães e Mendes (2020), que discutem a internacionalização das IES e a importância das línguas estrangeiras nesse processo. Como resultados, podemos afirmar que os nossos indícios iniciais de que a língua espanhola ocupa uma posição periférica no Ensino Superior público no Sul do Brasil foram confirmados. Embora o curso de Letras Espanhol esteja presente em 75% das universidades públicas do Sul do Brasil, fora destes, a língua espanhola não tem a mesma presença. Esta pesquisa evidenciou, também, que grande parte da oferta de componentes curriculares de língua espanhola é realizada de forma eletiva/optativa nos cursos de graduação das IES públicas sul-brasileiras. Também é possível afirmar que a língua espanhola é oferecida majoritariamente como língua estrangeira, não sendo possível identificar cursos de graduação em que essa língua seja utilizada como língua de instrução no contexto investigado. Levando isso em conta, os dados indicam uma demanda por políticas linguísticas mais favoráveis ao fortalecimento da língua espanhola no Ensino Superior público no Sul do Brasil, o que pode ser promovido por um novo olhar para a língua e seu ensino desde a Educação Básica em nosso país.
Abstract: Esta investigación tuvo como objetivo analizar el espacio ocupado por la lengua española en el contexto de la Educación Superior pública en el Sur de Brasil. En este sentido, buscamos verificar cómo se inserta la lengua española en los cursos de grado de las Instituciones de Educación Superior (IES) públicas sur-brasileñas –ya sea como lengua de instrucción o como lengua extranjera –, así como discutir la ideología panhispánica y el proceso de internacionalización de la lengua española, reflexionando sobre cómo las políticas lingüísticas han impactado en la promoción del español en nuestro país. Se trata de una investigación con abordaje cualitativo, exploratorio y descriptivo, que involucró una investigación bibliográfica para recopilar referencias teóricas sobre los conceptos discutidos en este estudio, así como el análisis de documentos recolectados en bases de datos de las IES públicas ubicadas en el Sur de Brasil. Por lo tanto, realizamos una recolección de datos sobre la ocurrencia de la lengua española en los currículos de grado de las IES públicas del Sur de Brasil, y estos datos recolectados fueron analizados con base en las referencias teóricas y los conceptos discutidos en esta investigación. Esta investigación se apoyó en estudios de autores como: Calvet (1999, 2007, 2013), Rajagopalan (2013, 2014) y Lagares (2013a, 2018), quienes contribuyeron a las discusiones sobre políticas lingüísticas; Moreno-Fernández (2020), Lagares (2013b) y Fanjul (2019), que brindaron apoyo para la comprensión de aspectos relacionados con la internacionalización de la lengua española; Pozo (2023), Del Valle (2014) y Ponte (2019), que aportaron elementos para la conceptualización del término panhispanismo; Morosini (2017, 2019, 2021), De Wit (2011) y Finardi, Guimarães y Mendes (2020), quienes discuten la internacionalización de las IES y la importancia de las lenguas extranjeras en este proceso. Como resultados, podemos afirmar que se confirmaron nuestros indicios iniciales de que la lengua española ocupa una posición periférica en la Educación Superior pública en el Sur de Brasil. Si bien el curso de Letras Español está presente en el 75% de las universidades públicas del Sur de Brasil, fuera de ellos, la lengua española no tiene la misma presencia. Esta investigación también mostró que una gran parte de la oferta de componentes curriculares de lengua española se lleva a cabo de forma electiva/opcional en cursos de grado en las IES públicas del sur de Brasil. También es posible afirmar que la lengua española se ofrece mayoritariamente como lengua extranjera, no siendo posible identificar cursos de grado en los que se utilice esta lengua como lengua de instrucción en el contexto investigado. Teniendo esto en cuenta, los datos indican una demanda de políticas lingüísticas más favorables al fortalecimiento de la lengua española en la Educación Superior pública en el Sur de Brasil, lo que se puede promover por una nueva mirada sobre la lengua y su enseñanza desde la Educación Básica en nuestro país.
This research aimed to analyze the space occupied by the Spanish language in the context of public Higher Education in the South of Brazil. That way, we sought to verify how the Spanish language is included in undergraduate courses in public South Brazilian Higher Education Institutions (HEIs) – whether as a language of instruction or as a foreign language –, as well as discussing pan-Hispanic ideology and the process of internationalization of the Spanish language, reflecting on how language policies have impacted the promotion of Spanish in our country. This is a research with a qualitative, exploratory and descriptive approach, which involved bibliographical research to collect theoretical references about the concepts discussed in this study, and also analysis of documents collected in databases from public HEIs located in the South of Brazil. Therefore, we carried out a data collection regarding the occurrence of the Spanish language in the undergraduate curricula of South Brazilian public HEIs and this data was analyzed based on the theoretical framework and concepts discussed in this thesis. This research found support in authors such as: Calvet (1999, 2007, 2013), Rajagopalan (2013, 2014) and Lagares (2013a, 2018), who contributed to the discussions regarding language policies; Moreno-Fernandez (2020), Lagares (2013b) and Fanjul (2019), which provided support for understanding aspects related to the internationalization of the Spanish language; Pozo (2023), Del Valle (2010, 2014) and Ponte (2019), which provided elements for the conceptualization of the term pan-Hispanism; Morosini (2017, 2019, 2021), De Wit (2011) and Finardi, Guimarães and Mendes (2020), who discuss the internationalization of HEIs and the importance of foreign languages in this process. As a result, we can state that our initial indications that the Spanish language occupies a peripheral position in public Higher Education in the South of Brazil were confirmed. Although Modern Languages - Spanish course is present in 75% of public universities in the South of Brazil, outside of these courses, the Spanish language does not have the same presence. This research also showed that a large part of the provision of Spanish language curricular components is offered on an elective/optional basis in undergraduate courses at South Brazilian public HEIs. It is also possible to state that the Spanish language is mostly offered as a foreign language, and it is not possible to identify undergraduate courses in which this language is used as a medium of instruction in the investigated context. Taking this into account, the data indicate a demand for language policies that are more favorable to strengthening the Spanish language in public Higher Education in the South of Brazil, which can be promoted by a new perspective at the language and its teaching since Basic Education in our country.
Palavras-chave: língua espanhola
língua internacional
políticas linguísticas
pan-hispanismo
lengua española
lengua internacional
políticas lingüísticas
panhispanismo
Spanish language
international language
language policies
pan-Hispanism
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Doutorado)
Citação: Dalla Corte, Anelise Copetti. A LÍNGUA ESPANHOLA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO SUL-BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ESPANHOL. 2024. 200 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras - Doutorado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2359
Data de defesa: 1-Jul-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras (Doutorado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Anelise Copetti Dalla Corte.pdfTese - Anelise Dalla Corte2,45 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.