???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2322
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | REFLEXÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE CRISE HÍDRICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPLEXA |
Título(s) alternativo(s): | Reflections of basic education teachers on the water crisis in the context of complex environmental education |
Autor: | Slompo, Dieli de Paula ![]() |
Primeiro orientador: | Affonso, Ana Lucia Suriani |
Primeiro coorientador: | Kataoka, Adriana Massaê |
Resumo: | Diante das crises socioambientais atuais, a Educação Ambiental (EA) surge como um campo do conhecimento que auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico, no resgate e valorização das relações sociais, dos valores éticos, políticos e culturais. Nesse sentido, entendemos que a escola é fundamental para a transformação social e implementação da EA. Entre as problemáticas socioambientais contemporâneas, a crise hídrica demanda atenção, pois compreende uma complexa rede de causas e consequências, envolvendo várias dimensões como a econômica, ecológica, política e social. Para a abordagem de temas de ordem complexa, a Teoria da Complexidade de Edgar Morin nos auxilia a compreender que a crise hídrica não é apenas um problema ambiental isolado, mas está relacionada a um fenômeno enraizado em padrões de consumo, políticas de gestão inadequadas, desigualdades sociais e mudanças climáticas. Essa perspectiva de Morin sugere a necessidade de integrar diferentes disciplinas e setores da sociedade para abordar efetivamente a crise hídrica e estimular a participação social nas tomadas de decisões. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi compreender como um produto educacional, desenvolvido a partir da interação e da construção conjunta com professores de diferentes áreas do conhecimento, pode auxiliar no processo de ampliação do conhecimento da problemática crise hídrica, utilizando-se como instrumento de EA. A pesquisa foi caracterizada como pesquisa-intervenção e foi realizada com dois grupos de professores de diferentes áreas do conhecimento (grupo coprodutor e grupo de validação) em uma escola pública de ensino em Pitanga, PR. O grupo coprodutor corresponde aos participantes que passaram pelos encontros de participação, oficinas, construção e avaliação do produto educacional, enquanto o grupo de validação participou apenas de um encontro para investigação de suas concepções, análise e avaliação do produto educacional. Os instrumentos para produção de dados foram questionários aplicados aos professores participantes da pesquisa, grupo focal (GF) e o diário de campo. Essas informações foram analisadas de forma qualitativa. A pesquisa destacou a importância da participação coletiva dos professores na construção de novos conhecimentos e reflexões sobre temáticas socioambientais, especialmente a crise hídrica. A proposta também contribui para a disseminação da EA crítica e complexa, abordando diversas questões socioambientais e promovendo a integração de diferentes áreas do conhecimento para ações educativas na escola. |
Abstract: | Amidst current socio-environmental crises, Environmental Education (EE) emerges as a field of knowledge that assists in the development of critical thinking, the recovery and valorization of social relationships, ethical, political, and cultural values. In this sense, we understand that schools are crucial for social transformation and the implementation of EE. Among contemporary socio-environmental issues, the water crisis demands attention, as it encompasses a complex web of causes and consequences involving various dimensions such as economic, ecolo gical, political, and social aspects. For tackling issues of complexity, Edgar Morin's Theory of Complexity helps us understand that the water crisis is not merely an isolated environmental problem, but rather a phenomenon rooted in consumption patterns, inadequate management policies, social inequalities, and climate change. Morin's perspective suggests the need to integrate different disciplines and sectors of society to effectively address the water crisis and promote social participation in decision-making processes. Therefore, the aim of this research was to understand how an educational product, developed through interaction and joint construction with teachers from different knowledge areas, can assist in expanding knowledge about the water crisis issue, using it as an instrument of EE. The research was characterized as intervention research and was conducted with two groups of teachers from different knowledge areas (co-production group and validation group) in a public school in Pitanga, PR. The co-production group consisted of participants who went through participation meetings, workshops, construction, and evaluation of the educational product, while the validation group participated in only one meeting to investigate their conceptions, analyze, and evaluate the educational pro duct. The instruments for data production were questionnaires administered to the participating teachers, a focus group (FG), and field notes. These pieces of information were analyzed qualitatively. The research highlighted the importance of collective participation of teachers in building new knowledge and reflections on socio-environmental themes, especially the water crisis. The proposal also contributes to the dissemination of critical and complex EE, addressing various socio-environmental issues and promoting the integration of different knowledge areas for educational actions in schools. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Crise hídrica Complexidade Environmental Education water shortage Complexity |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Slompo, Dieli de Paula. REFLEXÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE CRISE HÍDRICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPLEXA. 2024. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2322 |
Data de defesa: | 12-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Dieli Slompo.pdf | Dissertacao_Dieli Slompo | 2,21 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
PRODUTO EDUCACIONAL DIELI SLOMPO.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 2,98 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.