???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2257
Tipo do documento: Tese
Título: OFÍCIO DO BENZIMENTO: UBUNTU E A PRÁXIS PEDAGÓGICA COMUNITÁRIA ANTIRRACISTA
Título(s) alternativo(s): Knowledge of healing: Ubuntu and Anti-Racist Community Pedagogical Praxis.
Autor: Dias, Marcia Denise de Lima 
Primeiro orientador: Silva, Jefferson Olivatto da
Resumo: Esta tese visa demonstrar a importância em compreender os processos de perpetuação e transmissão de aprendizagens educativas comunitárias oriundas do ofício do benzimento na práxis pedagógica escolar. Dentro desta perspectiva, esse trabalho justifica-se pela necessidade ambiental, humana e acadêmica em refletir sobre o ofício do benzimento e as práticas matricentrais tradicionais de cuidado e autocuidado comunitários, desenvolvidas há séculos no território brasileiro. A tese assenta-se na problemática de como interpretar e desvelar estruturas de aprendizagens comunitárias, matricentrais, geracionais e ancestrais, em específico de tratamentos de cuidado e autocuidado, em espaços institucionalizados como a escola? Nesse sentido, a metodologia utilizada para descrição e análise dos dados fundamentou-se nas constelações de aprendizagens que nos possibilitam compreender processos de aprendizagens comunitárias afroindígenas de longa duração no território estudado, bem como, desvelar o fluxo de aprendizagens do ofício do benzimento na educação escolar. Nesse sentido, as análises desta tese foram desenvolvidas a partir da observação qualitativa do fluxo de aprendizagens comunitárias provenientes do ofício do benzimento desenvolvidos nos projetos e atividades ofertados pela Secretaria de Educação no município de Foz do Jordão, interior do Paraná, entre os anos de 2021 a 2023. Para tal, objetivou-se analisar a presença do ubuntu na práxis pedagógica da Escola Municipal Padre Emílio Barbieri – EMPEB e Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Criança Feliz, estruturando as aprendizagens informais e não formais provenientes do ofício do benzimento presente no cotidiano escolar. As considerações finais esclarecem a importância da generosidade ancestral matricentral como base da ética feminina do cuidado com o outro, evidenciada no fluxo de aprendizagens e na prática do bem comum em espaços institucionalizados. A tese conclui que os conhecimentos ancestrais foram ressignificados ao longo do tempo no território através do ofício do benzimento, propondo uma nova abordagem educacional denominada: "Pedagogia do Ifé". A pesquisa fornece dados qualitativos sobre a presença do ubuntu na práxis pedagógica para uma educação antirracista, valorizando as práticas comunitárias e os ofícios de cuidado e autocuidado desenvolvidos pelas benzedeiras. Espera-se que esta tese contribua para uma maior compreensão e valorização dessas práticas na educação.
Abstract: This thesis aims to highlight the importance of understanding the processes of perpetuation and transmission of community educational learning arising from the knowledge of healing in school pedagogical praxis. From this perspective, this work was justified by the environmental, human and academic need to reflect about knowledge of healing and traditional matricentral practices of community care and self-care, developed centuries ago in Brazilian territory. The thesis is based on the problem of how to interpret and unveil community, matricentral, generational and ancestral learning structures, specifically care and self-care treatments, in institutionalized spaces such as schools? In this sense, the methodology used to describe and analyze the data was based on the constellations of learning that enable us to understand long-term Afro-indigenous community learning processes in the studied territory, as well as to reveal the flow of knowledge of healing in school education. In this sense, the analyzes of this thesis were developed based on the qualitative observation of the flow of community learning from knowledge of healing developed in projects and activities offered by the Department of Education in the municipality of Foz do Jordão, in the interior of Paraná, between the years 2021 to 2023. To this end, the objective was to analyze the presence of ubuntu in the pedagogical praxis of Escola Municipal Padre Emílio Barbieri – EMPEB and Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Criança Feliz, structuring informal and non-formal learning from the knowledge of healing present in everyday school life. The final considerations clarify the importance of matricentral ancestral generosity as the basis of the feminine ethics of caring for others, evidenced in the flow of learning and in the practice of the common good in institutionalized spaces. The thesis concludes that ancestral knowledge was given new meaning over time in the territory through of knowledge of healing, proposing a new educational approach called: "Ifé Pedagogy". The research provides qualitative data on the presence of ubuntu in the pedagogical praxis for anti-racist education, valuing community practices and the care and self-care crafts developed by faith healers. It is hoped that this thesis will contribute to a greater understanding and appreciation of these practices in education.
Palavras-chave: Constelações de Aprendizagens
Educação Antirracista
Fluxo de aprendizagens
Ofício do benzimento
Ubuntu
Learning Constellations
Anti-Racist Education
Learning Flow
Knowledge of Healing
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado)
Citação: Dias, Marcia Denise de Lima. OFÍCIO DO BENZIMENTO: UBUNTU E A PRÁXIS PEDAGÓGICA COMUNITÁRIA ANTIRRACISTA. 2024. 146 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2257
Data de defesa: 18-Jun-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia Denise de Lima Dias.pdfDocumento Principal2,18 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.