Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2216
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO E TRABALHO: DIÁLOGOS A PARTIR DA PERSPECTIVA SOCIAL SOBRE EDUCAÇÃO CARCERÁRIA PARA MULHERES EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PARANÁ
Título(s) alternativo(s): Education and Work: Dialogues from the Social Perspective on Prison Education for Women Graduates of the Prison System of the Municipality of Guarapuava/Paraná
Autor: PORUCZENYSKI, LIGIANE REGINA 
Primeiro orientador: Angnes, Juliane Sachser
Primeiro coorientador: Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue
Resumo: A pesquisa nomeada como: "Educação e Trabalho: Diálogos a partir da Perspectiva Social sobre Educação Carcerária para Mulheres Egressas do Sistema Prisional do Município de Guarapuava/Paraná", discorre sobre uma temática sensível e relevante, evidenciando as complexidades e adversidades enfrentadas por mulheres egressas do sistema prisional. A pesquisa, tem como objetivo compreender o panorama das experiências das mulheres que saíram do sistema prisional em Guarapuava, Paraná, abordando tanto as violências que enfrentaram como a influência da educação e do trabalho em seu processo de reinserção social. Especificamente estes incluem: identificação da condição econômica; a discussão de desafios na retomada da vida fora da prisão; e a reflexão sobre o impacto da educação e do trabalho nesse processo. Utilizando o pressuposto epistemológico da interculturalidade, a pesquisa preocupou-se em conhecer e destacar os aspectos culturais, e desse modo, oferecer soluções para facilitar a reinserção social. As repercussões da pesquisa destacam as desigualdades e violências agravadas pela interseccionalidade de gênero, raça e classe social, salientando a importância da educação e do trabalho como direitos humanos essenciais para promover a autonomia, o empoderamento e a reconstrução da identidade das mulheres egressas do sistema prisional de Guarapuava – PR.
Abstract: The research named as: "Education and Work: Dialogues from the Social Perspective on Prison Education for Women Graduates of the Prison System of the Municipality of Guarapuava/Paraná", discusses a sensitive and relevant theme, highlighting the complexities and adversities faced by women graduates of the prison system. The research aims to understand the panorama of the experiences of women who left the prison system in Guarapuava, Paraná, addressing both the violence they faced and the influence of education and work in their process of social reintegration. Specifically, these include: identification of the economic condition; the discussion of challenges in the resumption of life Out of prison; and the reflection on the impact of education and work in this process. Using the epistemological assumption of interculturality, the research was concerned with knowing and highlighting the cultural aspects, and thus offering solutions to facilitate social reintegration. The repercussions of the research highlight the inequalities and violence aggravated by the intersectionality of gender, race and social class, emphasizing the importance of education and work as essential human rights to promote the autonomy, empowerment and reconstruction of the identity of women who graduated from the prison system of Guarapuava - PR.
Palavras-chave: Mulheres egressas
Violência
Sistema prisional
Educação
Trabalho
Women who graduated
Violence
Prison system
Education
Work
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: PORUCZENYSKI, LIGIANE REGINA. EDUCAÇÃO E TRABALHO: DIÁLOGOS A PARTIR DA PERSPECTIVA SOCIAL SOBRE EDUCAÇÃO CARCERÁRIA PARA MULHERES EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PARANÁ. 2024. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2216
Data de defesa: 5-Fev-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIGIANE REGINA PORUCZENYSKI.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.