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Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE E OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE FIOS E CABOS
Autor: CARDOSO, ANDERSON 
Primeiro orientador: Stéfani, Silvio Roberto
Resumo: Tema: após a criação da Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, as organizações têm se mostrado cada vez mais interessadas em apresentar-se sustentáveis no meio em que estão inseridas. Para entender as ações de uma empresa que atua no ramo automotivo, foi realizada este estudo, utilizando a fundamentação teórica de Estratégia Como Prática Social, Sustentabilidade, Os 17 ODS e Pacto Global. Problema/Objetivos: se busca responder ao problema de pesquisa: quais são as estratégias de sustentabilidade da organização que estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? O objetivo geral foi identificar as estratégias de sustentabilidade com foco nos 17 ODS em uma organização localizada da cidade de Irati, centro-sul do Estado do Paraná, e os objetivos específicos foram identificar ações de sustentabilidade que fazem parte do cotidiano da organização; verificar o alinhamento das práticas organizacionais aos 17 ODS; e propor ações que possam contribuir com a organização para alinhar-se aos 17 ODS. Metodologia: para o desenvolvimento da pesquisa, foi aplicado um questionário aos colaboradores da organização para identificar as ações de sustentabilidade que eles presenciam e realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado com três gestores, os quais são representantes dos departamentos ligados aos pilares da sustentabilidade, econômico, ambiental e social. A pesquisa é considerada como um estudo de caso, sendo composto pelo questionário (aplicado em abril 2023), pelas entrevistas (realizadas nos meses de junho e agosto de 2023), observação direta, análise documental e diário de campo. Para análise das entrevistas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Resultados: foi possível identificar na percepção dos colaboradores da empresa as ações que esta adota e que podem ser relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como seu nível de percepção. Nas entrevistas com gestores, pode-se perceber que a empresa não utiliza em seu cotidiano os temas de sustentabilidade e os 17 ODS, porém, identificou-se que mesmo não usando a nomenclatura, a instituição considera os pilares ambiental, social e econômico ao desenvolver seus planos estratégicos, bem como foi possível elencar inúmeras ações e estruturá-las aos 17 ODS. As principais ações identificadas foram estruturadas aos ODS 3 – Saúde e Bem Estar, ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, e ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. Conclusão: os objetivos foram atingidos no estudo e sugere-se à empresa a criação de indicadores para ações relacionadas à educação, a realização de treinamentos para disseminar os conceitos de sustentabilidade e 17 ODS, além de incorporá-los no comportamento estratégico da empresa, e se possível, realizar sua divulgação, para incentivar outras instituições a buscarem seu desenvolvimento sustentável.
Abstract: Subject: after the creation of Agenda 2030 and the 17 Sustainable Development Goals (SDG), by United Nation Organization (UNO) in 2015, the organizations have showed more interesting in being sustainable within what is inserted. To understand the actions of a company operating in the automotive market, this study was carried out, using the theoretical foundation of Strategy as a Social Practice, Sustainability, The 17 SDGs and the Global Compact. Problem/Goals: looking for answering the problem of the searching: which are organization of sustainability strategies that are aligned to the 17 Sustainable Development Goals (SDG)? The general objective was identified by the sustainability strategies focusing in 17 SDGs in a organization located in the city of Irati, South-Center of the Parana State, and the specific objectives were to identify sustainability actions that are part of the organization's daily life; verify the alignment of organizational practices with the 17 SDGs; and propose actions that can help the organization align with the 17 SDGs. Methodology: to develop the research, a questionnaire was administered to the organization's employees to identify the sustainability actions they witness and interviews were carried out using a semi-structured script with three managers, who are representatives of the departments linked to the pillars of sustainability, economic, environmental and social. The research is considered as a case study, consisting of the questionnaire (applied in April 2023), interviews (carried out in June and August 2023), direct observation, document analysis and field diary. To analyze the interviews, the content analysis technique was used. Result; it was possible to identify, in the perception of the company's employees the actions it adopts and which can be related to the 17 Sustainable Development Goals, as well as their level of perception. In interviews with managers, it can be seen that the company does not use sustainability and the 17 SDGs hemes in its daily life, however, it was identified that even though it does not use the nomenclature, the institution considers the environmental, social and economic pillars when developing its strategic plans, as well as being able to list numerous actions and structure them around the 17 SDGs. The main actions identified were structured around SDG 3 – Health and Well-Being, SDG 4 – Quality Education, SDG 8 – Decent Work and Economic Growth, and SDG 12 – Responsible Consumption and Production. Conclusion; the objectives were gotten in the study and it is suggested that the company create indicators for actions related to education, carry out training to disseminate the concepts of sustainability and 17 SDGs, in addition to incorporating them into the company's strategic behavior, and If possible, publicize it to encourage other institutions to seek sustainable development.
Palavras-chave: Estratégia como Prática
Estratégias de Sustentabilidade
Agenda 2030
17 ODS
Ramo Automotivo
Strategy as Practice
Sustainability Strategies
2030 Agenda
17 SDGs
Automotive Market
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: CARDOSO, ANDERSON. ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE E OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE FIOS E CABOS. 2023. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2198
Data de defesa: 6-Out-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

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