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Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM FLE: UM ESTUDO DAS ATIVIDADES DO PAR ICI
Autor: LOOS, JANINE PATRICIA 
Primeiro orientador: Mello, Cláudio José de Almeida
Resumo: Este trabalho faz uma análise crítica de oito propostas de leitura do livro didático Par Ici B1 (2016) de francês como língua estrangeira e das orientações disponíveis para essas atividades no guia de exploração pedagógica da coleção. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e análise documental, com abordagem interpretativa de natureza qualitativa, tendo como principais referenciais teóricos a concepção interacionista de linguagem de Bakhtin (2006), o conceito de mediação de leitura de Munita (2015), as estratégias de leitura de Solé (2014), as técnicas de aproximação do leitor com o texto de Cicurel (1991), as perspectivas de leitura global do texto em língua estrangeira de Moirand (1979), o processo de leitura em língua estrangeira de Hervot e Norte (1997) e Leffa (2016), e as reflexões sobre transferência de conhecimentos de leitura de primeira para segunda língua de Gaonac'h (2000). Os objetivos da presente pesquisa são os seguintes: apresentar uma reflexão crítica do livro didático Par Ici B1, enfocando nas atividades de compreensão escrita; apontar se há ocorrências do interacionismo nas propostas de atividades de leitura do Par Ici; identificar se as atividades de compreensão escrita oferecem condições para o professor criar situações favoráveis para a mediação e a sociabilização da leitura e verificar se as atividades do Par Ici B1 estão em consonância com as perspectivas do instrumento de avaliação para textos em materiais didáticos de língua estrangeira apresentado por Dias (2006), com relação aos princípios subjacentes ao processo de leitura, aspectos textuais e a autonomia do aluno. Resultados demonstram que os trabalhos com o texto no material Par Ici nível B1 correspondem parcialmente ao conceito interacionista de leitura que requer um leitor ativo-responsivo, pois das oito atividades apresentadas apenas quatro oferecem em suas instruções subsídios para o professor conduzir e articular questões sobre o tema da leitura que possibilitam de fato a aproximação do texto com a vida social do aluno. As demais atividades analisadas usam a leitura como pretexto para ensinar aspectos gramaticais e lexicais. Notamos também que vários textos disponibilizados no material didático objeto desta pesquisa são apresentados sem a fonte de referências, o que os caracteriza apenas para o uso em ambiente didático-pedagógico, comprometendo a interpretação na medida em que, como o leitor não conhece a autoria nem o veículo de comunicação, ele não pode acessar informações sobre o contexto de produção, interferindo ainda no viés ideológico do texto. A relevância deste estudo está em oportunizar uma reflexão crítica a respeito da oferta de atividades de leitura de natureza interativa no livro didático Par Ici, dada a importância da leitura como efetiva prática social para o aprendizado do aluno de língua estrangeira.
Abstract: Ce travail analyse de manière critique huit propositions de lecture du manuel de français langue étrangère Par Ici B1 (2016) et les indications disponibles pour ces activités dans le guide d'exploration pédagogique de la collection. La recherche a été réalisée au moyen d'une revue bibliographique et d'une analyse documentaire, avec une approche interprétative de nature qualitative, en utilisant la conception interactionniste du langage de Bakhtine (2006), le concept de médiation de lecture de Munita (2015), les stratégies de lecture de Solé (2014), les techniques de Cicurel (1991) pour rapprocher le lecteur du texte, les perspectives de Moirand (1979) sur la lecture globale de textes en langue étrangère, le processus de lecture en langue étrangère de Hervot et Norte (1997) et Leffa (2016), et les réflexions de Gaonac'h (2000) sur le transfert des connaissances en lecture de la langue première à la langue seconde. Les objectifs de cette recherche sont les suivants : présenter une réflexion critique sur le manuel Par Ici B1, centrée sur les activités de compréhension écrite; de lecture proposées au Par Ici; identifier si les activités de compréhension écrite offrent des conditions pour que l'enseignant crée des situations favorables à la médiation et à la socialisation de la lecture et vérifier si les activités du Par Ici B1 s'inscrivent dans les perspectives de l'outil d'évaluation des textes dans le matériel didactique des langues étrangères présenté par Dias (2006), en ce qui concerne les principes qui sous-tendent le processus de lecture, les aspects textuels et l'autonomie de l'élève. Les résultats montrent que le travail sur le texte dans le matériel Par Ici niveau B1 correspond partiellement au concept interactionniste de la lecture, qui exige un lecteur actif-répondant, puisque sur les huit activités présentées seulement quatre offrent dans leurs instructions des aides à l'enseignant pour mener et articuler des questions sur le sujet de la lecture qui permettent effectivement de rapprocher le texte de la vie sociale de l'élève. Les autres activités analysées utilisent la lecture comme prétexte à l'enseignement des aspects grammaticaux et lexicaux. Nous avons également remarqué que plusieurs des textes disponibles dans le manuel objet de cette recherche sont présentés sans source de référence, ce qui les caractérise uniquement pour utilisation dans un environnement didactique- pédagogique, compromettant l'interprétation dans la mesure où, le lecteur ne connaissant pas l'auteur ou le véhicule de communication, il ne peut pas accéder à des informations sur le contexte de production, ce qui interfère également dans le parti pris idéologique du texte. La pertinence de cette étude réside dans l'opportunité d'une réflexion critique sur l'offre d'activités de lecture interactive dans le manuel Par Ici, étant donné l'importance de la lecture en tant que pratique sociale efficace pour l'apprentissage des étudiants en langues étrangères.
Palavras-chave: Livro didático de língua estrangeira
Língua francesa
Leitura
Interacionismo
Estratégias de leitura
Manuel de langue étrangère
Langue française
Lecture
Interactionnisme
Stratégies de lecture
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: LOOS, JANINE PATRICIA. ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM FLE: UM ESTUDO DAS ATIVIDADES DO PAR ICI. 2024. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2176
Data de defesa: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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