Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORDEIRO, CINTIA APARECIDA BODNAR-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957767983729424por
dc.contributor.advisor1Caetano, Joyce Jaquelinne-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6868799162220668por
dc.date.accessioned2024-03-08T13:01:33Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationCORDEIRO, CINTIA APARECIDA BODNAR. A FORMAÇÃO CONTINUADA E A DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO: REFLEXÕES SOBRE UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA. 2023. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2173-
dc.description.resumoA formação continuada é primordial para que o professor complemente seus estudos e aprofunde determinados temas que estão presentes na sala de aula, em especial aqueles que estão relacionados ao ensino e aprendizagem da Matemática. Assim a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como a Formação Continuada Colaborativa sobre Discalculia do Desenvolvimento poderá contribuir para as práticas docentes. Tal estudo justifica-se diante das dificuldades encontradas pelos professores que atuam com os estudantes que apresentam o transtorno da aprendizagem na matemática. Para tanto, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa, visto que no âmbito da coleta de dados e resultados não há preocupação com valores quantitativos. A formação continuada colaborativa teve a participação de dois professores de Matemática e ocorreram intervenções na própria escola em contraturno com um estudante que apresentava indícios de Discalculia por meio de jogos e matérias manipuláveis. Considerando os resultados da pesquisa, uma formação colaborativa é ideal, pois se trata de um processo de formação entre pares, e, portanto, muito mais produtivo, pois a formação é consolidada através de diálogos, discussões e reflexões na e sobre a prática. É importante destacar que, embora o estudante investigado nesta pesquisa não tenha ainda todos os critérios para um laudo definitivo, apresentando apenas indícios de Discalculia do Desenvolvimento, é fundamental que o professor tenha uma sólida formação que o instrumente para uma prática inclusiva. Além disso, está pesquisa resultou em um produto educacional intitulado (Guia de Formação Continuada Colaborativa sobre a Discalculia do Desenvolvimento).por
dc.description.abstractContinuous training is essential for teachers to complement their studies and delve into certain topics that are present in the classroom, especially those related to the teaching and learning of Mathematics. Therefore, the general objective of this research is to analyze how Continuing Collaborative Training in Developmental Dyscalculia can contribute to teaching practices. This study is justified given the difficulties encountered by teachers who work with students who have learning disorders in mathematics. To this end, the research has a qualitative approach, since within the scope of data collection and results there is no concern for quantitative values. The collaborative continuing education had the participation of two Mathematics teachers and interventions were carried out at school during after-school hours with a student who showed signs of Dyscalculia through games and manipulative objects. Considering the results of the research, collaborative training is ideal, since it is a training process between peers and, therefore, much more productive, since the training is consolidated through dialogues, discussions and reflections in and on the practice. It is important to highlight that, although the student investigated in this research does not yet have all the criteria for a definitive report, showing only signs of Developmental Dyscalculia, it is essential that the teacher has solid training that equips him for an inclusive future practice. Furthermore, this research resulted in an educational product entitled (Collaborative Continuing Training Guide on Developmental Dyscalculia).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2024-03-08T13:01:33Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Cintia Ap. Bodnar Cordeiro.pdf: 3264819 bytes, checksum: f00c603bd752df07fc0f45c0830a84a2 (MD5) Produto Educacional - Cintia A Bodnar.pdf: 9174354 bytes, checksum: f5146730140fb200029647b611366f72 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-08T13:01:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Cintia Ap. Bodnar Cordeiro.pdf: 3264819 bytes, checksum: f00c603bd752df07fc0f45c0830a84a2 (MD5) Produto Educacional - Cintia A Bodnar.pdf: 9174354 bytes, checksum: f5146730140fb200029647b611366f72 (MD5) Previous issue date: 2023-09-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/9410/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Cintia%20Ap.%20Bodnar%20Cordeiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/9412/Produto%20Educacional%20-%20Cintia%20A%20Bodnar.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectContinuadapor
dc.subjectColaborativopor
dc.subjectDiscalculiapor
dc.subjectFormationeng
dc.subjectContinuedeng
dc.subjectCollaborativeeng
dc.subjectDyscalculiaeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleA FORMAÇÃO CONTINUADA E A DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO: REFLEXÕES SOBRE UMA PERSPECTIVA COLABORATIVApor
dc.title.alternativeContinuing Training and Developmental Discalculia: reflections in a collaborative perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Cintia Ap. Bodnar Cordeiro.pdfDissertação - Cintia Ap. Bodnar Cordeiro3,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Cintia A Bodnar.pdfProduto Educacional - Cintia A Bodnar8,96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.