Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2173
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A FORMAÇÃO CONTINUADA E A DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO: REFLEXÕES SOBRE UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA |
Título(s) alternativo(s): | Continuing Training and Developmental Discalculia: reflections in a collaborative perspective |
Autor: | CORDEIRO, CINTIA APARECIDA BODNAR |
Primeiro orientador: | Caetano, Joyce Jaquelinne |
Resumo: | A formação continuada é primordial para que o professor complemente seus estudos e aprofunde determinados temas que estão presentes na sala de aula, em especial aqueles que estão relacionados ao ensino e aprendizagem da Matemática. Assim a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como a Formação Continuada Colaborativa sobre Discalculia do Desenvolvimento poderá contribuir para as práticas docentes. Tal estudo justifica-se diante das dificuldades encontradas pelos professores que atuam com os estudantes que apresentam o transtorno da aprendizagem na matemática. Para tanto, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa, visto que no âmbito da coleta de dados e resultados não há preocupação com valores quantitativos. A formação continuada colaborativa teve a participação de dois professores de Matemática e ocorreram intervenções na própria escola em contraturno com um estudante que apresentava indícios de Discalculia por meio de jogos e matérias manipuláveis. Considerando os resultados da pesquisa, uma formação colaborativa é ideal, pois se trata de um processo de formação entre pares, e, portanto, muito mais produtivo, pois a formação é consolidada através de diálogos, discussões e reflexões na e sobre a prática. É importante destacar que, embora o estudante investigado nesta pesquisa não tenha ainda todos os critérios para um laudo definitivo, apresentando apenas indícios de Discalculia do Desenvolvimento, é fundamental que o professor tenha uma sólida formação que o instrumente para uma prática inclusiva. Além disso, está pesquisa resultou em um produto educacional intitulado (Guia de Formação Continuada Colaborativa sobre a Discalculia do Desenvolvimento). |
Abstract: | Continuous training is essential for teachers to complement their studies and delve into certain topics that are present in the classroom, especially those related to the teaching and learning of Mathematics. Therefore, the general objective of this research is to analyze how Continuing Collaborative Training in Developmental Dyscalculia can contribute to teaching practices. This study is justified given the difficulties encountered by teachers who work with students who have learning disorders in mathematics. To this end, the research has a qualitative approach, since within the scope of data collection and results there is no concern for quantitative values. The collaborative continuing education had the participation of two Mathematics teachers and interventions were carried out at school during after-school hours with a student who showed signs of Dyscalculia through games and manipulative objects. Considering the results of the research, collaborative training is ideal, since it is a training process between peers and, therefore, much more productive, since the training is consolidated through dialogues, discussions and reflections in and on the practice. It is important to highlight that, although the student investigated in this research does not yet have all the criteria for a definitive report, showing only signs of Developmental Dyscalculia, it is essential that the teacher has solid training that equips him for an inclusive future practice. Furthermore, this research resulted in an educational product entitled (Collaborative Continuing Training Guide on Developmental Dyscalculia). |
Palavras-chave: | Formação Continuada Colaborativo Discalculia Formation Continued Collaborative Dyscalculia |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | CORDEIRO, CINTIA APARECIDA BODNAR. A FORMAÇÃO CONTINUADA E A DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO: REFLEXÕES SOBRE UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA. 2023. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2173 |
Data de defesa: | 11-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Cintia Ap. Bodnar Cordeiro.pdf | Dissertação - Cintia Ap. Bodnar Cordeiro | 3,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto Educacional - Cintia A Bodnar.pdf | Produto Educacional - Cintia A Bodnar | 8,96 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.