Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2172
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada em Educação Ambiental: contribuições para a mobilização e participação social no enfrentamento das problemáticas socioambientais
Título(s) alternativo(s): Continuing Education in Environmental Education: contributions to the mobilization and social participation to face socioenvironmental problems
Autor: ARAUJO, MARIANE DE 
Primeiro orientador: Affonso, Ana Lucia Suriani
Resumo: Em tempos de múltiplas crises vivenciadas no planeta, a crise socioambiental se destaca, por gerar impactos na sociedade e no ambiente. Uma das formas de se enfrentar essas crises seria o envolvimento e participação social nas tomadas de decisões. A Educação Ambiental (EA) é um campo de conhecimento, que pode auxiliar nesse movimento, despertando o senso crítico, viabilizando reflexões sobre o modelo de sociedade vigente e as diferentes problemáticas advindas dele e estimulando um olhar e agir em relação à cidadania. Dessa forma, ações com a comunidade escolar tornam-se fundamentais para que realmente ocorra uma transformação social. Nesse sentido, a formação continuada de professores, à luz de uma perspectiva crítica da EA, mostra-se essencial para problematizar a realidade e trazer à tona problemáticas socioambientais. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi compreender de que forma um curso de formação continuada em EA, com ênfase no engajamento e participação social, pode contribuir para o enfrentamento das problemáticas socioambientais. A pesquisa foi caracterizada como pesquisa-intervenção, que visa criar espaços de problematização coletiva e práticas de formação que possibilitem uma nova forma de se pensar e fazer educação. Assim, a intervenção se concretizou em um curso de formação continuada para 21 professores da rede municipal de Turvo, Paraná, durante os meses de abril e maio de 2022. Esse curso promoveu reflexões acerca das problemáticas socioambientais locais, buscando medidas de enfrentamento, por meio de uma proposta de intervenção local, além propiciar reflexões sobre a participação cidadã na sociedade. Os instrumentos para produção de dados foram dois questionários aplicados aos professores participantes da pesquisa e o diário de campo. Essas informações foram analisadas de forma qualitativa. A partir dos questionários e das reflexões ocorridas durante o desenvolvimento do curso, percebeu-se que a maioria dos professores não possuíam clareza em relação aos conceitos de cidadania, políticas públicas, problemáticas socioambientais, EA e ambiente. Identificamos também que os professores se preocupavam com a temática socioambiental e demonstraram, por meio das propostas de intervenção, versatilidade e adaptabilidade para o enfrentamento das problemáticas em sala de aula. Os resultados apontaram que o sentimento de pertencimento e criação da identidade se tornam essenciais para a incorporação da temática socioambiental nas escolas, e que os professores ao trabalhar esses conceitos com os alunos podem contribuir para uma sociedade mais engajada e ciente das problemáticas socioambientais que as permeiam.
Abstract: In times of multiple crises experienced on the planet, the socioenvironmental crisis stands out because it generates impacts on society and on the environment. One of the ways to face these crises would be the social involvement and participation in decision making. Environmental Education (EE) is a field of knowledge that can help in this movement, awakening the critical sense, enabling reflection on the current model of society and the different problems arising from it, and stimulating a look and act in relation to citizenship. In this sense, actions with the school community become fundamental for a real social transformation to occur. The continuing education of teachers, in light of a critical perspective of EE, is essential to problematize the reality and bring to light socioenvironmental issues. Therefore, the objective of this research was to understand how a continuing education course in EE, with an emphasis on social engagement and participation, can contribute to the confrontation of social and environmental issues. The research was characterized as research-intervention, which aims to create spaces for collective problematization and training practices that enable a new way of thinking and doing education. Thus, the intervention took place in a continuing education course for 21 teachers from the municipality of Turvo (PR), during the months of April and May 2022. This course promoted reflections about the local socioenvironmental problems, seeking measures to confront them through a local intervention proposal, and fostering reflections about citizen participation in society. The instruments for data production were two questionnaires applied to the teachers participating in the research and the field diary. Those informations were analyzed by means of qualitative analysis. From the questionnaires and the application of the course, we realized that most teachers were unclear about the concepts of citizenship, public policies, socioenvironmental issues, EE and the environment. We also identified that the teachers were concerned about the issues and demonstrated, through the intervention proposals, versatility and adaptability to face them in the classroom. The results indicated that the feeling of belonging and the creation of identity are essential for the incorporation of the socioenvironmental theme in schools, and that teachers, when working with students, can contribute to a more engaged society, aware of the socioenvironmental issues that permeate them.
Palavras-chave: Formação continuada
Educação Ambiental
Engajamento social
Continuing education
Environmental Education
Social Involvement
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: ARAUJO, MARIANE DE. Formação continuada em Educação Ambiental: contribuições para a mobilização e participação social no enfrentamento das problemáticas socioambientais. 2023. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2172
Data de defesa: 30-Ago-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mariane_Araujo.pdfDissertação - Mariane Araujo3,76 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto_Educacional_Mariane.pdfProduto_Educacional Mariane2,84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.