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Tipo do documento: Dissertação
Título: POLÍTICA E PRÁTICA DO MATERIAL DIDÁTICO KANHGÁG NA ESCOLA: UM ESTUDO NA TERRA INDÍGENA RIO DAS COBRAS NO PARANÁ
Título(s) alternativo(s): POLITICS AND PRACTICE OF KANHGÁG TEACHING MATERIAL AT SCHOOL: A STUDY IN THE RIO DAS COBRAS INDIGENOUS LAND IN PARANÁ
Autor: FERNANDES, DANUSA KORIG BERNARDO 
Primeiro orientador: Gehrke, Marcos
Resumo: Apresenta dados da pesquisa sobre as políticas e práticas do material didático Kanhgág na escola, como um estudo realizado na Terra Indígena Rio das Cobras no Estado do Paraná. Investigação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na linha das políticas educacionais e vincula- se aos trabalhos do Laboratório de Educação do Campo e Indígena e do Grupo de pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo. A problemática envolve a presença hegemônica dos livros didáticos portugueses na escola; a falta de material didático específico na língua kaingang; escassos materiais bilíngues Kanhgág-Português; raras pesquisas na área; falta de ordenação do que existe produzido para/com Kanhgág nas bibliotecas escolares; a necessidade de formar um professor indígena para fazer usos dos materiais didáticos presentes na escola. Questiona quais os materiais didáticos escolares Kanhgág ou bilíngues compõem o acervo das bibliotecas escolares em Rio das Cobras e, que estratégias de uso são possíveis? Analisa os materiais didáticos escolares presentes nas escolas; cataloga o acervo dos manuais escolares; verifica as possibilidades de uso dos materiais didáticos nas práticas pedagógicas. Opta pela pesquisa qualitativa, desde a investigação da própria realidade, sujeita indígena, articula biografia pessoal, a biografia Kanhgág e o ser pesquisadora. Realiza estudo bibliográfico; análise de documentos das cinco escolas Kanhgág do território Rio das Cobras em Nova Laranjeiras-PR, de um universo de 39 escolas indígenas no estado do Paraná; e realiza círculo de diálogo sobre os usos do material didático para o ensino bilingue com um grupo de seis professoras indígenas. Considera que a história da Terra Indígena Rio das Cobras é fundamental no fortalecer da conjuntura escolar da atualidade. Destaca a presença significativa de professores indígenas com Ensino Superior nas escolas e, isso como potencial para uma política de produção de material didático bilingue para as escolas. Conclui que o trabalho de cataloga os documentos nas bibliotecas escolares deixa evidente a presença e as ausências de material para o ensino bilingue e, a realização de práticas pedagógico na escola intercultural, diferenciada como prevê a lei. Mostra que os programas de formação de professores desenvolvidos no território produziram grandes contribuições teórico e práticas. Fica o desafio de seguir a análise dos documentos e produzir novas pesquisas.
Abstract: It presents research data on the policies and practices of Kanhgág didactic material at school, as a study carried out in the Rio das Cobras Indigenous Land in the State of Paraná. Research developed in the Graduate Program in Education of the State University of the Midwest (Unicentro), in line with educational policies and is linked to the work of the Laboratory of Rural and Indigenous Education and the Research Group Field, Social Movements and Rural Education. The problem involves the hegemonic presence of Portuguese textbooks in school; the lack of specific didactic material in the Kaingang language; scarce bilingual Kanhgág-Portuguese materials; rare research in the area; lack of ordering of what exists produced for/with Kanhgág in school libraries; the need to train an indigenous teacher to make use of the teaching materials present in the school. Do you question which Kanhgág or bilingual school teaching materials make up the collection of school libraries in Rio das Cobras and what strategies of use are possible? Analyzes the school teaching materials present in schools; catalogs the collection of school textbooks; verifies the possibilities of use of didactic materials in pedagogical practices. It opts for qualitative research, from the investigation of reality itself, indigenous subject, articulates personal biography, Kanhgág biography and being a researcher. It carries out bibliographic study; analysis of documents of the five Kanhgág schools in the Rio das Cobras territory in Nova Laranjeiras-PR, of a universe of 39 indigenous schools in the state of Paraná; and performs a circle of dialogue on the uses of didactic material for bilingual teaching with a group of six indigenous teachers. He considers that the history of the Rio das Cobras Indigenous Land is fundamental in strengthening the current school situation. It highlights the significant presence of indigenous teachers with Higher Education in schools and this as a potential for a policy of production of bilingual didactic material for schools. It concludes that the work of cataloging the documents in school libraries makes evident the presence and absence of material for bilingual teaching and the realization of pedagogical practices in the intercultural school, differentiated as provided by the law. It shows that the teacher training programs developed in the territory have produced great theoretical and practical contributions. There is the challenge of following the analysis of the documents and producing new research.
Palavras-chave: Alfabetização bilíngue
Formação de professores
Educação escolar indígena
Material didático
Bilingual literacy
Teacher training
Indigenous school education
Educational material
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: FERNANDES, DANUSA KORIG BERNARDO. POLÍTICA E PRÁTICA DO MATERIAL DIDÁTICO KANHGÁG NA ESCOLA: UM ESTUDO NA TERRA INDÍGENA RIO DAS COBRAS NO PARANÁ. 2023. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2142
Data de defesa: 18-Set-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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