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Tipo do documento: Dissertação
Título: TEATRALIDADE(S) DE MAMA SOLOTKA, A CARTOMANTE DA FESTA-RITUAL DE IVANA KUPALA
Autor: STELMATCHUK, TÉSSIO LEANDRO 
Primeiro orientador: Silva, Edson Santos
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a teatralidade nas interações entre os espectadores e a personagem Mama Solotka, a cartomante da festa-ritual ucraniana de Ivana Kupala – uma festa do período junino exclusiva da cidade de Mallet, região sul do Paraná – Brasil. Apresentamos uma conceituação do termo festa-ritual e um percurso histórico desde suas origens até o formato presente na atualidade, mesclando os conceitos de sagrado e profano, conforme Eliade (1992). Ao considerar o evento como uma festa-ritual, fez-se necessário identificar elementos semiológicos – efeitos de real, hipotipose, pormenores inúteis e Esto – que atestam os elementos dramáticos presentes nele, bem como diferenciar de outros eventos semelhantes. Para tanto, selecionamos as semiologias de Barthes (1964; 1988; 2004; 2007) e Kowzan (2006) como principais aportes de análise no que concerne à Semiologia do Teatro. Além disso, consideramos os conceitos de teatralidade de Pavis (2000; 2015) e Fernandes (2013) a fim de analisar interações no evento dentro de tal perspectiva. Tendo como suporte de análise o documentário Teatralidade em Ivana Kupala – Mallet, 09 de julho de 2022, no qual aparecem as interações com a cartomante Mama Solotka, analisamos a presença em cena da personagem, evidenciando as teorias elencadas para este fim e identificando a teatralidade na atuação da atriz.
Abstract: This dissertation aims to analyze theatricality in the interactions between spectators and the character Mama Solotka, the fortune teller of the Ukrainian ritual-festival Ivana Kupala - a midsummer festival exclusive to the city of Mallet, in the Southern region of Paraná – Brazil. We provide a conceptualization of the term ritual-festival and a historical overview from its origins to the current format, blending the concepts of sacred and profane by Eliade (1992). Considering the event as a ritual-festival, it was necessary to identify semiology elements – real effects, hypotyposis, useless details and Esto – that demonstrate the dramatic elements present in it and differentiate it from other similar events. To do so, we selected Barthes (1964; 1988; 2004; 2007) and Kowzan's (2006) semiology as the main analytical approaches regarding Theatre Semiology. Additionally, we considered Pavis (2000; 2015) and Fernandes' (2013) concepts of theatricality in order to analyze interactions in the event within this perspective. With the support of the analysis of the documentary "Teatralidade em Ivana Kupala – Mallet, 09 de julho de 2022", in which the interactions with the fortune teller Mama Solotka are featured, we conducted an analysis of the character's presence on stage, highlighting the presented theories listed for this purpose and identifying theatricality in the actress' performance.
Palavras-chave: Teatralidade
Semiologia
Festa-ritual
Ivana Kupala
Estudos eslavos
Theatricality
Semiotics
Ritual-festival
Ivana Kupala
Slavic studies
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: STELMATCHUK, TÉSSIO LEANDRO. TEATRALIDADE(S) DE MAMA SOLOTKA, A CARTOMANTE DA FESTA-RITUAL DE IVANA KUPALA. 2023. 184 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2134
Data de defesa: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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