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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cultura corporal Kanhgág nas aulas de Educação Física: uma possibilidade de reafirmar a identidade cultural indígena
Autor: KANHGÁG, DIOMARA RÉNHRÁ 
Primeiro orientador: Kronbauer, Gláucia Andreza
Resumo: O presente estudo tem como objeto de pesquisa a Educação Física no contexto da Educação Escolar Indígena. A educação escolar imposta aos povos indígenas durante o período colonial objetivava apenas a assimilação e a homogeneização desses povos à sociedade dominante. Através de muitas lutas os povos indígenas conseguiram conquistar com a Constituição Federal de 1988 um olhar mais favorável aos direitos dos povos originários do Brasil. Sendo assegurada aos indígenas uma educação escolar específica, diferenciada e de qualidade que respeite e valorize a cultura, a tradição e a língua materna desses povos. Apesar dessas garantias legislativas é perceptível no âmbito das escolas indígenas o não cumprimento desses direitos, predominando dessa forma o currículo da cultura hegemônica. Neste sentido, o objetivo geral do referido estudo é registrar e analisar a cultura corporal do movimento Kanhgág e as possibilidades de incorporação dessas práticas nas aulas de Educação Física como uma das formas de reafirmação da identidade cultural. O estudo consta de uma pesquisa qualitativa com abordagem estudo de campo, que busca registrar através de entrevistas, imagens fotográficas, observação e diário de campo a cultura corporal do Povo Kanhgág que vivem na maior terra indígena do Estado do Paraná, a Terra Indígena Rio das Cobras localizada no município de Nova Laranjeiras. Participaram desta pesquisa gĩr (crianças), tytãg/kyrũ (jovens), ag (homens), fag (mulheres) e kófa (anciãos/ãs) Kanhgág, sendo que as entrevistas foram realizadas especificamente com os(as) nossos(as) kófa, assim foram escolhidos nomes de alguns espíritos/guardiões para identificar os nosso kófa que são eles: Vãnh Tãn/Guardião da Floresta, Ga Tãn/Guardiã da Terra, Goj Tãn/Guardiã da Água, Fág Tãn/Guardião da Araucária e Pĩ Tãn/Guardião do Fogo, os demais contribuíram no registro de fotos e observação. Para me auxiliar a responder ao problema de pesquisa, três categorias de análise foram construídas a partir das análises dos registros fotográficos, entrevistas e diários de campo, sendo intituladas: “Conhecendo o Povo Kanhgág e a Terra Indígena Rio das Cobras”; “As Práticas Corporais dos Kanhgág”; “As Práticas Tradicionais, o Corpo e a Memória dos(as) Anciãos(ãs)”. Como arcabouço teórico apresento alguns autores a qual abordam a contextualização do Povo Kanhgág da Terra Indígena Rio das Cobras por Mota (2009); Organização social dualista, patrilinear, exogâmica e matrilocal trazida pelos autores Tommasino e Fernandes (2001); Presença de indígenas nesse território chamado Paraná Antonio Michaele (1969); Língua materna indígena Rodrigues (2005), dialetos kanhgág por D’Angelis (2002); A educação tradicional indígena e a educação kaingang encontradas nas falas dos autores Munduruku (2000) e Faustino (2010); As práticas corporais do povo kanhgág por Fasshember (2006) e outro autores, as práticas esportivas nos territórios indígenas Bracht (2005), a memória narrada trazida por Krenak (2020), assim como muitos outros autores que enriquecem o nosso diálogo. Compreende-se, a partir da análise, que o conhecimento aqui registrado, as concepções novas adquiridas sobre a cultura corporal do Povo Kanhgág da Terra Indígena Rio das Cobras foram importantes não só no que diz respeito à pesquisa e à vida acadêmica, mas como mudança de paradigma interior. Assim, acredita-se que ainda há muito a ser feito no que tange uma educação escolar indígena, a qual respeite as legislações que amparam o direito a uma educação específica, diferenciada e de qualidade. Pensando nisso esse estudo apresenta uma vasta possibilidade de práticas corporais indígenas do povo Kanhgág que podem estar auxiliando nas aulas de Educação Física, podendo dessa forma contribuir para uma educação intercultural que respeite e valorize a cultura indígena, mas principalmente colocar o sujeito Kanhgág como principal protagonista de sua história, assim como possibilitar a visibilidade do Povo Kanhgág presentes nesse território hoje chamado de Paraná. Este estudo não se esgota aqui, nem o conhecimento, nem as possibilidades futuras, posto que há poucos estudos sobre a temática da cultura corporal dos Kanhgág do Paraná, muito ainda necessita ser investigado sobre esse povo, seja pela sua cultura, pela sua educação formal ou informal, ou outros elementos culturais/sociais, que oferecem vastas possibilidades aos pesquisadores que buscam aprender a singularidade das representações indígenas em diferentes sociedades do Brasil.
Abstract: The current study has as its research goal the Phisical Education in the context to the Indigenous School Education. The school education, imposed to the indigenous people during the colonial period, aimed only the assimilation and homogenization of these people to the dominant society. Through many struggles, the indigenous people were able to get with the Federal Constitution from 1988, a more favourable look to the originated people from Brasil. Being assured to the indigenous a specific, differentiated and quality school education, that respect and value the culture, the tradition and the first language of these people. Despite these legislative guarantees, it is noticeable under the indigenous schools the non-compliance of these rights, predominant at this way the curriculum of hegemonic culture. In thise sense, the general goal from the referred study is to register and analyze the body culture of the Kanhgág moviment and its possibilities of incorporation of these practices in Physical Education classes as one of the ways of reaffirmation of cultural identity. The study consists of a qualitative research with approach in field study, that seeks register through interviews, photographic images, observation and field register, the bodily culture of Kanhgág who live on the largest indigenous area from Parana State, the Indignous Area Rio das Cobras located in Nova Laranjeiras municipality. Participated in this research gîr (children), tytãg/kyrû (youths), ag (men), fag (women) and kófa (elderly people) Kanhgág, whereas the interviews were held specifically with our kófa, so they were chosen names of some spirits/guardians to identify our kófa that are they: Vãnh Tãn/Forest Guardian, Ga Tãn/Earth Guardian, Goj Tãn/Water Guardian, Fág Tãn/Araucaria Guardian and Pî Tãn/Fire Guardian. The others contributed in register of photographs and observation. To help me in answering to the research problem, three analysis categories were built through the analysis of photographic registers, interviews and field study, being titled: “Knowing the Kanhgág People and the Indigenous Area Rio das Cobras”, “The Kanhgág Body Practices”, “The Traditional Practices, the Body and the Elder Memories”. As theoric framework I present some authors which address the contextualization of Kanhgág People from Indigenous Area Rio das Cobras by Mota (2009), dualistic social organization, patrilineal, exogamous and matrilocal brought by the authors Tommasino and Fernandes (2001), presence of indigenous in this territory called Parana Antonio Michaele (1969), First Indigenous language Rodrigues (2005), kanhgág dialects by D’Angelis (2002), the traditional indigenous education and the kaingang education found in the speech from the authors Munduruku (2000) and Faustino (2010), the bodly practices from the kanhgág by Fasshember (2006) and other authors, the sports practices in indigenous territory Bracht (2005), the narrated memory brought by Krenak (2020), as many other authors which enrich our dialogue. It is understood, through the analysis, that the knowledge here registered, the newconceptions acquired by the bodly culture from Kanhgág People, from Indigenous Area Rio das Cobras were importante, not only as far as the research and the academic life, but also as change of inner paradigm. So, we believe that there is still much to be done as far as a school indigenous education, which respect the laws that support the right to a specific, differentiated and quality education. Thinking about it, this study presents a vast possibilities of indigenous bodly practices from Kanhgág people that will be able to auxiliary during the Physical Education classes, and this way, contribute to an intercultural education that respect and value the indigenous culture, but mainly put the Kanhgág person as the main protaginist of his/her history, as well as enable the visibility of Kanhgág People present on this territory today called Parana. This study does not end here, neither the knowledge, nor the future possibilities, since there are few studies about this theme from Kanhgág bodly culture of Parana, there are much still needs to be investigated about these people, be by its culture, by it formal or informal education, or other cultural/social elements, that offer many possibilities to the researchers who seek learn the singularity of indigenous representations in different societies from Brazil.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena
Educação Física
Povos Indígenas Kaingang (Kanhgág)
Cultura Corporal Indígena Kaingang (Kanhgág)
Indigenous School Education
Phisical Education
Kaingang Indigenous People
Kaingang Indigenous Body Culture
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: KANHGÁG, DIOMARA RÉNHRÁ. Cultura corporal Kanhgág nas aulas de Educação Física: uma possibilidade de reafirmar a identidade cultural indígena. 2023. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2131
Data de defesa: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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