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Tipo do documento: Dissertação
Título: AUTOETNOGRAFIA DE UMA FORMAÇÃO: CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNILAB-CEARÁ
Autor: MIRANDA, FELIZBELA KUYELA ALBERTO 
Primeiro orientador: Silva, Jefferson Olivatto da
Resumo: A realidade educacional dos territórios que passaram pelos processos coloniais europeus refletem o legado projetado durante séculos por suas civilizações, trata-se de uma educação que distanciou inúmeros povos de suas raízes, sua verdadeira História, sua ancestralidade e sua essência, uma educação alicerçada em políticas assimilacionistas e segregacionistas. Esse distanciamento é compreendido quando constatamos que para além da evangelização e catequização que foram fundamentais na construção e instauração da descriminação racial e cultural, os processos educacionais coloniais europeus objetivavam a instauração e a efetivação da crença da superioridade da raça branca. O presente trabalho aborda discussões voltadas à realidade educacional dos territórios que passaram pelos processos coloniais de Portugal, traz uma reflexão sobre a aplicação de currículos educacionais que manipulam o ser e o saber, que validam a educação enquanto uma atividade elitista e capitalista. Currículos estes que têm sido essenciais para a implementação da cultura da disputa e hierarquização, da valorização da alta performance e da recompensa daquelas (es) que possuem um alto desempenho, e que têm negligenciado o ensino inclusivo e humanizado. No decorrer das discussões trazidas no presente trabalho, observaremos que questões relacionadas às construções curriculares dos países colonizados por Portugal ainda sofrem muita influência da elite conservadora, uma vez que, esta se sente no direito de controlar e determinar o que pode ou não ser ensinado e quando ou como certas temáticas devem ser abordados. Durante algumas décadas, têm surgido no campo sociocultural, histórico e psicológico de diversas regiões do mundo discussões que têm refletido os danos causados pelas colonizações europeias, discussões essas que têm exposto a grande necessidade de se romper com as estruturas e os paradigmas eurocêntricos de exclusão . Um dos aliados fundamentais nesse processo reflexivo e de desconstrução tem sido a educação decolonial, educação que evidencia a necessidade e importância da luta contra a colonialidade nas práticas socioeducacionais e que tem se tornado um meio crucial no processo de transformação e renovação de mentes, isso, por agregar e contemplar em seus currículos a diversidade, o desenvolvimento cultural e identitário dos indivíduos dentro de seus universos. Em meio a luta para o reconhecimento e a inclusão da história e cultura afro e indígena nos processos educacionais, nasce no Brasil a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), criada sob aplicação do programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das Universidades Federais- Reuni e da cooperação Sul-Sul, este projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento de regiões ainda carentes de instituições de educação superior no Brasil. Baseada nos princípios de cooperação solidária e caracterizada na atuação pela cooperação internacional, pelo intercâmbio acadêmico e solidário com países membros da CPLP nomeadamente Angola, Cabo-verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, a UNILAB tem trabalhado para a formação de cidadãos capazes de multiplicar o aprendizado através do desenvolvimento de pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e para a promoção inovadora da extensão universitária. Dentre os cursos desta instituição temos o objeto de estudo do presente trabalho, o curso de licenciatura em Pedagogia da UNILAB, curso que dispõe de um currículo diferenciado dos demais cursos de Pedagogia do Brasil e dos Países da Integração (Angola, Cabo-Verde, Guiné- Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste). Sendo assim, refletiremos através das discussões de obras de autoras (es) maioritariamente negras (os) e afrocentradas (os), do relato autoetnográfico da autora, da análise do Plano Político Curricular dos cursos de Bacharelado em humanidades e Licenciatura em Pedagogia e da análise curricular de nove disciplinas do curso de Pedagogia da UNILAB, a relevância e o impacto de uma formação de professoras (es) afro referenciadas (os) nos países da Integração, contribuindo, desse modo, nas discussões sobre a inclusão da história e cultura afro e indígena nos processos educacionais, descolonização do Currículo e formação docente para a diferença, elemento essencial na efetivação de um sistema educacional inclusivo.
Abstract: The educational reality of territories that went through European colonial processes reflects the legacy projected for centuries by their civilizations, it is an education that distanced countless people from their roots, their true History, their ancestry and their essence, an education based on policies assimilationists and segregationists. This distance is understood when we note that in addition to the evangelization and catechization that were fundamental in the construction and establishment of racial and cultural discrimination, European colonial educational processes aimed to establish and implement the belief in the superiority of the white race. This work addresses discussions focused on the educational reality of territories that went through Portugal's colonial processes, bringing a reflection on the application of educational curricula that manipulate being and knowledge, which validate education as an elitist and capitalist activity. These curricula have been essential for implementing the culture of competition and hierarchy, valuing high performance and rewarding those who have high performance, and who have neglected inclusive and humanized teaching. During the discussions brought in this work, we will observe that issues related to the curricular constructions of countries colonized by Portugal still suffer a lot of influence from the conservative elite, since they feel they have the right to control and determine what can or cannot be taught and when or how certain topics should be addressed. For some decades, discussions have arisen in the sociocultural, historical and psychological fields of different regions of the world that have reflected the damage caused by European colonization, discussions that have exposed the great need to break with Eurocentric structures and paradigms of exclusion. One of the fundamental allies in this reflective and deconstruction process has been decolonial education, an education that highlights the need and importance of the fight against coloniality in socio-educational practices and which has become a crucial means in the process of transformation and renewal of minds, this, for adding and contemplating in their curricula the diversity, cultural and identity development of individuals within their universes. Amidst the struggle for the recognition and inclusion of Afro and indigenous history and culture in educational processes, the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusofonia (UNILAB) was born in Brazil, created under the application of the support program for restructuring and expansion of Federal Universities - Reuni and South-South cooperation, this project aims to promote the development of regions that still lack higher education institutions in Brazil. Based on the principles of solidarity cooperation and characterized by international cooperation, academic and solidarity exchange with CPLP member countries, namely Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau, Mozambique, São Tomé and Príncipe and East Timor, UNILAB has worked to the formation of citizens capable of multiplying learning through the development of research in different areas of knowledge and the innovative promotion of university extension. Among the courses at this institution we have the object of study of this work, the degree course in Pedagogy at UNILAB, a course that has a different curriculum from other Pedagogy courses in Brazil and the Integration Countries (Angola, Cape-Verde, Guinea - Bissau, São Tomé and Príncipe, Mozambique and East Timor). Therefore, we will reflect through discussions of works by mostly black and Afro-centered authors, the author's autoethnographic report, the analysis of the Curricular Political Plan of the Bachelor's degree in humanities and Degree in Pedagogy courses and the analysis curriculum of nine subjects of the UNILAB Pedagogy course, the relevance and impact of training Afro-referenced teachers in Integration countries, thus contributing to discussions on the inclusion of Afro-Brazilian history and culture. indigenous people in educational processes, decolonization of the Curriculum and teacher training for difference, an essential element in the implementation of an inclusive educational system.
Palavras-chave: Autoetnografia
Formação docente decolonial
Pedagogia afro referenciada
UNILAB
Autoethnography
Decolonial teacher training
Afro-referenced pedagogy
UNILAB
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: MIRANDA, FELIZBELA KUYELA ALBERTO. AUTOETNOGRAFIA DE UMA FORMAÇÃO: CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNILAB-CEARÁ. 2023. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2130
Data de defesa: 26-Set-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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