Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2126
Tipo do documento: Dissertação
Título: O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COM BASE NA RESOLUÇÃO DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO
Título(s) alternativo(s): The Development of Mathematical Reasoning based on the Resolution of Exploratory Tasks: a study with students in the 7th year of Elementary School at a rural school
Autor: NUNES, IZIANE LAIS RODRIGUES 
Primeiro orientador: Martins, Márcio André
Primeiro coorientador: Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha
Resumo: Esta pesquisa corresponde a uma experiência de ensino envolvendo a abordagem de tarefas em sala de aula num contexto de Ensino Exploratório, considerando as perspectivas da Educação do Campo no ensino da matemática, com vistas a promover os processos de Raciocínio Matemático de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do campo, em Guarapuava-PR. Embora o desenvolvimento da capacidade do Raciocínio Matemático seja relevante nas orientações curriculares, tarefas com essa intencionalidade são pouco evidenciadas em sala de aula, dessa forma, assumimos como questão de investigação: “o que se evidencia como contributo de experiências de Ensino Exploratório em sala de aula para promover o desenvolvimento do Raciocino Matemático em estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do campo?”. O objetivo principal da pesquisa foi compreender as possibilidades de desenvolvimento do Raciocínio Matemático nos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental por meio de práticas de Ensino Exploratório. Com esse intuito, investigamos os principais processos de Raciocínio Matemático desenvolvidos pelos discentes durante o desenvolvimento de quatro tarefas exploratórias. As informações foram coletadas em sala de aula por meio da observação participante, com gravações em áudio/vídeo e composição de um diário de bordo. A análise, de cunho qualitativo e interpretativo, ocorreu com base na triangulação entre as produções escritas e orais dos estudantes, o referencial teórico adotado e as orientações curriculares vigentes. Como resultados, identificamos os processos de conjecturar, generalizar e justificar, respectivamente inerentes aos tipos de raciocínios abdutivo, indutivo e dedutivo referentes à primeira e a quarta tarefa e verificamos os processos de conjecturar e justificar associados aos tipos de raciocínio abdutivo e dedutivo na execução da segunda e da terceira tarefas. Em relação às aprendizagens desenvolvidas, muitos estudantes manifestaram o entendimento sobre regularidades, expressões numéricas e algébricas, medidas e equivalências de área de figuras planas e representações com números racionais. Ao final, percebemos ainda, que alguns estudantes apresentaram dificuldades principalmente para generalização. Estes resultados, apontam para o desenvolvimento do Raciocínio Matemático dos estudantes em um contexto de Ensino Exploratório.
Abstract: This research corresponds to a teaching experiment involving the implementation of task-based approaches in an Exploratory Teaching context, considering the perspectives of Rural Education in the teaching of mathematics. The aim is to enhance the mathematical reasoning processes of 7th-grade elementary school students in a rural municipal school located in Guarapuava, Paraná. While the development of mathematical reasoning skills is considered relevant in the curriculum guidelines, tasks designed with this specific intention are seldom observed in the classroom. Therefore, our research poses the following question: 'What contributions are evident from Exploratory Teaching experiences in the classroom for fostering the development of mathematical reasoning among 7th-grade rural elementary school students?'.The main objective of the research was to understand the possibilities of developing Mathematical Reasoning in students of the 7th year of Elementary School through Exploratory Teaching practices. To achieve this goal, we examined the key processes of mathematical reasoning that students engaged in during the resolution of four exploratory tasks. Data were gathered in the classroom through participant observation, audio/video recordings, and the maintenance of a logbook.". The analysis, of a qualitative and interpretative nature, took place based on the triangulation between the students' written and oral productions, the theoretical framework adopted and the current curricular guidelines. As a result, we identified the processes of conjecturing, generalizing and justifying, respectively inherent to the types of abductive, inductive and deductive reasoning referring to the first and fourth tasks and we verified the processes of conjecturing and justifying associated with the types of abductive and deductive reasoning in the execution of the second and third tasks. In terms of the learning outcomes, many students expressed their comprehension of regularities, numerical and algebraic expressions, measurements, area equivalences of plane figures, and representations involving rational numbers. These results point to the development of students' mathematical reasoning in na Exploratory Teaching context.
Palavras-chave: Raciocínio Matemático
Educação Básica
Tarefas Exploratórias
Educação do Campo
Ensino de Matemática
Mathematical Reasoning
Basic Education
Exploratory Tasks
Rural Education
Mathematics Teaching
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: NUNES, IZIANE LAIS RODRIGUES. O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COM BASE NA RESOLUÇÃO DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO. 2023. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2126
Data de defesa: 3-Out-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Iziane Lais Rodrigues Nunes.pdfDissertação - Iziane Lais Rodrigues Nunes4,83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
PRODUTO EDUCACIONAL Iziane Lais Rodrigues Nunes.pdfPRODUTO EDUCACIONAL Iziane Lais Rodrigues Nunes6,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.