Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2124
Tipo do documento: Tese
Título: TECNOLOGIA ASSISTIVA 3M: MATERIAL MANIPULÁVEL DE MULTIPLICAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DO CONCEITO MATEMÁTICO AO ESTUDANTE CEGO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Título(s) alternativo(s): 3M Assistive Technology: Manipulative Multiplication Material for Learning the Mathematical Concept for Blind Students in an Inclusive Perspective
Autor: ALVARISTO, ELIZIANE DE FÁTIMA 
Primeiro orientador: Santinello, Jamile
Resumo: O processo de ensino de Matemática no Ensino Fundamental – anos iniciais tem sido um desafio para os professores, porque é nessa etapa da educação que muitos conceitos científicos dessa área do conhecimento são elaborados e utilizados em diferentes contextos sociais. Dessa forma, a abstração para a aprendizagem de conceitos matemáticos se torna complexa no caso de estudantes cegos não é diferente, porque, necessitam, assim como os demais estudantes, de materiais manipuláveis e Tecnologias Assistivas – TA que supram suas necessidades de ‘ver com as mãos’ para a formação desses conceitos. Assim, para esta tese, foi desenvolvida a Tecnologia Assistiva 3M: Material Manipulável de Multiplicação (TA–3M) para o ensino do conceito de multiplicação-tabuada ao estudante cego na Perspectiva Inclusiva que foi depositado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob processo número BR 10 2021 023830. Dessa maneira, esta tese tem objetivo geral analisar as contribuições da Tecnologia Assistiva 3M: Material Manipulável de Multiplicação para a aprendizagem do conceito de matemática ao estudante cego na Perspectiva Inclusiva. Utilizou-se da pesquisa aplicada e abordagem qualitativa, fez-se uso da pesquisa-ação como estratégia, realizada em uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada numa cidade do estado do Paraná – Brasil. Participaram da pesquisa um estudante cego matriculado no 3° ano do Ensino Fundamental – anos iniciais, que participava em contraturno da Sala de Recursos Multifuncionais – SRM (Tipo II), e três professoras responsáveis pelo ensino de Matemática. Os instrumentos e procedimentos utilizados para a coleta de dados foram: observação; intervenções pedagógicas e entrevistas. Reuníram-se registros em diário de campo; atividades desenvolvidas com o estudante cego, gravações de áudio e vídeo e fotos. Os dados foram analisados a partir das cinco fases da TA–3M para o ensino da multiplicação-tabuada: I) Exploração Tátil; II) Critérios da Funcionalidade; III) Decodificação dos Números em Braille predispostos na Placa Quadrangular; IV) Conceito de Multiplicação e suas Propriedades; e V) Processo para a Operação Matemática da Multiplicação à Divisão, fundamentados a partir da teoria Histórico-Cultural, abordando a formação da ação no plano mental por meio de etapas, propostas por Piotr Yakovlevich Galperin: [1] Ação Motivacional; [2] Base Orientadora da Ação; [3] Formação da Ação no Plano Material Materializado; [4] Formação da Ação na Linguagem Externa; [5] Ação no Plano Mental. Constatou-se que a TA– 3M trouxe contribuições no processo de ensino e aprendizagem de conceitos da multiplicação-tabuada ao estudante cego, possibilitando independência durante a sua manipulação, a compreender o significado de uma tabuada, por meio de ‘ver com as mãos”, a construção e a desconstrução da multiplicação, formação de números pares e ímpares, noções de linhas e colunas, adição e subtração a partir da representatividade dos quadrados, escrita dos símbolos matemáticos em braille utilizados nas operações, além do processo para a formação das operações multiplicando, multiplicador e produto e suas relações com as propriedades comutativa, associativa e distributiva, resolução de cálculos e noções iniciais de divisão. A TA– 3M e a Tecnologia 3M adaptada aos estudantes videntes na Perspectiva Inclusiva, revelou a importância da elaboração de materiais manipuláveis, a pensar em todos e para todos durante o processo de ensino de conceitos matemáticos.
Abstract: The process of teaching Mathematics in Elementary School – early years has been a challenge for teachers, because it is at this stage of education that many scientific concepts about this area of knowledge are elaborated and used in different social contexts. In this way, the abstraction for learning mathematical concepts becomes complex, in the case of blind students it is no different, because, like other students, they need manipulative materials and Assistive Technologies – AT that supply their needs, ‘to see with hands’ for the formation oh these concepts. Thus, for this thesis, the 3M Assistive Technologies: Manipulable Multiplication Material (TA–3M) was developed to teach the concept of multiplication tables to the the blind student in the Inclusive Perspective. It was deposited with the National Institute of Industrial Property (INPI), under process number BR 10 2021 023830. In view of this, this thesis had the general objective of analyzing the contributions of 3M Assistive Technology: Manipulable Multiplication Material for the learning of the concept of mathematics to the blind student in the Inclusive Perspective. Applied research and a qualitative approach were used, was used as a strategy, carried out in a municipal Early Childhood Education and Elementary school, located in the city in the state of Paraná – Brazil. A blind student enrolled in the 3rd year of Elementary School – initial years, who participated in the Multifunctional Resource Room – SRM (Type-II) in the after- school period, and three teachers responsible for teaching Mathematics participated in the research. The instruments and procedures used for data collection were: observation; pedagogical interventions and interviews. Records were gathered in a field diary; activities developed with thw blind student, audio and video recordings and photos. Date were analyzed from the five phases of AT – 3M for teaching-multiplication tables: I) Tactile Exploration; II) Functionality Criteria; III) Decoding the numbers in Braille prepared on the Quadrangular Plate; IV) Concept of Multiplication and its Properties; and V) Process for the Mathematical Operation from Multiplication to Division, based on the Historical – Cultural theory, approaching the formation of action in the mental plane through stages, proposed by Piotr Yakovlevich Galperin: [1] Motivational Action; [2] Guiding Basis of Action; [3] Formation of Action in the Materialized Plane; [4] Formation of Action in the External Language; and [5] Action on the Mental Plane. It was found that the AT – 3M brought contributions to the process of teaching and learning multiplication tables concepts to the blind student, allowing independence during manipulation, to understand the meaning of a table, through ‘seeing with the hands’, construction and desconstruction of multiplication, formation of even and odd numbers, notions of rows and columns, addtion and subtraction from the representativeness of squares, writing of mathematical symbols in braille used in operations multiplying, multiplier and product and their relationships with the cumulative, associative and distributive properties, solving calculation and initial notions of division. AT – 3M and 3M Technology adapted to sighted students in the Inclusive Perspective, revealed the importance of developing manipulable materials, thinking of everyone and for everyone during the theaching process of mathematical concepts.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva 3M
Multiplicação-Tabuada
Ensino Fundamental – anos iniciais
Deficiência Visual
Educação Inclusiva
3M Assistive Technology
Multiplication -Table
Elementary School – early years
Visual Impairment
Inclusive Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado)
Citação: ALVARISTO, ELIZIANE DE FÁTIMA. TECNOLOGIA ASSISTIVA 3M: MATERIAL MANIPULÁVEL DE MULTIPLICAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DO CONCEITO MATEMÁTICO AO ESTUDANTE CEGO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2023. 259 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2124
Data de defesa: 15-Set-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - Eliziane de Fátima Alvaristo.pdfTESE - Eliziane de Fátima Alvaristo4,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.