Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2122
Tipo do documento: Dissertação
Título: PEER INSTRUCTION (INSTRUÇÃO ENTRE PARES): UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título(s) alternativo(s): Peer Instruction: a methodological proposal for teaching and learning in basic education
Autor: RAMOS, TAÍS DE FÁTIMA 
Primeiro orientador: Ferreira, Carlos Roberto
Resumo: O método tradicional de ensinar ainda está fortemente presente na prática dos professores, tudo é centralizado no professor, que repassa os conteúdos aos alunos em forma de aulas expositivas. Aos alunos, resta o papel de expectador passivo, resta apenas memorizar e reproduzir os conhecimentos. Normalmente, o professor faz um resumo do conteúdo no quadro, resolve algumas questões como exemplos ou modelos, em seguida define as tarefas para casa com objetivo de fixar os conteúdos. Com um currículo engessado e extenso, as avaliações são padronizadas e linear e a recuperação dos assuntos não compreendidos são superficiais. Para tentar reverter esse quadro, nos últimos anos várias metodologias estão sendo estudadas e introduzidas na prática dos professores, entre elas as Metodologias Ativas, que consideram o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem, assumindo um papel ativo na construção do conhecimento, sendo o professor um importante mediador do processo. Dentre as Metodologias Ativas, temos a Peer Instruction ou Instrução entre Pares, que será o foco desta pesquisa e tem como por questão norteadora "Quais impactos ocorrem no ensino e aprendizagem quando adotamos a Metodologia Ativa Instrução entre Pares na prática do professor em sala de aula?”. A partir desta questão, o objetivo principal será “Analisar as observações realizadas e as reflexões produzidas pelos estudantes e professor no desenvolvimento de atividades por meio da Metodologia Ativa Instrução entre Pares”, seguindo as etapas propostas por Mazur (2015). A pesquisa de cunho qualitativo, foi aplicada em uma turma do 1º do ensino médio integral de uma escola pública da cidade de Guarapuava/Paraná, tendo como referencial teórico Metodologias Ativas (Bacich & Moron, 2018) e a Metodologia Instrução entre Pares (Mazur, 2015). Os instrumentos de coleta de dados se deram pela observação das atividades desenvolvidas e registro no diário de bordo. A análise e interpretação dos dados foi feita conforme sugerido por Bogdan e Biklen (1994), ou seja, uma triangulação entre os dados coletados, a teoria e a pesquisadora. Após a coleta e análise dos dados foram definidas seis categorias com potencial para responder à questão norteadora: Insegurança, comprometimento, gestão do tempo, autonomia, relação professor aluno e indisciplina.
Abstract: The traditional method of teaching is still strongly present in teachers' practice, everything is centered on the teacher, who passes on the content to students in the form of expository classes. Students are the role of passive spectator, all that remains is to memorize and reproduce knowledge. Normally, the teacher summarizes the content on the board, solves some questions as examples or models, then defines homework with the aim of fixing the content. With a rigid and extensive curriculum, assessments are standardized and linear and the recovery of subjects not understood is superficial. To try to reverse this situation, in recent years several methodologies have been studied and introduced into the practice of teachers, including Active Methodologies, which consider the student as the center of the teaching and learning process, taking an active role in the construction of knowledge, being the teacher is an important mediator of the process. Among the Active Methodologies, we have Peer Instruction, which will be the focus of this research and its guiding question is "What impacts occur on teaching and learning when we adopt the Active Peer Instruction Methodology in the teacher's practice in the classroom ?” From this question, the main objective will be “Analyze the observations made and the reflections produced by students and teachers in the development of activities through the Active Peer Instruction Methodology”, following the steps proposed by Mazur (2015). qualitative research, was applied to a class of the 1st year of full secondary education at a public school in the city of Guarapuava/Paraná, using Active Methodologies (Bacich & Moron, 2018) and the Peer Instruction methodology (Mazur, 2015) as theoretical references. The data collection instruments were carried out through observation of the activities carried out and recording in the logbook. Data analysis and interpretation was carried out as suggested by Bogdan and Biklen (1994), that is, a triangulation between the collected data, the theory and the researcher. After data collection and analysis, six categories were defined with the potential to answer the guiding question: Insecurity, commitment, time management, autonomy, teacher student relationship and indiscipline.
Palavras-chave: Metodologia Ativa
Per Instruction (Instrução entre Pares)
Ensino e Aprendizagem
Active methodology
Per Instruction
Teaching and learning
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: RAMOS, TAÍS DE FÁTIMA. PEER INSTRUCTION (INSTRUÇÃO ENTRE PARES): UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. 66 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2122
Data de defesa: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Taís de Fátima Ramos.pdfDissertação - Taís de Fátima Ramos1,85 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
PEER INSTRUCTION v10.pdf9,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.