Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2117
Tipo do documento: Dissertação
Título: MARTHA NUSSBAUM E A FUNÇÃO DAS EMOÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA
Título(s) alternativo(s): Martha Nussbaum and the role of emotions in the constitution of an education for democracy
Autor: DUDA, BIANCA CARRARO 
Primeiro orientador: Brito, Evandro Oliveira de
Resumo: Esta pesquisa, de natureza básica, se orienta por uma análise fenomenológica hermenêutica, empregando-se os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica. Busca-se responder à seguinte pergunta: Qual a função da educação das emoções para a efetivação de uma educação para democracia? Para respondê-la, parte-se da teoria das emoções, da filósofa Martha Nussbaum (2004, 2006, 2008, 2014, 2015, 2019), perspectiva que aponta o caráter cognitivo das emoções e argumenta sobre a importância do cultivo de determinadas emoções para a estabilidade democrática e, por conseguinte, para a constituição de uma educação para a democracia. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é explicitar a importância da educação das emoções, a partir da das teorizações de Nussbaum, para a efetivação de uma educação para a democracia. Para dar conta desse empreendimento, estabeleceram-se três objetivos específicos que orientaram a organização dos três capítulos da dissertação: o primeiro capítulo tem como objetivo apresentar o conceito de emoção e os traços que compõem a teoria cognitivo-avaliativa de Nussbaum; o segundo capítulo objetiva explicitar como a teoria das emoções possibilita falar na educação delas, destacando-se as emoções da vergonha primitiva e a repugnância projetiva que, segundo a filósofa, podem ser prejudiciais para a democracia; o terceiro capítulo, entre outras coisas, insere o pensamento de Nussbaum no campo político, explicitando que tipo de democracia é defendido pela autora e apresentando as três habilidades que, do seu ponto de vista, são imprescindíveis para a cidadania democrática. Nele também se enfatizam algumas estratégias pedagógicas que podem estimular as emoções aliadas à democracia, especialmente a compaixão, e, ao abordá-las, argumenta-se que as artes e literaturas têm um papel central na educação das emoções. Em caráter de considerações finais, pretende-se argumentar que a teoria das emoções de Nussbaum pode contribuir para o debate acerca das formas de se efetivar a educação para a cidadania democrática.
Abstract: This investigation, of basic nature, is guided by a hermeneutic phenomenological analysis, using the technical procedures of bibliographical research. It seeks to answer the following question: What is the function of the education of emotions for the effectiveness of education for democracy? To answer it, the theory of emotions by philosopher Martha Nussbaum (2004, 2006, 2008, 2014, 2015, 2019) is the starting point. This perspective points out the cognitive character of emotions and argues about the importance of cultivating certain emotions for democratic stability and, consequently, for the constitution of education for democracy. Thus, the general objective of this research is to explain the importance of the education of emotions, based on Nussbaum's theorizations, for the realization of education for democracy. To achieve this goal, three specific objectives were established, which guided the organization of the three chapters of the dissertation: the first chapter aims to present the concept of emotion and the features that makeup Nussbaum's cognitive-evaluative theory; the second chapter aims to explain how the theory of emotions makes it possible to talk about their education, highlighting the emotions of primitive shame and projective disgust that, according to the philosopher, can be harmful to democracy; the third chapter, among other things, inserts Nussbaum's thought in the political field, explaining what kind of democracy is advocated by the author and presenting the three skills that, from her point of view, are essential for democratic citizenship. It also emphasizes some pedagogical strategies that can stimulate emotions allied to democracy, especially compassion, and, by addressing them, it argues that arts and literature have a central role in the education of emotions. As a final consideration, we intend to argue that Nussbaum's theory of emotions can contribute to the debate about the ways to implement education for democratic citizenship.
Palavras-chave: Emoções
Democracia
Educação
Martha Nussbaum
Emotions
Democracy
Education
Martha Nussbaum
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: DUDA, BIANCA CARRARO. MARTHA NUSSBAUM E A FUNÇÃO DAS EMOÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA. 2023. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2117
Data de defesa: 24-Ago-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Bianca Carraro Duda.pdfDissertação - Bianca Carraro Duda1,33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.