Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2112
Tipo do documento: Dissertação
Título: METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO PROPOSTA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: ANÁLISE INTERPRETATIVA POR MEIO DE UNIDADE DIDÁTICA
Título(s) alternativo(s): Active Learning Methodologies as a proposal in the initial training process of Biology teachers: Interpretive analysis through Didactic Unit
Autor: CALZA, KEILE 
Primeiro orientador: Stange, Carlos Eduardo Bittencourt
Resumo: Os cursos de formação inicial muitas vezes não contemplam as competências necessárias para o pleno exercício da profissão de professor. As práticas docentes precisam adequar-se às novas demandas que o mercado de trabalho exige, reflexo de uma sociedade globalizada e informatizada. A tecnologia na educação vem progredindo cada vez mais e provocando mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Faz-se necessário então, a discursão da funcionalidade das práticas docentes hoje utilizadas. Neste contexto, as metodologias ativas de aprendizagem surgem no intuito de reflexão da atuação docente. O método ativo, pode ser um dos modos de encaminhar a formação profissional, pois estimula o aluno a problematizar, a refletir, escolher, criar, intervir e transformar. Diante dessa perspectiva, essa pesquisa teve como objetivo compreender as metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, analisando qual sua importância para a efetiva formação inicial de professores de Biologia, enquanto possibilidade em novos caminhos e subsídios para a concretização de uma educação voltada para as demandas atuais. Metodologicamente, este estudo tem abordagem quali-quantitativa e é pautado na metodologia da pesquisa-ação, sendo os dados coletados durante à aplicação de uma Unidade Didática, junto à discentes do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), município de Palmas, PR, por meio de seminários, entrevistas individuais e/ou em grupo focal e avaliação escrita. A análise dos resultados mediante análise descritivo-interpretativa dos dados coletados, análogo ao modelo estrutural descritivo interpretativo, proposto por Stange, Moreira e Villagrá (2018). Os resultados deste trabalho foram positivos, pois os discentes, por meio de seus argumentos, demonstraram indícios de aprendizagem, contudo, foi possível observar que eles necessitam de maior compreensão sobre conceitos e técnicas de aplicação das metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Biologia.
Abstract: Initial training courses often do not include the necessary skills for the full exercise of the teaching profession. Teaching practices need to adapt to the new demands that the labor market requires, a reflection of a globalized and computerized society. Technology in education has been progressing more and more and causing changes in the teaching and learning process. It is then necessary to discuss the functionality of the teaching practices used today. In this context, active learning methodologies emerge in order to reflect on the teaching practice. The active method can be one of the ways of forwarding professional training, as it encourages students to problematize, reflect, choose, create, intervene and transform. Given this perspective, this research aimed to understand the active methodologies in the teaching and learning process, analyzing its importance for the effective initial training of Biology teachers, as a possibility for new paths and subsidies for the implementation of an education focused on the current demands. Methodologically, this study has a quali-quantitative approach and is based on the methodology of action research, with data collected during the application of a Didactic Unit, together with students of the Biological Sciences-Licenciatura course, at the Federal Institute of Paraná (IFPR) , municipality of Palmas, PR, through seminars, individual and/or focus group interviews and written evaluation. The analysis of results through descriptive-interpretive analysis of the collected data, analogous to the descriptive-interpretive structural model proposed by Stange, Moreira and Villagrá (2018). The results of this work were positive, as the students, through their arguments, showed evidence of learning, however, it was possible to observe that they need a greater understanding of concepts and techniques for applying active learning methodologies in the teaching of Biology.
Palavras-chave: Método ativo
Formação docente
Processo de ensino e aprendizagem
Active method
Teacher training
Teaching and learning process
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: CALZA, KEILE. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO PROPOSTA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: ANÁLISE INTERPRETATIVA POR MEIO DE UNIDADE DIDÁTICA. 2023. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2112
Data de defesa: 22-Jun-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Keile Calza.pdfDissertação - Keile Calza1,75 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Keile Calza-Produto Educacional.pdfKeile Calza-Produto Educacional1,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.