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Tipo do documento: Dissertação
Título: ASSOCIATIVISMO FEMININO, BAILES DE DEBUTANTES E MEMÓRIAS: HISTÓRIA DAS MULHERES E O GRÊMIO FLORES DA PRIMAVERA EM IRATI-PR (1954-1978)
Autor: ANTOSZCZYSZYN, LUCAS 
Primeiro orientador: Lourenço, Alexandra
Resumo: Esta dissertação apresenta histórias e memórias de mulheres do e no Grêmio Flores da Primavera, em Irati-Paraná, a partir das perspectivas de Relações de Gênero e História das Mulheres. O recorte temporal é estabelecido, durante os anos de 1954-1978, por apresentar um recorte viável para compreender a sociedade, as mulheres e as relações de gênero em suas dimensões locais. Para tal, foi preciso refletir a respeito da sociedade iratiense, que passou por transformações advindas do processo de urbanização e industrialização entre os anos 1950 e 1960 (os ‘’anos dourados’’ da produção cultural brasileira), o que possibilitou a ascensão de um grupo significativo à classe média, pelo aumento de poder aquisitivo, mas muito mais pela detenção de meios de produção, habilidades e organização. Deste modo, as pessoas passaram a constituir grupos seletivos e usufruir desses espaços formais de sociabilidade, como os clubes e agremiações de teor lúdico e recreativo, demarcando uma elite social, composta por cidadãos influentes na esfera da sociabilidade formal do meio urbano. Esse fenômeno é analisado pela compreensão dos esquemas simbólicos que delimitam as diferenças, os significados, conforme propõe Pierre Bourdieu (1998). Em Irati dos anos 1950, o Clube do Comércio poderia agregar homens dessa categoria, enquanto as mulheres, poderiam associar-se ao Grêmio Flores da Primavera. Identifica-se uma separação entre os clubes, voltados para a associação masculina, e os grêmios, para a associação feminina, por conta da presença de discursos que, a partir das diferenças biológicas, estabeleciam diferenças culturais, sociais e políticas entre os mesmos. Fundado em 1921, o Grêmio Flores da Primavera foi um dos espaços de sociabilidade formal frequentados pelas mulheres da elite social e dispunha de dispositivos que visavam a construção e a manutenção de feminilidades. A partir dos anos 1950 até os anos 1980, nesse grêmio, constrói-se uma tradição, a organização dos bailes de debutantes, eventos estes que são marcas do período de urbanização e refletem, em discursos conservadores, o papel das mulheres na sociedade. Depois dos anos 1980, os bailes de debutantes passam a ser cada vez menos frequentes, assim como a atividade do quadro social do Grêmio Flores da Primavera. Ao desfrutar de tais espaços masculinizados e feminilizados (o clube de homens e o grêmio de mulheres), a elite social produzia e era incorporada pelo capital simbólico, partia de estratégias forjadas para alcançar seus objetivos, pelo reconhecimento entre os pares interiores aos clubes (os sócios do clube e sócias do grêmio, o que inclui as suas respectivas diretorias), enquanto os ‘’igualmente sociáveis’’, eram reconhecidos ante a sociedade iratiense. No que diz respeito ao grêmio das mulheres, pôde-se concluir análises historiográficas de documentos deixados por essa organização, por suas participantes e pelas debutantes, que se constituem como fontes históricas. Analisaram-se diversos corpus documentais, como atas, ofícios, correspondências, colunas em periódicos, cartilhas de missa, carnet de baile, memórias obtidas pela oralidade. Assim, encontraram-se vestígios de como seria a atuação, a vivência e a organização dessas mulheres naquele âmbito da sociedade iratiense, permitindo uma compreensão sob o domínio dos esquemas simbólicos em que as agentes históricas estavam envoltas, reforçando, assim, as diferenças construídas entre os gêneros. Para embasar as discussões, tomamos como parâmetros as contribuições teórico-metodológicas de Joan Scott, Pierre Bourdieu, Michel Foucault, Michel de Certeau, Michelle Perrot, Roger Chartier, Maurice Halbwachs, Michael Pollak, dentre tantos outros pesquisadores e pesquisadoras das mais diversas áreas do conhecimento.
Abstract: This dissertation presents stories and memories of women from and in Grêmio Flores da Primavera, in Irati - Paraná, from the perspectives of Gender Relations and Women's History. The temporal cut is established during the years 1954 - 1978, as it presents itself as a viable cut to understand society, women and gender relations in their local dimensions. To this end, it was necessary to reflect on the Iratian society, which underwent transformations arising from the urbanization and industrialization process between the 1950s and 1960s (the "golden years" of Brazilian cultural production), which enabled the rise of a significant group to the middle class, due to the increase in purchasing power, but much more due to the possession of means of production, skills and organization. In this way, these people started to form selective groups and enjoy these formal spaces of sociability, such as clubs and associations with a ludic and recreational content, demarcating a social elite, composed of influential people in the sphere of formal sociability in the urban environment. This phenomenon is analyzed by understanding the symbolic schemes that delimit the differences, the meanings, as proposed by Pierre Bourdieu (1998). In Irati in the 1950s, the Clube do Comércio could add men from this category, while women could join the Grêmio Flores da Primavera. A separation was identified between the clubs, aimed at the male association, and the guilds, towards the female association, due to the presence of discourses that, based on biological differences, established cultural, social and political differences between them. Founded in 1921, Grêmio Flores da Primavera was one of the spaces of formal sociability frequented by women of the social elite and had devices aimed at the construction and maintenance of femininity. From the 1950s to the 1980s, in this guild, a tradition was built, the organization of debutante balls, events that are hallmarks of the urbanization period and that reflect in conservative discourses regarding the role of women in society. After the 1980s, debutante balls became less and less frequent, as was the activity of the Grêmio Flores da Primavera membership. By enjoying these masculinized and feminized spaces (the men's club and the women's guild), the social elite produced and was incorporated by symbolic capital, departing from forged strategies to achieve their goals, whether recognition among peers inside the clubs (the members of the club and members of the guild, which includes their respective directors) while the ''equally sociable'', were the recognition before the Iratiense society. With regard to the women's guild, it was possible to conclude historiographical analyzes of documents left by this organization, by its participants and by the debutantes, which constitute themselves as historical sources. Several documental corpus were analyzed, such as minutes, official letters, correspondence, columns in periodicals, mass booklets, dance carnets, memories obtained orally. Thus, traces of how these women's performance, experience and organization would be in that context of Iratian society, allowing an understanding under the domain of the symbolic schemes that such historical agents were involved, which reinforce the differences built between the genders. To support these discussions, we took as parameters the methodological theoretical contributions of Joan Scott, Pierre Bourdieu, Michel Foucault, Michel de Certeau, Michelle Perrot, Roger Chartier, Maurice Halbwachs, Michael Pollak, among many other researchers from the most diverse areas of knowledge.
Palavras-chave: História das Mulheres
Grêmio Flores da Primavera
Irati - PR
Women 's History
Grêmio Flores da Primavera
Irati - PR
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado)
Citação: ANTOSZCZYSZYN, LUCAS. ASSOCIATIVISMO FEMININO, BAILES DE DEBUTANTES E MEMÓRIAS: HISTÓRIA DAS MULHERES E O GRÊMIO FLORES DA PRIMAVERA EM IRATI-PR (1954-1978). 2022. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2101
Data de defesa: 29-Jul-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

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