Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2050
Tipo do documento: Dissertação
Título: RESISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA: A SUBJETIVIDADE E AS INVISIBILIDADES PRODUZIDAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DO ESPAÇO URBANO DE GUARAPUAVA (PR) RETRATADAS PELO RAP
Título(s) alternativo(s): Resistencias y (re)existencias: subjetividades e invisibilidades producidas a partir de experiencias cotidianas en el espacio urbano de Guarapuava (PR) retratadas por el Rap
Autor: LARA, VIVIANE DE 
Primeiro orientador: Silva, Jefferson Olivatto da
Resumo: É sabido que o Brasil enfrenta numerosos problemas relacionados à diversidade étnico-racial e à discriminação dos negros, de tal forma que os impactos da segregação socioespacial se articulam com as desigualdades raciais na sociedade brasileira. Partindo do contexto da cidade de Guarapuava-PR, o fenômeno segregatório advindo do racismo, da repressão e das desigualdades sociais tão visíveis, se constituiu como a base para o desenvolvimento desta pesquisa de resistência, a qual buscou compreender o fenômeno da segregação socioespacial na cidade de Guarapuava, a partir do Rap e de suas potencialidades, salientando a dimensão educativa contida nas letras, visto que há uma relação entre a produção do espaço e a produção da subjetividade oriundas da exclusão gerada em meio a esse processo, afetando diretamente o direito ao uso do espaço público da cidade. Para chegar aos resultados deste estudo, a metodologia escolhida foi a análise do discurso (AD) na perspectiva foucaultiana e as constelações de aprendizagem, propostas por Jefferson Olivatto da Silva, a fim de compreender a trajetória do Rap, as nuances que compõem as suas letras e as intervenções de seus representantes (rappers). Para tanto foram incluídos na pesquisa quatro rappers da cidade de Guarapuava: Nzumba, Cristiano Santos, Christian Rony Ferreira (Breeze) e Scheyla Oliver e analisadas dez canções. O estudo foi desenvolvido em três capítulos sendo o primeiro destinado à descrição metodológica, o segundo a apresentação de conceitos chaves para a pesquisa e o terceiro à descrição do campo de pesquisa, à organização das letras via categorias de análise e às discussões. Os resultados conduziram a compreensão de que o Rap é uma importante ferramenta dentro da educação informal e que tem sido responsável por produzir diferentes formas de mobilização, conscientização e intervenção política e social. As letras das músicas demonstraram um discurso de resistência frente as vivências sociais e aos problemas do dia a dia da favela. Conclui-se assim que a exclusão típica da forma de organização das cidades pelo processo de segregação socioespacial é uma pauta recorrente nas letras de Rap. Esse gênero musical vem do encontro com o que é individual, do objetivo pessoal com o projeto de outros indivíduos, formando uma ação coletiva de ideais comuns, criando uma comunidade de aprendizagem, que contribui de maneira positiva na construção da identidade, conquista social, empoderamento e ocupação de espaços.
Abstract: Se sabe que Brasil enfrenta numerosos problemas relacionados con la diversidad étnico-racial y discriminación contra los negros, de tal manera que los impactos de la segregación socioespacial se articulan con las desigualdades raciales en la sociedad brasileña. Partiendo del contexto de la ciudad de Guarapuava-PR, el fenómeno de la segregación proveniente del racismo, la represión y las desigualdades sociales tan visibles, constituyó la base para el desarrollo de esta investigación de resistencia, que buscó comprender el fenómeno de la segregación socioespacial en Guarapuava, PR del Rap y su potencial, destacando la dimensión educativa contenida en las letras, ya que existe una relación entre la producción de espacio y la producción de subjetividad derivada de la exclusión generada en medio de este proceso, afectando directamente el derecho de uso el espacio público en la ciudad. Para llegar a los resultados de este estudio, la metodología elegida fue el análisis del discurso (AD) desde la perspectiva foucaultiana y las constelaciones de aprendizaje, propuesta por Jefferson Olivatto da Silva para comprender la trayectoria del Rap, los matices que componen sus letras y las intervenciones de sus representantes (raperos). Para ello, se incluyeron en la investigación cuatro raperos de la ciudad de Guarapuava: Nzumba, Cristiano Santos, Christian Rony Ferreira (Breeze) y Scheyla Oliver, y se analizaron diez canciones. El estudio se desarrolló en tres capítulos, el primero destinado a la descripción metodológica, el segundo a la presentación de conceptos clave para la investigación y el tercero a la descripción del campo de investigación, la organización de las letras a través de categorías de análisis y la discusiones Los resultados permitieron comprender que el Rap es una herramienta importante dentro de la educación informal y que ha sido responsable de producir diferentes formas de movilización, sensibilización e intervención política y social. Las letras de las canciones demuestran un discurso de resistencia frente a las experiencias sociales y los problemas cotidianos de la favela. Se concluye así que la típica exclusión de la forma de organización de las ciudades por el proceso de segregación socioespacial es un patrón recurrente en las letras de Rap. Este género musical surge del encuentro con lo individual, el objetivo personal con el proyecto de otros individuos, formando una acción colectiva de ideales comunes, creando una comunidad de aprendizaje, que contribuya positivamente a la construcción de identidad, realización social, empoderamiento y ocupación de espacios.
Palavras-chave: Segregação socioespacial
Rap
Análise do discurso
Constelações de aprendizagem
Processos educativos
Segregación socioespacial
Música Rap
Análisis del habla
Constelaciones de aprendizaje
Procesos educativos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: LARA, VIVIANE DE. RESISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA: A SUBJETIVIDADE E AS INVISIBILIDADES PRODUZIDAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DO ESPAÇO URBANO DE GUARAPUAVA (PR) RETRATADAS PELO RAP. 2023. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2050
Data de defesa: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Viviane de Lara.pdfDissertação - Viviane de Lara1,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.