Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGERMANO, ANA PAULA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3455214428789516por
dc.contributor.advisor1Caetano, Joyce Jaquelinne-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6868799162220668por
dc.contributor.advisor-co1Piekarski, Ana Elisa Tozetto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805611498433082por
dc.date.accessioned2023-04-12T21:42:19Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationGERMANO, ANA PAULA. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O USO DA PLATAFORMA PROGRAMAÊ!. 2022. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2038-
dc.description.resumoO Pensamento Computacional (PC) pode ser entendido como uma abordagem para resolução de problemas, projetos de sistemas e compreensão do comportamento humano que utiliza conceitos fundamentais da ciência da computação, uma habilidade fundamental para todos. Considerando a necessidade de desenvolver competências e habilidades que estimulem o PC, os profissionais da educação devem proporcionar aos alunos práticas adequadas e motivadoras para esse fim. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar o desenvolvimento do PC por meio da plataforma Programaê!, que utiliza a programação em blocos como ferramenta para esse fim. Para isso, um roteiro de atividades da plataforma Programaê! foi preparado, com o objetivo de estimular o PC em alunos do Ensino Técnico em Nível Médio. A experiência de ensino envolveu alunos do 1ª ano do curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, em Guarapuava-PR. Os dados coletados durante a experiência de ensino foram analisados seguindo a metodologia de análise de conteúdo. A análise consistiu em relacionar as práticas adotadas durante o desenvolvimento das atividades selecionadas às quatro dimensões do TC (também chamadas de pilares): abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmos. Os resultados mostraram que os alunos desenvolveram habilidades de PC, de acordo com as dimensões, o que é evidenciado pelo uso adequado dos elementos de programação (eventos, repetições, estruturas de seleção e funções) nas atividades propostas. Considerando o PC como tema transversal, o produto didático resultante desta pesquisa constitui-se em um roteiro de atividades para apoiar professores de diferentes disciplinas, que buscam estimular o desenvolvimento das habilidades do PC.por
dc.description.abstractComputational Thinking (CT) can be understood as an approach to problem solving, systems design and understanding human behavior that uses fundamental concepts of computer sciense, a fundamental skill for everyone. Considering the need to develop skills and abilities that stimulate CT, education professionals should provide students with appropriate and motivating practices for this purpose. In this context, this research aim is investigate the development of the PC through the Programaê! platform, which uses block based programming as a tool for this purpose. For this, a roadmap of activities for the Programaê! platform was prepared, aiming to stimulate CT in students of Secondary Technical Education. The teaching experience involved students in the 1st year of the Technical Course in Informatics at Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, in Guarapuava-PR. Data collected during the teaching experience were analyzed following the content analysis methodology. The analysis consisted of relating the practices adopted during the development of the selected activities to the four CT dimensions (also called pillars): abstraction, decomposition, pattern recognition and algorithms. The results showed that the students developed CT skills, according to the dimensions, which is evidenced by the adequate use of programming elements (events, loops, selection structures and functions) in the proposed activities. Considering CT as a transverse theme, the didactic product resulting from this research constitutes a roadmap of activities to support teachers from different disciplines, who seek to encourage the development of CT skills.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2023-04-12T21:42:19Z No. of bitstreams: 5 Dissertação - Ana Paula Germano.pdf: 1634687 bytes, checksum: 848eaa40961d6d924052e42057922abf (MD5) Produto Educacional - Introdução-3.pdf: 2383727 bytes, checksum: 5745e156e9d1fe49bc1ed680b641e8ae (MD5) Produto Educacional - Fácil.pdf: 2655128 bytes, checksum: f6f4581cdddecc98997f4046223a7102 (MD5) Produto Educacional - Intermediário.pdf: 3341523 bytes, checksum: 760c4f57e8646a3d9c87c1274b9adda9 (MD5) Produto Educacional - Difícil.pdf: 2341346 bytes, checksum: 226bda1de41c1d9e1258b8fd63cd72d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-12T21:42:19Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Dissertação - Ana Paula Germano.pdf: 1634687 bytes, checksum: 848eaa40961d6d924052e42057922abf (MD5) Produto Educacional - Introdução-3.pdf: 2383727 bytes, checksum: 5745e156e9d1fe49bc1ed680b641e8ae (MD5) Produto Educacional - Fácil.pdf: 2655128 bytes, checksum: f6f4581cdddecc98997f4046223a7102 (MD5) Produto Educacional - Intermediário.pdf: 3341523 bytes, checksum: 760c4f57e8646a3d9c87c1274b9adda9 (MD5) Produto Educacional - Difícil.pdf: 2341346 bytes, checksum: 226bda1de41c1d9e1258b8fd63cd72d8 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8823/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Ana%20Paula%20Germano.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8825/Produto%20Educacional%20-%20Introdu%c3%a7%c3%a3o-3.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8827/Produto%20Educacional%20-%20F%c3%a1cil.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8829/Produto%20Educacional%20-%20Intermedi%c3%a1rio.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8831/Produto%20Educacional%20-%20Dif%c3%adcil.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurso Técnicopor
dc.subjectLógica Computacionalpor
dc.subjectProgramação em Blocospor
dc.subjectSecondary Technical Educationeng
dc.subjectComputational logiceng
dc.subjectBlock-based programmingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O USO DA PLATAFORMA PROGRAMAÊ!por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Paula Germano.pdfDissertação - Ana Paula Germano1,6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Introdução-3.pdfProduto Educacional - Introdução2,33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Fácil.pdfProduto Educacional - Fácil2,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Intermediário.pdfProduto Educacional - Intermediário3,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Difícil.pdfProduto Educacional - Difícil2,29 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.