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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, GIOVANA DE PAULA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3159080442783330por
dc.contributor.advisor1Silva, Edson Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855415041274093por
dc.date.accessioned2023-03-10T14:39:05Z-
dc.date.issued2023-02-07-
dc.identifier.citationSANTOS, GIOVANA DE PAULA. A PÉCORA, DE NATÁLIA CORREIA: DRAMATURGIA, HISTÓRIA E RELIGIÃO. 2023. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2013-
dc.description.resumoA presente pesquisa pretende analisar, à luz das concepções teóricas a respeito da Dramaturgia, História e Religião, a peça A Pécora (1990), de Natália Correia, buscando identificar a representação das duas faces de Melânia Sabini, desmistificando a personagem que atua como santa e prostituta, pontuando a relação que se estabelece entre a realidade e a imaginação, a fé e a razão, a salvação e a danação da alma. A obra nataliana revisita a História e encena uma variação fictícia das Aparições de Fátima, reinterpretado novos contornos do Milagre do Sol, propiciando, por meio da Literatura, a cisão ao arquétipo de uma figura santificada, aproximando a personagem da essência humana, por vezes falha e vulnerável. Para tanto, nos servirão como referências os ensinamentos de Bertold Brecht em Estudos sobre teatro (1978), Luciana Stegagno Picchio em História do teatro português (1964), Brevíssima história de Portugal (2016), de António H. Rodrigo de Oliveira Marques, Mito e realidade (1972) e O sagrado e o profano (1992), de Mircea Eliade, dentre outros pesquisadores necessários para o aporte teórico e mapeamento da peça. Desta forma, procurar-se-á refletir como a escrita de autoria feminina, em especial de Natália Correia, propõe um novo olhar de libertação do corpo e do pensamento feminino, entrelaçando as vozes coletivas que sustentam o milagre e a ocupação fictícia das lacunas deixadas nesse acontecimento, buscando, por meio da ampliação dos horizontes que a literatura possibilita, a análise crítica sócio-histórica e cultural presente na peça. Por fim, importa-nos também verificar de que maneira o atravessamento dos discursos, quando encenados no palco diante do público, são capazes de mostrar que o passado se faz presente, inclusive no momento atual.por
dc.description.abstractThe present research intends to analyze, in the light of theoretical conceptions about dramaturgy, History, and religion the play A Pécora (1990) by Natália Correia, seeking to identify the representation of the two faces of Melania Sabini, demystifying the character who acts as a saint and a prostitute, punctuating the relationship that is established between reality and imagination. Natália Correia’s work revisits History and stages a fictional variation of the Apparitions of Fátima, reinterpreting new contours of the Miracle of the Sun, providing, through Literature, the split between the archetype of a sanctified figure. For this purpose, the teachings of Bertold Brecht (1978), Luciana Stegagno Picchio in Story of theater português (1964), Brief Story of Portugal (2016) by António H. Rodrigo de Oliveira Marques, Myth and reality (1972) and The sacred the profane (1992) by Mircea Eliade, among other researchers, will serve as references. In this way, we will intend to reflect how the writing of female authorship, specially Natália Correa, proposes a new perspective at the liberation of the female body and thought, intertwining the collective voices that support the miracle and the fictitious occupation of the gaps left in this event, seeking, through the broadening of horizons that theatrical art makes possible, the socio-historical and cultural critical analysis present in the play. Finally, it is also important for us to verify how the relation of discourses, when played on stage in front of the public, are able to show that the past is present, even in the actual moment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2023-03-10T14:39:05Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Giovana de Paula Santos.pdf: 1607108 bytes, checksum: 5dae1ce16f180699882b6a4263462d61 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-10T14:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Giovana de Paula Santos.pdf: 1607108 bytes, checksum: 5dae1ce16f180699882b6a4263462d61 (MD5) Previous issue date: 2023-02-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8710/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Giovana%20de%20Paula%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectA Pécorapor
dc.subjectNatália Correiapor
dc.subjectDramaturgiapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectPécoraeng
dc.subjectNatalia Correiaeng
dc.subjectDramaturgyeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectReligioneng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA PÉCORA, DE NATÁLIA CORREIA: DRAMATURGIA, HISTÓRIA E RELIGIÃOpor
dc.typeDissertaçãopor
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