Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2007
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | NASCIMENTO, MARILENE FRANÇA DO | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6736612926246822 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cardozo, Poliana Fabíula | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1834607520455691 | por |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T15:25:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, MARILENE FRANÇA DO. POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE REFUGIADOS NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA. 2022. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-Pr. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2007 | - |
dc.description.resumo | Produto de eventos mundiais, o deslocamento forçado redesenha constantemente os índices de migração global, aumentando o quantitativo de indivíduos com status de refugiados no Brasil. A esse fenômeno emerge a necessidade de se propor ações e políticas interventivas de acolhimento e integração no contexto educacional. Considerando a educação como dispositivo de superação e promoção social, a dissertação versa sobre a atuação e perspectiva da instituição de ensino superior quanto ao ingresso de pessoas refugiadas que desejam continuar seus estudos no país receptor. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as políticas normativas para o ingresso e permanência de refugiados na UNILA. Orientado numa metodologia de pesquisa qualitativa aplicada à pesquisa bibliográfica e análise documental, o estudo busca um entendimento reflexivo e crítico a respeito das migrações internacionais, dos deslocamentos forçados, dos refugiados e dos direitos e oportunidades a estes dispostos quanto ao acesso à educação superior. Procurando identificar o protagonismo exercido por instituições públicas em defesa da inclusão/ integração dos refugiados no ensino superior, a pesquisa cumpre-se na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no Estado do Paraná, permitindo explorar sua representação diante do tema. A questão investigativa motiva a análise de: Como a UNILA executa a política formal de inclusão de refugiados no ensino superior? A questão é respondida mediante as análises de dados subsidiadas sob as categorias: a) Política de acesso e permanência à luz dos ditames do ACNUR; b) Ações interativas na IES como perspectiva de progresso inclusivo para refugiados; c) Elementos confluentes no processo inclusivo de acesso e permanência de refugiados no ensino superior. O estudo mostra que a instituição pratica políticas e procedimentos exequíveis em conformidade com os dispositivos legais contemplando diferentes status jurídicos, destacando-se o comprometimento da IES com a assistência e monitoramento como fator condicionante do êxito acadêmico. Infere o estudo, a importância de eventos institucionais não formais como aliados numa abordagem proximal, bem como o investimento em meios multiformes de divulgação de oportunidades de acesso. | por |
dc.description.abstract | As a product of world events, forced displacement constantly redesigns the global migration rates, increasing the number of individuals with refugee status in Brazil. This phenomenon gives rise to the need to propose actions and interventionist policies for welcoming and integration in the educational context. Considering education as a device for overcoming and social promotion, the thesis is about the performance and perspective of the higher education institution regarding the entry of refugees who wish to continue their studies in the receiving country. The general objective of this research is to analyze the regulatory policies for the admission and permanence of refugees at UNILA. Guided by a qualitative research methodology applied to bibliographic research and document analysis, the study seeks a reflexive and critical understanding of international migrations, forced displacement, refugees and the rights and opportunities available to them regarding access to higher education. Seeking to identify the protagonism exercised by public institutions in defense of the inclusion/integration of refugees in higher education, the research is carried out at the Federal University of Latin American Integration (UNILA), in the state of Paraná, allowing us to explore its representation on the topic. The investigative question motivates the analysis of: How does UNILA implement the formal policy for the inclusion of refugees in higher education? The question is answered through subsidized data analyses under the categories: a) Access and permanence policy in the light of UNHCR dictates; b) Interactive actions at HEIs as perspective for inclusive progress for refugees; c) Confluente elements in the inclusive process of access and permanence of refugees in higher education. The study shows that the institution practices feasible policies and procedures in compliance with the legal provisions contemplating different legal statuses, highlighting the HEI's commitment to assistance and monitoring as a conditioning factor for academic success. The study infers the importance of non-formal institutional events as allies in a proximal approach, as well as investment in multiform means of disseminating access opportunities. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2023-02-16T15:25:45Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marilene França do Nascimento.pdf: 775540 bytes, checksum: 077052e07eca6e7f3ec3d7f419950d65 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-16T15:25:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marilene França do Nascimento.pdf: 775540 bytes, checksum: 077052e07eca6e7f3ec3d7f419950d65 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8684/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marilene%20Fran%c3%a7a%20do%20Nascimento.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Universidade | por |
dc.subject | Refúgio | por |
dc.subject | Equidade | por |
dc.subject | University | eng |
dc.subject | Refuge | eng |
dc.subject | Equity | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE REFUGIADOS NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA | por |
dc.title.alternative | Public Policies of Inclusion and Integration of Refugees in Higher Education in the Context of Latin American Integration University | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Marilene França do Nascimento.pdf | Dissertação - Marilene França do Nascimento | 757,36 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.