Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRUNETTI, DULCENI TEREZINHA AVILA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0840161005074004por
dc.contributor.advisor1Crisostimo, Ana Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8037048007322886por
dc.date.accessioned2022-12-07T19:16:10Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationBRUNETTI, DULCENI TEREZINHA AVILA. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM FOCO NAS ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS. 2022. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1983-
dc.description.resumoO tema inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais é normalmente atrelado a alguma deficiência e habitualmente entre os professores os estudantes com Altas Habilidades e Superdotação (AH e SD) não são vistos como público da Educação Especial. Para mudar essa realidade este trabalho propõe que os conhecimentos sobre o assunto sejam inseridos desde a formação inicial de professores, pois cabem aos mesmos as adequações necessárias ao desenvolvimento do potencial desses estudantes. As leis reconhecem os indivíduos com AH e SD como público alvo da Educação Especial e prevê o serviço educacional especializado a todos os estudantes que dele necessitarem. Porém, pode se observar que entre os professores quase não há propostas nas quais se discutem adequações curriculares que atendam esse grupo de estudantes. Por conseguinte este trabalho objetivou analisar a formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas no tocante a temática AH e SD, por meio da intervenção de um curso. A metodologia adotada foi à pesquisa Participante. Os sujeitos da pesquisa foram quinze graduandos do quarto ano da disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II, do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da UNICENTRO, Guarapuava-PR. Na análise dos resultados, percebeu-se que o curso contribuiu de maneira significativa na formação inicial docente, ampliando os olhares dos participantes sobre as AH e SD. De maneira geral, os licenciandos surpreenderam positivamente quanto ao interesse em relação à temática tratada e aos avanços significativos em relação aos conceitos e conhecimentos prévios demonstrados inicialmente. Outro resultado da intervenção pedagógica foi à elaboração do e-book que contempla estratégias e metodologias para auxiliar professores no exercício profissional em relação ao processo ensino aprendizagem da temática AH e SD.por
dc.description.abstractThe theme of inclusion of students that needs special educational is usually linked to problems or disabilitys and, commonly, among teachers, students with High Abilities/Giftness are not seen as a special education public. In order to change this reality, this work proposes that the knowledge on the subject be inserted from the beginning of the formation, since it is supposed to teachers to make the necessary adjustments to develop the potential of these students. The laws recognize individuals with high habilities as a target of audience for special education and provides specialized educational service to all students who need it. However, among the teachers there are almost no proposals with curricular adjustments that helps this group of students are discussed. Therefore, this work aimed to contribute to the initial training of teachers in the Biological Sciences course regarding the theme of high habilities/ giftness, through the intervention of a remote format course. The methodology adopted for this study was participatory research. The research subjects were fifteen graduates of the Biological Sciences-Licentiate course at UNICENTRO, Guarapuava-PR. In the end of the reseach, it was noticed that the course contributed significantly to initial teacher training, expanding the participants' perspectives on the high habilities/ giftness theme. In general, the undergraduates were positively surprised and interested in the subject addressed and in the significant advances in relation to the concepts and knowledge initially demonstrated. Another result of the pedagogical intervention was the elaboration of the e-book that includes strategies and methodologies to help teachers in their professional practice in relation to the teaching-learning process of the high habilities/ giftness theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-12-07T19:16:10Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Dulceni Terezinha Avila Brunetti.pdf: 1205094 bytes, checksum: 54d00645dc14fc763a2efa151104ce81 (MD5) Produto Educacional Ebook Conhecer para compreender as altas habilidades e superdotação.pdf: 15901243 bytes, checksum: 271327c61641edeaa397301c5e119078 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-07T19:16:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Dulceni Terezinha Avila Brunetti.pdf: 1205094 bytes, checksum: 54d00645dc14fc763a2efa151104ce81 (MD5) Produto Educacional Ebook Conhecer para compreender as altas habilidades e superdotação.pdf: 15901243 bytes, checksum: 271327c61641edeaa397301c5e119078 (MD5) Previous issue date: 2022-02-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8572/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dulceni%20Terezinha%20Avila%20Brunetti.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8574/Produto%20Educacional%20Ebook%20Conhecer%20para%20compreender%20as%20altas%20habilidades%20e%20superdota%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAltas Habilidades e Superdotaçãopor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectHigh habilities/ giftnesseng
dc.subjectInitial Teacher Trainingeng
dc.subjectBiology Teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleFORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM FOCO NAS ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXPERIÊNCIAS INCLUSIVASpor
dc.title.alternativeInitial teacher training in the biological sciences degree course with a focus on high skills and giftedness: reflections on pedagogical practice and inclusive experienceseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Dulceni Terezinha Avila Brunetti.pdfDissertação - Dulceni Terezinha Avila Brunetti1,18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional Ebook Conhecer para compreender as altas habilidades e superdotação.pdf Produto Educacional Ebook Conhecer para compreender as altas habilidades e superdotação15,53 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.