Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGAVRON, PAULO FERNANDO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8515072732777867por
dc.contributor.advisor1Crisostimo, Ana Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8037048007322886por
dc.date.accessioned2022-12-07T18:58:05Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.identifier.citationGAVRON, PAULO FERNANDO. SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2022. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1982-
dc.description.resumoNo cotidiano do ensinar os professores se deparam com dificuldades para trabalhar a temática Evolução, destacando-se dificuldades de ordem conceitual, sociocultural bem como estratégias didáticas que contribuam para a compreensão dos conceitos-chaves da teoria evolutiva. Diante deste cenário, esta pesquisa resulta de algumas reflexões sobre a prática profissional e o ensino na Educação Básica, com ênfase na temática Evolução. Por meio de uma pesquisa investigativa e prática com enfoque qualitativo propôs-se a elaboração e aplicação de uma sequência didática instrumentalizadora, no formato on-line, com os sujeitos desta pesquisa, com aulas dinâmicas, atrativas e significativas, a fim de aprofundar as reflexões sobre a teoria evolutiva, num contexto concreto, recorrendo aos tempos geológicos e à história da vida na Terra como contributos para o surgimento da humanidade. Como princípio norteador dessa formação inicial, a Teoria da Aprendizagem Socioconstrutivista de Vygotsky se apresenta como fundamental. Os resultados sugerem que as práticas metodológicas desta formação inicial contribuem para a formação inicial de professores de Ciências Biológicas, permitindo complementar e ampliar o ensino com ênfase na temática Evolução. Elas também favorecem um horizonte sugestivo de aulas sobre a possibilidade de entendimento da evolução, considerando a da vida e dos seres vivos na Terra bem como o surgimento da humanidade. Conclui-se pelos resultados obtidos, que a sequência didática ora apresentada, sugere atividades que demonstraram ser significativas ao propor metodologias diferenciadas, para o resgate e construção de conhecimentos prévios e permitiu ainda, conhecer os processos que levaram ao surgimento da humanidade.por
dc.description.abstractThis research results from some reflections on professional practice and teaching in Basic Education, with an emphasis on the concept of evolution, in research with a qualitative approach. In everyday use, teachers face difficulties in working on the topic, whether they are: conceptual, sociocultural and didactic strategies that contribute to understanding the key concepts of evolutionary theory. The training proposal was the preparation and application of instrumental didactics, in online format, with dynamic, attractive and relevant classes, an end-of-sequence to deepen reflections on an evolutionary theory, in a concrete context, using geological times and to the history of life on Earth as contributions to the emergence of humanity. The results obtained that the methodological practices of this initial training are completing the objective, allowing to complement and expand the teaching with an emphasis on the teaching of evolution. As a guiding principle of this initial training, Vygotsky's Socio-constructivist Learning Theory is presented as fundamental. This initial training presents a suggestive horizon of classes on the possibility of understanding evolution, considering the history of life and living beings on Earth.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-12-07T18:58:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf: 509796 bytes, checksum: 007f310172248920f4b106873e314fce (MD5) Produto Educacional.pdf: 6421614 bytes, checksum: 2881b40fbe22f429811c80e7b61dbda4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-07T18:58:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf: 509796 bytes, checksum: 007f310172248920f4b106873e314fce (MD5) Produto Educacional.pdf: 6421614 bytes, checksum: 2881b40fbe22f429811c80e7b61dbda4 (MD5) Previous issue date: 2022-05-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8580/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Paulo%20Fernando%20Gavron.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8582/Produto%20Educacional.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEvoluçãopor
dc.subjectFormação Inicialpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEvolutioneng
dc.subjectElementary Educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleSUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIASpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Paulo Fernando Gavron.pdfDissertação - Paulo Fernando Gavron497,85 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional.pdfProduto Educacional6,27 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.