Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1958
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, LEDA MARQUES DA | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5645587461847143 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rosa, Elisa Aguayo da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8487864568581385 | por |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T17:16:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, LEDA MARQUES DA. ESTUDO DE CASO SOBRE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2022. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1958 | - |
dc.description.resumo | Na busca de promover práticas de ensino diferenciadas, para aulas de Química no Ensino Médio, que visam a participação mais ativa dos estudantes, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um produto educacional no formato de uma sequência didática, com foco em um estudo de caso intitulado “O caso dos rabiscos das canetas”. Com base nos princípios de Sá e Queiroz, e no conteúdo interações intermoleculares, o caso integrou personagens e uma narrativa sobre a limpeza de tintas de canetas da pele de uma criança com margarina, água e sabão. A pesquisa, de caráter qualitativo e intervencionista, desenvolveu-se por meio de questionamentos e diálogos ocorridos no terceiro ano do Ensino Médio, em escola de Cantagalo-PR. Com o aporte teórico de David Ausubel, observou-se que o material se mostrou potencialmente significativo à medida que ampliou o que os alunos sabiam antes da aplicação do Caso. Os avanços se deram no entendimento do conceito de polaridade, porém, para alguns estudantes, os termos reação e interação não se distinguiram. Também foi possível concluir que é preciso o uso mais frequente de materiais que motivem os alunos a desenvolverem explicações e estabelecerem mais associações entre os níveis microscópico, macroscópico e simbólico dos fenômenos da Química. Notou-se, ainda, a necessidade de mudança de perspectiva dos estudantes quanto a utilização de estratégias diferenciadas, como os Casos, e de predisposição, para promover uma aprendizagem mais significativa. | por |
dc.description.abstract | Seeking to promote different teaching practices for high school chemistry classes, which aim at more active participation of students, this study case, has the goal of producing a didactic sequence, focusing on a study case named “Scribbles by pen case”. Based on Sá e Queiroz principles, in the intermolecular interaction learning, the case joined characters and a narration about cleaning pen ink scribbles made on a child’s skin using margarine, soap and water. The qualitative and interventionist research was developed through questions and dialogue on 3rd year of High School, in a school at Cantagalo, Estate of Paraná. With the help of David Ausubel, it was observed that the material showed off potentially significant whereas it enlarged what students knew before the experiment. The progress was seen on their understanding about the concept of polarity, yet therms reaction and interaction were not discerned by some students. It was also possible conclude the necessity of more frequent usage of materials that motivate students to develop explanations and establish associations among microscopic, macroscopic and symbolic levels of chemistry phenomena. It was even observed a need of students changing perspective regarding to different strategies usage, as study cases, as well as predisposition to promote a more significant learning. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-10-18T17:16:01Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Leda Marques da Silva.pdf: 14297745 bytes, checksum: c84745f3ed926b80e156b733fc514954 (MD5) O CASO DOS RABISCOS DAS CANETAS.pdf: 5374570 bytes, checksum: 9a5a86cf94b0f36c4e52394fefc91c19 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-18T17:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Leda Marques da Silva.pdf: 14297745 bytes, checksum: c84745f3ed926b80e156b733fc514954 (MD5) O CASO DOS RABISCOS DAS CANETAS.pdf: 5374570 bytes, checksum: 9a5a86cf94b0f36c4e52394fefc91c19 (MD5) Previous issue date: 2022-08-26 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8473/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Leda%20Marques%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8475/O%20CASO%20DOS%20RABISCOS%20DAS%20CANETAS.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Biologia | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Matemática | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Química | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Física | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Casos | por |
dc.subject | Interação intermolecular | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Usage of cases | eng |
dc.subject | Intermolecular interaction | eng |
dc.subject | Significant learning | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.title | ESTUDO DE CASO SOBRE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO | por |
dc.title.alternative | Usage of cases at chemistry learning and teaching process for High School | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Leda Marques da Silva.pdf | Dissertação - Leda Marques da Silva | 13,96 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
O CASO DOS RABISCOS DAS CANETAS.pdf | Produto Educacional - O CASO DOS RABISCOS DAS CANETAS | 5,25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.