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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, JAQUELINE MIRIAN ALVES-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7634838529223811por
dc.contributor.advisor1Lara, Luiz Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6593298432478710por
dc.date.accessioned2022-07-04T19:00:35Z-
dc.date.issued2022-05-03-
dc.identifier.citationCARVALHO, JAQUELINE MIRIAN ALVES. A IMPORTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR) - CAMPUS IVAIPORÃ NA FORMAÇÃO DO CAPITAL HUMANO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL. 2022. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1926-
dc.description.resumoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Ivaiporã foi implantado em 2009, pouco tempo depois da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) ocorrida em dezembro de 2008. O IFPR Campus Ivaiporã está vinculado à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e possui a atribuição de ofertar a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) com foco no desenvolvimento local e regional. Isto posto, o objetivo da pesquisa visa compreender a importância do IFPR Campus Ivaiporã na formação de capital humano para o desenvolvimento de Ivaiporã e municípios do seu entorno. Assim, além de Ivaiporã, optou-se por pesquisar os seguintes municípios: Arapuã; Ariranha do Ivaí; Jardim Alegre; Lidianópolis; Lunardelli; São João do Ivaí e Manoel Ribas. Considerando que o capital humano, no caso em questão formado por meio da EPCT, é utilizado como estratégia de desenvolvimento local e regional, destaca-se que a pesquisa está condizente com a linha de pesquisa em estratégia do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGADM) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Diante da complexidade da pesquisa e dos objetivos propostos, optou-se pelo estudo de caso e pela abordagem mista, utilizando instrumentos de coleta de dados quantitativos (questionário) e qualitativos (pesquisa documental e entrevista). Para a coleta de dados, inicialmente foi realizada a pesquisa documental, a qual se estendeu durante toda a realização da pesquisa. Concomitantemente, foi aplicado questionário a 72 egressos do IFPR Campus Ivaiporã e realizadas 7 entrevistas com lideranças locais envolvidas direta ou indiretamente na implantação da instituição. Na análise dos dados obtidos por meio da aplicação do questionário, optou-se pela utilização de técnicas estatísticas não paramétricas como Análise de Cluster, Alfa de Cronbach, Teste de Mann-Whitney, entre outros. Também foram criadas 3 categorias compostas por 34 variáveis mensuradas por meio da Escala Likert. Para a análise dos dados obtidos por meio das entrevistas, optou-se pela Análise de Conteúdo, selecionando unidades de contexto e criando unidades de registros agrupadas em 5 categorias. Posteriormente, com o intuito de verificar a convergência, a divergência ou a combinação dos dados quantitativos e qualitativos foram selecionados dados obtidos por meio dos diferentes instrumentos de coleta de dados e realizada a Triangulação Concomitante. Dentre os resultados da pesquisa destaca-se que, de maneira geral, os egressos as lideranças locais possuem boa imagem do IFPR Campus Ivaiporã e reconhecem a importância da instituição para o desenvolvimento local e regional. Observou-se a predominância da agricultura e a incipiência do setor industrial em Ivaiporã e demais municípios pesquisados. Nesse sentido, notou-se o alinhamento da instituição às competências econômicas, posto que desde os primeiros cursos sempre esteve fortemente alinhada à agricultura. Evidenciou-se que uma das potenciais formas de fortalecimento do setor industrial é por meio da criação de agroindústrias, e que o IFPR Campus Ivaiporã apresenta capacidade para ofertar cursos técnicos voltados para a área. Os resultados revelam ainda a forte influência e mobilização política no processo de implantação do IFPR Campus Ivaiporã.por
dc.description.abstractEl Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Paraná (IFPR) Campus Ivaiporã fue creado en 2009, poco después de la creación de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología (IFs) en diciembre de 2008. El IFPR Campus Ivaiporã está vinculado a la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica (RFEPCT) y tiene la atribución de ofrecer Educación Profesional, Científica y Tecnológica (EPCT) con enfoque en el desarrollo local y regional. Dicho esto, el objetivo de la pesquisa es comprender la importancia del IFPR Campus Ivaiporã en la formación de capital humano para el desarrollo de Ivaiporã y municipios circundantes. Así, además de Ivaiporã, se optó pesquisar los siguientes municipios: Arapuã; Ariranha do Ivaí; Jardim Alegre; Lidianópolis; Lunardelli; São João do Ivaí y Manoel Ribas. Considerando que el capital humano, en el caso en cuestión, formado a través de la EPCT, es utilizado como estrategia de desarrollo local y regional, se destaca que la pesquisa es congruente con la línea de pesquisa en estrategia del Programa de Posgrado en Administración (PPGADM) de la Universidad Estatal del Medio-Oeste (UNICENTRO). Dada la complejidad de la pesquisa y los objetivos propuestos, se optó por el estudio de caso y el abordaje mixto, utilizando instrumentos de recolección de datos cuantitativos (cuestionario) y cualitativos (pesquisa documental y entrevista). Para la recolección de datos, inicialmente se realizó una pesquisa documental, que se prolongó durante toda la realización de la pesquisa. Al mismo tiempo, se aplicó cuestionario a 72 egresados del IFPR Campus Ivaiporã y se realizaron 7 entrevistas con líderes locales involucrados directa o indirectamente en la creación de la institución. En el análisis de los datos obtenidos mediante la aplicación de lo cuestionario, se optó por el uso de técnicas estadísticas no paramétricas como el Análisis de Cluster, el Alfa de Cronbach, el Test de Mann-Whitney, entre otros. También creamos 3 categorías compuestas por 34 variables medidas con la Escala de Likert. Para el análisis de los datos obtenidos a través de las entrevistas se optó por el Análisis de Contenido, seleccionando unidades de contexto y creando unidades de registro agrupadas en 5 categorías. Posteriormente, para verificar la convergencia, divergencia o combinación de datos cuantitativos y cualitativos, se seleccionaron los datos obtenidos a través de los diferentes instrumentos de recolección de datos y se realizó una Triangulación Concomitante. Entre los resultados de la pesquisa, se destaca que, en general, los egresados y los líderes locales tienen una buena imagen del IFPR Campus Ivaiporã y reconocen la importancia de la institución para el desarrollo local y regional. Se observó el predominio de la agricultura y el inicio del sector industrial en Ivaiporã y otras ciudades pesquisadas. En ese sentido, se notó el alineamiento de la institución con las competencias económicas, ya que desde los primeros cursos siempre ha estado fuertemente alineada con la agricultura. Se evidenció que una de las vías potenciales de fortalecimiento del sector industrial es a través de la creación de agroindustrias, y que el IFPR Campus Ivaiporã tiene capacidad para ofrecer cursos técnicos enfocados en el área. Los resultados también revelan la fuerte influencia y movilización política en el proceso de implementación del IFPR Campus Ivaiporã.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-07-04T19:00:35Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Jaqueline Mirian Alves Carvalho.pdf: 2561323 bytes, checksum: 191b80f33287c2032dee3aa3f71b3f63 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-04T19:00:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Jaqueline Mirian Alves Carvalho.pdf: 2561323 bytes, checksum: 191b80f33287c2032dee3aa3f71b3f63 (MD5) Previous issue date: 2022-05-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8334/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jaqueline%20Mirian%20Alves%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIFPR Campus Ivaiporãpor
dc.subjectCapital Humanopor
dc.subjectEducação Profissional, Científica e Tecnológicapor
dc.subjectDesenvolvimento local e regionalpor
dc.subjectIFPR Campus Ivaiporãspa
dc.subjectCapital Humanospa
dc.subjectEducación Profesional, Científica y Tecnológicaspa
dc.subjectDesarrollo local y regionalspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR) - CAMPUS IVAIPORÃ NA FORMAÇÃO DO CAPITAL HUMANO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONALpor
dc.title.alternativeLa importancia del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Paraná (IFPR) - Campus Ivaiporã en la formación del capital humano para el desarrollo local y regionalspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

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