Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SCHWAB, PATRICIA GROCOSKI | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6207300778014142 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lemke, Cibele Krause | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6827638510072708 | por |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T17:57:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
dc.identifier.citation | SCHWAB, PATRICIA GROCOSKI. PRÁTICAS LINGUÍSTICAS COMUNITÁRIAS PRESENTES EM CONTEXTO ESCOLAR BI/MULTILÍNGUE: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2009 - 2020). 2022. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1902 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação, com base nos pressupostos teóricos da educação do campo (SCHEWENDLER, 2005; CALDART, 2012) e dos conceitos de língua, cultura e bi-multiculturalismo (PAREJA, 2013; MUSSOLIN; BENTES, 2006; KRAUSE-LEMKE, 2010) tem como objetivo principal analisar qual é o tipo de abordagem adotada por trabalhos acadêmicos que tratam de práticas linguísticas comunitárias presentes em contexto escolar bi/multilíngue na região Sudeste do Paraná, com foco em produções acadêmicas recentes (de 2009 a 2020). A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, com investigação pautada em dados bibliográficos e documentais. Para tanto, são tomadas cinco produções acadêmicas recentes, a partir das quais analisa-se: a) se a educação no campo apresenta uma correlação com a identidade cultural das comunidades da região de Prudentópolis/PR; b) se nas pesquisas é levada em conta a presença e a utilização de diferentes línguas no contexto escolar; c) se os trabalhos acadêmicos se reportam aos papéis assignados às línguas do contexto na escola e na comunidade. Os resultados demonstram que a realidade das práticas linguísticas bi/multilíngue comunitárias ocorrem de maneira acentuada, sendo facilmente percebidas em contexto escolar. | por |
dc.description.abstract | This dissertation, based on the theoretical assumptions of field education (SCHEWENDLER, 2005; CALDART, 2012) and the concepts of language, culture and bi-multiculturalism (PAREJA, 2013; MUSSOLIN; BENTES, 2006; KRAUSE-LEMKE, 2010) has as main objective to analyze what is the type of approach adopted by academic papers that deals with community linguistic practices present in a bi/multilingual school context in the Southeast region of Paraná State, focusing on recent academic productions (from 2009 to 2020). The methodology used is qualitativ, with research based on bibliographic and documentary data. To this, five recent academic productions are taken, from which it is analyzed: a) if education in the country side presents a correlation with the cultural identity of the communities of the Prudentópolis/PR city; b) if the presence and use of different languages in the school context is taken into account in the research; c) if academic papers refer to the roles assigned to the languages of the context in the school and in the community. The results show the reality of community bi/multilingual linguistic practices occur in a marked way, being easily noted in the school context. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-04-27T17:57:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - PATRICIA GROCOSKI SCHWAB.pdf: 1033550 bytes, checksum: 5fab3e3740e02a2077955d5fb541a372 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-27T17:57:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - PATRICIA GROCOSKI SCHWAB.pdf: 1033550 bytes, checksum: 5fab3e3740e02a2077955d5fb541a372 (MD5) Previous issue date: 2022-02-07 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8237/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20PATRICIA%20GROCOSKI%20SCHWAB.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Bilinguismo | por |
dc.subject | Multilinguismo | por |
dc.subject | Práticas Linguísticas | por |
dc.subject | Análise | por |
dc.subject | Bilingualism | eng |
dc.subject | Multilingualism | eng |
dc.subject | Linguistic Practices | eng |
dc.subject | Analysis | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | PRÁTICAS LINGUÍSTICAS COMUNITÁRIAS PRESENTES EM CONTEXTO ESCOLAR BI/MULTILÍNGUE: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2009 - 2020) | por |
dc.title.alternative | Community linguistic practices present in a bi/multilingual school context: an analysis of academic productions (2009 - 2020) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - PATRICIA GROCOSKI SCHWAB.pdf | Dissertação - PATRICIA GROCOSKI SCHWAB | 1,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.