Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSCHWAB, PATRICIA GROCOSKI-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6207300778014142por
dc.contributor.advisor1Lemke, Cibele Krause-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6827638510072708por
dc.date.accessioned2022-04-27T17:57:40Z-
dc.date.issued2022-02-07-
dc.identifier.citationSCHWAB, PATRICIA GROCOSKI. PRÁTICAS LINGUÍSTICAS COMUNITÁRIAS PRESENTES EM CONTEXTO ESCOLAR BI/MULTILÍNGUE: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2009 - 2020). 2022. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1902-
dc.description.resumoEsta dissertação, com base nos pressupostos teóricos da educação do campo (SCHEWENDLER, 2005; CALDART, 2012) e dos conceitos de língua, cultura e bi-multiculturalismo (PAREJA, 2013; MUSSOLIN; BENTES, 2006; KRAUSE-LEMKE, 2010) tem como objetivo principal analisar qual é o tipo de abordagem adotada por trabalhos acadêmicos que tratam de práticas linguísticas comunitárias presentes em contexto escolar bi/multilíngue na região Sudeste do Paraná, com foco em produções acadêmicas recentes (de 2009 a 2020). A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, com investigação pautada em dados bibliográficos e documentais. Para tanto, são tomadas cinco produções acadêmicas recentes, a partir das quais analisa-se: a) se a educação no campo apresenta uma correlação com a identidade cultural das comunidades da região de Prudentópolis/PR; b) se nas pesquisas é levada em conta a presença e a utilização de diferentes línguas no contexto escolar; c) se os trabalhos acadêmicos se reportam aos papéis assignados às línguas do contexto na escola e na comunidade. Os resultados demonstram que a realidade das práticas linguísticas bi/multilíngue comunitárias ocorrem de maneira acentuada, sendo facilmente percebidas em contexto escolar.por
dc.description.abstractThis dissertation, based on the theoretical assumptions of field education (SCHEWENDLER, 2005; CALDART, 2012) and the concepts of language, culture and bi-multiculturalism (PAREJA, 2013; MUSSOLIN; BENTES, 2006; KRAUSE-LEMKE, 2010) has as main objective to analyze what is the type of approach adopted by academic papers that deals with community linguistic practices present in a bi/multilingual school context in the Southeast region of Paraná State, focusing on recent academic productions (from 2009 to 2020). The methodology used is qualitativ, with research based on bibliographic and documentary data. To this, five recent academic productions are taken, from which it is analyzed: a) if education in the country side presents a correlation with the cultural identity of the communities of the Prudentópolis/PR city; b) if the presence and use of different languages in the school context is taken into account in the research; c) if academic papers refer to the roles assigned to the languages of the context in the school and in the community. The results show the reality of community bi/multilingual linguistic practices occur in a marked way, being easily noted in the school context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-04-27T17:57:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - PATRICIA GROCOSKI SCHWAB.pdf: 1033550 bytes, checksum: 5fab3e3740e02a2077955d5fb541a372 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T17:57:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - PATRICIA GROCOSKI SCHWAB.pdf: 1033550 bytes, checksum: 5fab3e3740e02a2077955d5fb541a372 (MD5) Previous issue date: 2022-02-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8237/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20PATRICIA%20GROCOSKI%20SCHWAB.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBilinguismopor
dc.subjectMultilinguismopor
dc.subjectPráticas Linguísticaspor
dc.subjectAnálisepor
dc.subjectBilingualismeng
dc.subjectMultilingualismeng
dc.subjectLinguistic Practiceseng
dc.subjectAnalysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePRÁTICAS LINGUÍSTICAS COMUNITÁRIAS PRESENTES EM CONTEXTO ESCOLAR BI/MULTILÍNGUE: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2009 - 2020)por
dc.title.alternativeCommunity linguistic practices present in a bi/multilingual school context: an analysis of academic productions (2009 - 2020)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - PATRICIA GROCOSKI SCHWAB.pdfDissertação - PATRICIA GROCOSKI SCHWAB1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.