Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1897
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ESTIPHANO, EMANUELLE DE QUEIROZ OLIVEIRA | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6470532569463066 | por |
dc.contributor.advisor1 | Valdati, Nilcéia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3535139037449628 | por |
dc.date.accessioned | 2022-04-26T18:02:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
dc.identifier.citation | ESTIPHANO, EMANUELLE DE QUEIROZ OLIVEIRA. “Viúvas de Ana C.”: enjambement, mulher e tradição na poesia brasileira contemporânea. 2022. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1897 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem por objetivo verificar como a poética de Alice Sant’Anna, Angélica Freitas e Marília Garcia reverbera, numa relação de afeto e alteridade, com a poética de Ana Cristina Cesar. Dessa forma, selecionamos alguns poemas da obra Poética (2013), de Ana C., e dos livros Rabo de Baleia (2013) e Aula de Natação (2018), de Alice Sant’Anna, Rilke Shake (2007), Um útero é do tamanho de um punho (2012) e Canções de atormentar (2020), de Angélica Freitas, e o poema “Blind light”, de Um teste de resistores (2014), de Marília Garcia. Em nossa análise, destacamos três acontecimentos poéticos centrais: o enjambement, a poesia-mulher e a tradição/tradução, e observamos como se realizam enquanto “entre-lugares” da/na poesia brasileira contemporânea. Consideramos que o modo como Sant’Anna, Freitas e Garcia leem e são afetadas pela poesia de Ana C. as colocam em diálogo e confronto, o que ecoa na escrita poética. Ao retomarmos o enjambement, a mulher e a tradição, no entre-lugar de afinidades e desafinidades com Ana C., colocamos a poesia das três “viúvas” numa relação singular, e até mesmo inespecífica, entre a linguagem e a voz. Estudos de recepção e crítica como os de Silviano Santiago (2000), Heloísa Buarque de Hollanda (2018) e Luciana di Leone (2014), bem como as reflexões de Giorgio Agamben (1999), Florencia Garramuño (2014), Susana Scramim (2016), dentre outros, corroboram para a construção do presente estudo. | por |
dc.description.abstract | This dissertation aims to verify how the poetics of Alice Sant’Anna, Angélica Freitas and Marília Garcia reverberates, in a relationship of affection and alterity, the poetics of Ana Cristina Cesar. In this way, we selected some poems from the composition Poética (2013) by Ana C., and from the books Rabo de baleia (2013) and Aula de Natação (2018) by Alice Sant’Anna, Rilke shake (2007), Um útero é do tamanho de um punho (2012) and Canções de atormentar (2020) by Angélica Freitas, and the poem “Blind light” from Um teste de resistores (2014) by Marília Garcia. In our analysis, we highlight three central poetic events: enjambement, woman-poetry and tradition/translation, and we observe how they are performed as “between-places” of/in contemporary Brazilian poetry. We consider that the way in which Sant’Anna, Freitas and Garcia read and are affected by Ana C.’s poetry, place them in dialogue and confrontation, which echos in the poetic writing. By retaking the enjambement, the woman and the tradition, in the in-between place of affinities and disaffinities with Ana C., we place the poetry of three “widows” in a singular, and even unspecific, relationship between language and voice. Reception and criticism studies such as those by Silviano Santiago (2000), Heloisa Buarque de Hollanda (2018) and Luciana di Leone (2014), as well as reflections by Giorgio Agamben (1999), Florencia Garramuño (2014), Susana Scramim (2016), among others, corroborate the construction of the present study. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-04-26T18:02:10Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Emanuelle Q. O. Estiphano.pdf: 1082436 bytes, checksum: f53fd5d6cfbe0982712cea089e009c7f (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-26T18:02:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Emanuelle Q. O. Estiphano.pdf: 1082436 bytes, checksum: f53fd5d6cfbe0982712cea089e009c7f (MD5) Previous issue date: 2022-03-22 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8217/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Emanuelle%20Q.%20O.%20Estiphano.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Poetas brasileiras contemporâneas | por |
dc.subject | Enjambement | por |
dc.subject | Poesia-mulher | por |
dc.subject | Tradição-tradução | por |
dc.subject | Contemporary Brazilian poets | eng |
dc.subject | Enjambement | eng |
dc.subject | Tradition/translation | eng |
dc.subject | Woman-poetry | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.title | “Viúvas de Ana C.”: enjambement, mulher e tradição na poesia brasileira contemporânea | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Emanuelle Q. O. Estiphano.pdf | Dissertação - Emanuelle de Queiroz Oliveira Estiphano | 1,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.