Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorESTIPHANO, EMANUELLE DE QUEIROZ OLIVEIRA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6470532569463066por
dc.contributor.advisor1Valdati, Nilcéia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535139037449628por
dc.date.accessioned2022-04-26T18:02:10Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationESTIPHANO, EMANUELLE DE QUEIROZ OLIVEIRA. “Viúvas de Ana C.”: enjambement, mulher e tradição na poesia brasileira contemporânea. 2022. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1897-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo verificar como a poética de Alice Sant’Anna, Angélica Freitas e Marília Garcia reverbera, numa relação de afeto e alteridade, com a poética de Ana Cristina Cesar. Dessa forma, selecionamos alguns poemas da obra Poética (2013), de Ana C., e dos livros Rabo de Baleia (2013) e Aula de Natação (2018), de Alice Sant’Anna, Rilke Shake (2007), Um útero é do tamanho de um punho (2012) e Canções de atormentar (2020), de Angélica Freitas, e o poema “Blind light”, de Um teste de resistores (2014), de Marília Garcia. Em nossa análise, destacamos três acontecimentos poéticos centrais: o enjambement, a poesia-mulher e a tradição/tradução, e observamos como se realizam enquanto “entre-lugares” da/na poesia brasileira contemporânea. Consideramos que o modo como Sant’Anna, Freitas e Garcia leem e são afetadas pela poesia de Ana C. as colocam em diálogo e confronto, o que ecoa na escrita poética. Ao retomarmos o enjambement, a mulher e a tradição, no entre-lugar de afinidades e desafinidades com Ana C., colocamos a poesia das três “viúvas” numa relação singular, e até mesmo inespecífica, entre a linguagem e a voz. Estudos de recepção e crítica como os de Silviano Santiago (2000), Heloísa Buarque de Hollanda (2018) e Luciana di Leone (2014), bem como as reflexões de Giorgio Agamben (1999), Florencia Garramuño (2014), Susana Scramim (2016), dentre outros, corroboram para a construção do presente estudo.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to verify how the poetics of Alice Sant’Anna, Angélica Freitas and Marília Garcia reverberates, in a relationship of affection and alterity, the poetics of Ana Cristina Cesar. In this way, we selected some poems from the composition Poética (2013) by Ana C., and from the books Rabo de baleia (2013) and Aula de Natação (2018) by Alice Sant’Anna, Rilke shake (2007), Um útero é do tamanho de um punho (2012) and Canções de atormentar (2020) by Angélica Freitas, and the poem “Blind light” from Um teste de resistores (2014) by Marília Garcia. In our analysis, we highlight three central poetic events: enjambement, woman-poetry and tradition/translation, and we observe how they are performed as “between-places” of/in contemporary Brazilian poetry. We consider that the way in which Sant’Anna, Freitas and Garcia read and are affected by Ana C.’s poetry, place them in dialogue and confrontation, which echos in the poetic writing. By retaking the enjambement, the woman and the tradition, in the in-between place of affinities and disaffinities with Ana C., we place the poetry of three “widows” in a singular, and even unspecific, relationship between language and voice. Reception and criticism studies such as those by Silviano Santiago (2000), Heloisa Buarque de Hollanda (2018) and Luciana di Leone (2014), as well as reflections by Giorgio Agamben (1999), Florencia Garramuño (2014), Susana Scramim (2016), among others, corroborate the construction of the present study.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-04-26T18:02:10Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Emanuelle Q. O. Estiphano.pdf: 1082436 bytes, checksum: f53fd5d6cfbe0982712cea089e009c7f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-26T18:02:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Emanuelle Q. O. Estiphano.pdf: 1082436 bytes, checksum: f53fd5d6cfbe0982712cea089e009c7f (MD5) Previous issue date: 2022-03-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8217/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Emanuelle%20Q.%20O.%20Estiphano.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoetas brasileiras contemporâneaspor
dc.subjectEnjambementpor
dc.subjectPoesia-mulherpor
dc.subjectTradição-traduçãopor
dc.subjectContemporary Brazilian poetseng
dc.subjectEnjambementeng
dc.subjectTradition/translationeng
dc.subjectWoman-poetryeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.title“Viúvas de Ana C.”: enjambement, mulher e tradição na poesia brasileira contemporâneapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Emanuelle Q. O. Estiphano.pdfDissertação - Emanuelle de Queiroz Oliveira Estiphano1,06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.