Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1893
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BATISTA, ANALINE BADOTTI | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9155199961864782 | por |
dc.contributor.advisor1 | Toni, Plínio Marco de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4858828095726875 | por |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T16:19:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, ANALINE BADOTTI. BILINGUISMO ADITIVO: UM ESTUDO DE CASO DE PARENTALIDADE BILÍNGUE EM SEGUNDA LÍNGUA EM UMA FAMÍLIA DE CURITIBA – PR. 2021. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1893 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata sobre bilinguismo aditivo, mais especificamente acerca de um caso de parentalidade bilíngue não nativa em uma família de Curitiba – PR. O objetivo geral consistiu em analisar a política linguística familiar de uma família brasileira a partir da introdução da metodologia “OPOL” como estratégia de introdução ao bilinguismo aditivo português-inglês. Para tanto, o embasamento teórico, no campo da teoria da Psicologia, está alicerçado essencialmente em: King (2006), Sauders (1988), Baker (1995), King, Logan-Terry (2008), Houwer (2011) e Döpke (1998). A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo e consiste num estudo de caso em que o pai, 51 anos (Pai) e a filha, 13 anos (Filha), foram entrevistados periodicamente por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados revelam que a prática da segunda língua no ambiente familiar é possível e que com acompanhamento as chances de frustrações e desistências podem diminuir. A partir disso, pretende-se contribuir para a disseminação de conhecimento científico a respeito da metodologia OPOL em famílias que desejam proporcionar a aprendizagem do segundo idioma no ambiente familiar. | por |
dc.description.abstract | This research is about additive bilingualism, more specifically about a case of non-native bilingual parenting in a family in Curitiba – PR. The general objective was to analyze the family linguistic policy of a Brazilian family from the introduction of the “OPOL” methodology as a strategy for introducing Portuguese-English additive bilingualism. Therefore, the theoretical foundation, in the field of Psychology theory, is essentially based on: King (2006), Sauders (1988), Baker (1995), King, Logan-Terry (2008), Houwer (2011) and Döpke (1998). The research methodology is qualitative in nature and consists of a “case study” in which the father, 51 years old (subject 1) and the daughter, 13 years old (subject 2), were periodically interviewed through a semi structured questionnaire. The results reveal that, in addition to being possible to develop a second language in the family environment, it is noted the relevance of considering the narratives presented by the subjects, as well as their historical-social conditions that constitute them. From this, it intends to contribute to the dissemination of scientific knowledge about the OPOL methodology in families who wish to provide second language learning in the family environment. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-04-08T16:19:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Ananline Batista.pdf: 1222122 bytes, checksum: d460e29f9511ea05f8f0191e98fd2644 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-08T16:19:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Ananline Batista.pdf: 1222122 bytes, checksum: d460e29f9511ea05f8f0191e98fd2644 (MD5) Previous issue date: 2021-10-04 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8201/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Ananline%20Batista.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Saúde de Irati | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Bilinguilismo aditivo | por |
dc.subject | Parentalidade bilíngue | por |
dc.subject | Política Linguística Familiar | por |
dc.subject | Additive bilingualism | eng |
dc.subject | Bilingual parenting | eng |
dc.subject | Family Language Policy | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.title | BILINGUISMO ADITIVO: UM ESTUDO DE CASO DE PARENTALIDADE BILÍNGUE EM SEGUNDA LÍNGUA EM UMA FAMÍLIA DE CURITIBA – PR | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ananline Batista.pdf | Dissertação - Ananline Badotti Batista | 1,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.