Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, SABRINA FERRARI DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707607192247669por
dc.contributor.advisor1Pegoraro, Éverly-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340856019120479por
dc.date.accessioned2022-03-23T19:28:10Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationSILVA, SABRINA FERRARI DA. AMBIGUIDADES E POSICIONAMENTOS FEMININOS EM ALIAS GRACE: AS PERFORMANCES DE GRACE MARKS. 2022. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1887-
dc.description.resumoO presente trabalho busca discutir os conceitos de identidade em performance e representação a partir das ambivalências da personagem Grace Marks, protagonista da minissérie Alias Grace, adaptação para a plataforma Netflix da obra Vulgo Grace, de Margaret Atwood.A narrativa expõe a história da jovem mulher condenada à prisão perpétua por cumplicidade em dois assassinatos. A personagem, objeto deste estudo, afirmava não se lembrar dos fatos ocorridos no dia do crime, o que a fez transitar durante 15 anos entre prisões e manicômios em um silenciamento que a situa como vítima da sociedade patriarcal do século XIX. Dentro dessa conjuntura narrativa, foram observadas as diferentes representações construídas acerca da jovem – no recorte do discurso clínico, com o objetivo de analisar os posicionamentos identitários femininos construídos a partir disso. A problematização teórica centra-se nos conceitos de representação, identidade e performance, refletindo sobre como grupos sociais projetam lugares sociais à mulher. A análise deu-se por meio de discussões de performance de Butler (2003) e Silva (2000), sobre representação, com Hall (2016) e Chartier (1990), e sobre os aspectos da história feminina e da loucura no século XIX, conforme Fraisse e Perrot (1994) e Foucault (2006). A análise fílmica da narrativa seriada resultou na compreensão da influência religiosa, moral e médica que delinearam Grace Marks como louca, celebridade, criminosa e refém dos aspectos constituintes da sociedade da Era Vitoriana. A construção das diferentes facetas identitárias baseada em representações rompe com a ideia de identidade fixa e palpável, pois a protagonista perfomatiza conforme o espaço social que ocupa e com diferentes propósitos.por
dc.description.abstractThe present work seeks to discuss the concepts of identity in performance and representation from the ambivalence of the character Grace Marks, protagonist of the miniseries Alias Grace, adaptation for the Netflix platform of the work Vulgo Grace, by Margaret Atwood. Sentenced to life in prison for complicity in two murders. The character, object of this study, claimed not to remember the events that occurred on the day of the crime, which made her move for 15 years between prisons and asylums in a silence that places her as a victim of the patriarchal society of the 19th century. Within this narrative context, the different representations constructed about the young woman were observed – in the clinical discourse, with the objective of analyzing the feminine identity positions constructed from this. The theoretical problematization focuses on the concepts of representation, identity and performance, reflecting on how social groups project social places to women. The analysis took place through discussions of performance by Butler (2003) and Silva (2000), on representation, with Hall (2016) and Chartier (1990), and on aspects of female history and madness in the 19th century, according to Fraisse and Perrot (1994) and Foucault (2006). The filmic analysis of the serial narrative resulted in the understanding of the religious, moral and medical influence that delineated Grace Marks as crazy, celebrity, criminal and hostage to the constituent aspects of Victorian Era society. The construction of different facets of identity based on representations breaks with the idea of a fixed and palpable identity, as the protagonist performs according to the social space she occupies and with different purposes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-03-23T19:28:10Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Sabrina.pdf: 1785596 bytes, checksum: 7643debe6d7d4b8c82c4c0a2a3c223ae (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-23T19:28:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Sabrina.pdf: 1785596 bytes, checksum: 7643debe6d7d4b8c82c4c0a2a3c223ae (MD5) Previous issue date: 2022-02-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8155/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sabrina.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letras de Iratipor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudos Culturaispor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectSéries de Épocapor
dc.subjectCultural Studieseng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectSeason Serieseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAMBIGUIDADES E POSICIONAMENTOS FEMININOS EM ALIAS GRACE: AS PERFORMANCES DE GRACE MARKSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sabrina.pdfDissertação - Sabrina Ferrari da Silva1,74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.