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Tipo do documento: Dissertação
Título: ESCRITA DE AUTORIA FEMININA NO PARANÁ: A MEMÓRIA DA DOR NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DAS MULHERES NO ROMANCE AS FILHAS DE MANUELA, DE BÁRBARA LIA
Autor: Heupa, Andriele Aparecida 
Primeiro orientador: Teixeira, Níncia Cecília Ribas Borges
Resumo: As mulheres estiveram por muito tempo relegadas ao silêncio e, ao longo dos anos, por meio de muitas lutas foram conquistando seu espaço nos mais diversos âmbitos da sociedade. No campo literário, essa possibilidade de se expressar alterou as representações femininas presentes nas obras literárias. Se antes apenas os homens falavam sobre as mulheres, nas últimas décadas, as escritoras passaram a ter seus trabalhos reconhecidos e conseguiram trazer para as cenas uma profusão de personagens femininas vistas por prismas/ângulos diferentes. A construção na ficção de identidades baseadas em mulheres reais passa a romper com os estereótipos fixados pela tradição literária notoriamente composta por homens. A memória também é um aspecto muito caro às vivências femininas. Seja por meio da escrita de diários e outros textos de foro íntimo ou na transmissão de histórias ao longo das gerações, as mulheres sempre tiveram um apego às memórias. Apesar dos avanços em prol da valorização da escrita de autoria feminina, muitos outros esforços ainda precisam ser empreendidos. A literatura produzida por mulheres no Paraná, por exemplo, ainda não é muito conhecida nem em nível local nem em esferas mais amplas. Desse modo, pretendemos dar maior visibilidade para a escrita de mulheres, com foco no cenário paranaense, a partir do livro As filhas de Manuela (2017), de Bárbara Lia. Objetivamos analisar esse romance buscando reconhecer a memória da dor na constituição da identidade das personagens femininas; observar a ruptura com estereótipos da mulher construídos a partir da visão patriarcal; identificar características da literatura contemporânea de autoria feminina e colaborar para a construção da fortuna crítica da escritora paranaense Bárbara Lia. A metodologia que orienta essa reflexão é a hermenêutica literária. O arcabouço teórico é composto, principalmente, pelos textos de Agamben (2009) e Schollhammer (2009), discutindo o conceito de contemporâneo; Teixeira (2008, 2009) e Zolin (2009, 2019), abordando a escrita de mulheres; Hall (2006) e Bauman (2005), refletindo acerca das identidades; Chartier (1991) e Dalcastagnè (2007, 2012), versando sobre representação. Para discutir o conceito de memória, partimos das ideias de Bergson (1999) e Halbwachs (1990) e das reflexões decorrentes empreendidas por Candau (2019), Bosi (1994), Bernd (2013, 2018), Sarlo (2007), Pollak (1989) e Assmann (2011). Além disso, utilizamos os estudos de Beauvoir (1967), Perrot (2005, 2007) e Pinsky (2013, 2014) para compreender melhor a condição feminina ao longo da história. Por meio deste estudo, destacamos que a maneira como cada mulher lida com uma maldição lançada contra a sua família influencia na constituição de suas identidades, pois algumas têm medo e continuam submissas às imposições patriarcais no que se refere à conduta feminina e outras não se deixam afetar por essa memória de dor e transgridem os limites prescritos pela sociedade às mulheres.
Abstract: Women have long been relegated to silence, and over the years, through many struggles, they have conquered their space in the most diverse spheres of society. In the literary field, this possibility of expressing themselves has changed the female representations present in literary works. If before only men talked about women, in the last decades female writers have had their work recognized and have managed to bring to the scenes a profusion of female characters seen through different prisms/angles. The construction in fiction of identities based on real women starts to break with the stereotypes fixed by the literary tradition notoriously composed by men. Memory is also an aspect very dear to women's experiences. Whether through the writing of diaries and other intimate texts or the transmission of stories through generations, women have always had an attachment to memories. Despite the advances in favor of the valorization of women's writing, many other efforts still need to be undertaken. The literature produced by women in Paraná, for example, is unknown both locally and in wider spheres. Thus, we intend to give greater visibility to women's writing, with a focus on the Paraná scenario, based on the book As filhas de Manuela (2017), by Bárbara Lia. We aim to analyze this novel seeking to recognize the memory of pain in the constitution of the female characters' identity; to observe the rupture with stereotypes of women constructed from the patriarchal vision; to identify characteristics of contemporary literature written by women and to collaborate to the construction of the critical fortune of the writer from Paraná, Bárbara Lia. The methodology that guides this reflection is literary hermeneutics. The theoretical framework is composed, mainly, by the texts of Agamben (2009) and Schollhammer (2009), discussing the concept of contemporary; Teixeira (2008, 2009) and Zolin (2009, 2019), approaching women's writing; Hall (2006) and Bauman (2005), reflecting on identities; Chartier (1991) and Dalcastagnè (2007, 2012), dealing with representation. To discuss the concept of memory, we draw on the ideas of Bergson (1999) and Halbwachs (1990) and the ensuing reflections undertaken by Candau (2019), Bosi (1994), Bernd (2013, 2018), Sarlo (2007), Pollak (1989) and Assmann (2011). In addition, we utilize the studies of Beauvoir (1967), Perrot (2005, 2007), and Pinsky (2013, 2014) to better understand the female condition throughout history. Through this study, we highlight that the way each woman deals with a curse cast against her family influences the constitution of their identities, as some are afraid and remain submissive to patriarchal impositions regarding female conduct and others are unaffected by this memory of pain and transgress the limits prescribed by society to women.
Durante mucho tiempo las mujeres fueron relegadas al silencio y, a lo largo de los años, em virtud de muchas luchas han conquistado su espacio en las más diversas esferas de la sociedad. En el ámbito literario, esta posibilidad de expresarse ha cambiado las representaciones femeninas presentes en las obras literarias. Si antes sólo los hombres hablaban de las mujeres, en las últimas décadas las escritoras se han ganado el reconocimiento por su trabajo y han conseguido aportar a la escena una profusión de personajes femeninos vistos desde diferentes prismas/ángulos. La construcción en la ficción de identidades basadas en mujeres reales comienza a romper con los estereotipos fijados por la tradición literaria notoriamente compuesta por hombres. La memoria es también un aspecto muy querido por las mujeres. Ya sea por intermedio de la escritura de diarios y otros textos íntimos o de la transmisión de historias a través de generaciones, las mujeres siempre han estado ligadas a los recuerdos. A pesar de los avances a favor de la valoración de la escritura femenina, todavía quedan muchos esfuerzos por hacer. La literatura producida por mujeres en Paraná, por ejemplo, sin embargo no es bien conocida, ni a nivel local ni en ámbitos más amplios. Así, pretendemos dar más visibilidad a la escritura femenina, con un enfoque en el escenario paranaense, a partir del libro As filhas de Manuela (2017), de Bárbara Lia. Nos proponemos analizar esta novela buscando reconocer la memoria del dolor en la constitución de la identidad de los personajes femeninos; observar la ruptura con los estereotipos de mujer construidos desde la visión patriarcal; identificar características de la literatura contemporánea de autoría femenina y colaborar a la construcción de la fortuna crítica de la escritora paranaense Bárbara Lia. La metodología que guía esta reflexión es la hermenéutica literaria. El marco teórico está compuesto principalmente por los textos de Agamben (2009) y Schollhammer (2009), que discuten el concepto de contemporaneidad; Teixeira (2008, 2009) y Zolin (2009, 2019), que abordan la escritura de las mujeres; Hall (2006) y Bauman (2005), que reflexionan sobre las identidades; Chartier (1991) y Dalcastagnè (2007, 2012), que tratan la representación. Para discutir el concepto de memoria, nos basamos en las ideas de Bergson (1999) y Halbwachs (1990) y en las consiguientes reflexiones realizadas por Candau (2019), Bosi (1994), Bernd (2013, 2018), Sarlo (2007), Pollak (1989) y Assmann (2011). Además, utilizamos los estudios de Beauvoir (1967), Perrot (2005, 2007) y Pinsky (2013, 2014) para comprender mejor la condición femenina a lo largo de la historia. Por medio de este estudio, destacamos que la forma en que cada mujer afronta la maldición lanzada contra su familia influye en la constitución de sus identidades, ya que algunas tienen miedo y permanecen sumisas a las imposiciones patriarcales en cuanto a la conducta femenina y otras no se ven afectadas por este recuerdo del dolor y transgreden los límites prescritos por la sociedad a las mujeres.
Palavras-chave: Literatura contemporânea
Representação
Memória
Identidade
Bárbara Lia
Contemporary Literature
Representation
Memory
Identity
Bárbara Lia
Literatura contemporánea
Representación
Memoria
Identidad
Barbara Lia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: Heupa, Andriele Aparecida. ESCRITA DE AUTORIA FEMININA NO PARANÁ: A MEMÓRIA DA DOR NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DAS MULHERES NO ROMANCE AS FILHAS DE MANUELA, DE BÁRBARA LIA. 2022. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1870
Data de defesa: 22-Feb-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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