Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1868
Tipo do documento: Dissertação
Título: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM MUNICÍPIOS DE FRONTEIRA ENTRE BRASIL E ARGENTINA: UM OLHAR PARA AS POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL BILÍNGUE
Autor: CALLIARI, ROSANGELA KUSPIOSZ 
Primeiro orientador: Lemke, Cibele Krause
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a investigação relacionada às políticas linguísticas e a oferta do ensino de Língua Espanhola nas escolas estaduais paranaenses, após a revogação da Lei 11.161/2005, com enfoque nas escolas municipais e estaduais paranaenses dos municípios que fazem linha de fronteira com a Argentina; traçando, por meio dos dados coletados junto à Secretaria de Educação do Paraná (Seed), um panorama do oferecimento desta língua até o ano de 2021. No Estado do Paraná, além da cidade de Foz do Iguaçu, há mais nove municípios que estabelecem demarcações territoriais com a Argentina: Barracão, Bom Jesus do Sul, Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita, Pérola do Oeste, Planalto, Capanema, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu. Pela proximidade com um país cuja língua oficial é a língua espanhola, os municípios supracitados recebem influência do idioma com frequência, o que reforça a importância do ensino da língua espanhola, a fim de fazer com que a comunicação entre as pessoas seja desenvolvida da maneira mais eficiente possível. Dessa forma, esta pesquisa pretende averiguar se: i) políticas linguísticas voltadas especificamente para o ensino de língua espanhola em regiões fronteiriças dentro do estado do Paraná? ii) como e/se o ensino de língua espanhola está sendo oferecido nas escolas dos municípios de fronteiras do estado do Paraná? iii) como e/se o ensino de língua espanhola está sendo oferecido nas demais escolas estaduais do estado? Para buscar responder a estes questionamentos, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais. Com a pesquisa busca-se responder à seguinte questão: após a revogação da lei 11.161, qual o espaço que a língua espanhola ocupa dentro das instituições de ensino paranaenses? A pesquisa se apoia em estudos de Ferrari (2011) Krause-Lemke (2010), Sturza (2006). Trata-se, portanto, de uma investigação que coteja dados estatísticos oficiais com análise crítica pautada na produção científica da área. Os resultados deste trabalho apontaram para um declínio em relação à oferta do espanhol dentro dos CELEMs das escolas estaduais paranaenses nos últimos cinco anos. Com relação às escolas dos municípios de linha de fronteira, a língua inglesa sobrepõe-se à espanhola, para ser ensinada sob a justificativa de sua hegemonia. Concluindo, em regiões de fronteira, o aprendizado da língua espanhola seria imprescindível, uma vez que nossos alunos têm contato direto com a referida língua, porém, seu ensino não é priorizado, por conta da implementação de políticas educacionais restritivas.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo la investigación relacionada a las políticas lingüísticas y a la oferta de la enseñanza de Lengua Española en las escuelas estaduales paranaenses, después de la derogación de la Ley 11.161/2005, con enfoque principal en las escuelas municipales y estatales paranaenses de los municipios que hacen frontera con Argentina, trazando a través de datos recogidos junto a la Secretaría de Educación de Paraná (Seed), un panorama del ofrecimiento de esta lengua hasta el año 2021. En el Estado de Paraná, además de la ciudad de Foz do Iguaçu, existen nueve municipios más que establecen demarcaciones territoriales con Argentina: Barracão, BomJesus do Sul, Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita, Perla do Oeste, Planalto, Capanema, São Miguel do Iguaçu y Serranópolis do Iguaçu. Por la proximidad a un país cuya lengua oficial es el español, los municipios arriba citados reciben influencia del idioma con frecuencia, lo que refuerza la importancia de la enseñanza de la lengua española para que la comunicación entre las personas se desarrolle de la manera más eficiente posible. De esta forma, esta investigación pretende averiguar: i) ¿existen políticas lingüísticas orientadas específicamente a la enseñanza de lengua española en regiones fronterizas dentro del estado de Paraná? ii) ¿cómo y/si la enseñanza de lengua española está siendo ofrecida en las escuelas de los municipios fronterizos del estado de Paraná? y iii) ¿cómo y/si la enseñanza de lengua española está siendo ofrecida en las demás escuelas estatales del estado? Para buscar responder a estos cuestionamientos, se realizaron investigaciones bibliográficas y documentales. Con la investigación se busca responder: después de la derogación de la ley 11.161, ¿qué espacio ocupa la lengua española dentro de las instituciones de enseñanza paranaenses? La investigación se basa en estudios de Ferrari (2011) Krause-Lemke (2010), Sturza (2006). Se trata, por lo tanto, de una investigación que coteja datos estadísticos oficiales con análisis crítico pautado en la producción científica del área. Los resultados de este trabajo apuntaron para un declive con relación a la oferta del español dentro de los CELEMs de las escuelas estatales paranaenses en los últimos cinco años. Con relación a las escuelas de los municipios de línea de frontera, la lengua inglesa se sobrepone a la española para ser enseñada bajo la justificación de su hegemonía. Concluyendo, en regiones de frontera, el aprendizaje de la lengua española sería imprescindible, ya que nuestros alumnos tienen contacto directo con dicha lengua, sin embargo, no se prioriza su enseñanza, por cuenta de la implementación de políticas educativas restrictivas.
Palavras-chave: Língua Espanhola
Política Linguística
Educação Bilíngue
Lengua Española
Política Lingüística
Educación Bilíngüe
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: CALLIARI, ROSANGELA KUSPIOSZ. ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM MUNICÍPIOS DE FRONTEIRA ENTRE BRASIL E ARGENTINA: UM OLHAR PARA AS POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL BILÍNGUE. 2021. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1868
Data de defesa: 18-Nov-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosangela Kupiosz Calliari.pdfDissertação - Rosangela Kupiosz Calliari1,64 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.