Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1866
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O cenário da alimentação Kaingang enquanto patrimônio histórico e cultural: um estudo na conjuntura das políticas educacionais e interculturais indígenas no Paraná |
Título(s) alternativo(s): | The scenario of Kaingang food as historical and cultural heritage: a study in the conjuncture of indigenous educational and intercultural policies in Paraná |
Autor: | Has, Murilo |
Primeiro orientador: | Gehrke, Marcos |
Resumo: | Esta dissertação avaliou o cenário da alimentação Kaingang como um patrimônio histórico e cultural em meio à conjuntura das políticas educacionais e interculturais indígenas no Estado do Paraná. Foram analisados os diferentes fatos, acontecimentos, atores, cenários, relações de força e articulação entre a estrutura e a conjuntura, assim como propõe Souza (2009), categorias basilares para se compreender a representação da vida em sua totalidade. Nesse sentido, avaliou-se também os documentos e as portarias que tratam das bases legais referentes às Políticas Interculturais Indígenas, que perpassam o âmbito da Educação e da Alimentação, tendo como foco o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), o Manifesto sobre a situação da Educação Escolar Indígena (CIMI, 2014), o Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e o Programa Estadual de Alimentação Escolar (PEAE). A relevância dessa pesquisa que se fundamenta na decolonialidade, se mostrou meio do levantamento das publicações acerca do tema, bem como a busca por respostas em teóricos e intelectuais da área, procurando subsídios sobre a educação e a alimentação escolar indígena e seus delineamentos em âmbito cultural, social e político. Levantamos como hipótese que a conjuntura das políticas e dos programas de educação e alimentação escolar indígena é um fator que inviabiliza a valorização política e sociocultural Kaingang, muitas vezes pensada, elaborada, implementada e gerenciada sob a ótica eurocêntrica e capitalista, não atendendo aos princípios da interculturalidade, pois as condições destinadas à aplicabilidade dessa especificidade educacional são ainda incipientes. Diante do exposto, concluímos que a alimentação Kaingang em meio às políticas educacionais e interculturais no estado do Paraná, assim como em outras regiões do país, encontra-se em um cenário de inviabilidades, em um palco de luta cujas relações de forças existentes são de domínio e de confronto, possibilitando-nos entender a existência da articulação entre a estrutura, essa que se fundamenta no capital, e a conjuntura, que atua em meio ao pensamento hegemônico e ocidentalizado de integração dos indígenas e de exploração de suas terras, na disseminação de preconceitos, descaracterização cultural e eliminação de saberes outros. Assim, são importantes a autonomia e a construção de projetos, de currículos e de modos de ensino próprios, pautados na interculturalidade e na especificidade da educação escolar indígena; além de melhorias na elaboração e execução de políticas que viabilizem os direitos desses povos na prática e não apenas em uma perspectiva utópica, considerando tais sujeitos, sua organização, territorialidade, cultura e saberes ancestrais, como elementos fundamentais para o desenvolvimento desse processo. |
Abstract: | In this dissertation, we evaluated the scenario of Kaingang food as a historical and cultural heritage amidst the conjuncture of indigenous educational and intercultural policies in the State of Paraná. We analyzed the different facts, events, actors, scenarios, relations of force, and articulation between the structure and the conjuncture, as proposed by Souza (2009), basic categories to understand the representation of life in its totality. In this sense, we also evaluated the documents and ordinances that deal with the legal bases referring to the Intercultural Indigenous Policies, which permeate the scope of Education and Food, focusing on the National Curricular Reference for Indigenous Schools (RCNEI), the Manifesto on the situation of Indigenous School Education (CIMI, 2014), the National Program of Food and Nutrition (PNAN) and the State Program of School Feeding (PEAE). The relevance of this research that is based on decoloniality, through a survey of publications on the theme, as well as seeking answers from theoreticians and intellectuals in the area, seeking subsidies on education and indigenous school feeding and its cultural, social, and political delineations. We hypothesize that the context of the policies and programs of education and indigenous school feeding is a factor that makes the political and sociocultural appreciation of the Kaingang unfeasible. Given the above, we verify that Kaingang nutrition amid educational and intercultural policies in the state of Paraná, as well as in other regions of the country, is in a scenario of unfeasibility, on a stage of struggle whose existing relationships of forces are of domination and confrontation, allowing us to understand the articulation between structure and conjuncture, which is based on capital, on the hegemonic and westernized thought of integration of indigenous people and exploitation of their lands, on the dissemination of prejudice, cultural disfiguration, and elimination of other knowledge. Thus, autonomy and the construction of projects, curricula and teaching methods are important, based on interculturality and the specificity of indigenous school education; in addition to improvements in the elaboration and execution of policies that make the rights of these peoples viable in practice and not just in a utopian perspective, considering such subjects, their organization, territoriality, culture and ancestral knowledge, as fundamental elements for the development of this process. |
Palavras-chave: | Alimentação Conjuntura Kaingang Políticas educacionais Fooding Conjuncture Kaingang Educational policies |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | Has, Murilo. O cenário da alimentação Kaingang enquanto patrimônio histórico e cultural: um estudo na conjuntura das políticas educacionais e interculturais indígenas no Paraná. 2021. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1866 |
Data de defesa: | 13-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Murilo Has.pdf | Dissertação - Murilo Has | 2,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.