Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1861
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Constelações de aprendizagens na comunidade quilombola do Candói-PR |
Título(s) alternativo(s): | Constellations of learning in the quilombola community of Candói-PR |
Autor: | Souza, Osmir Marques |
Primeiro orientador: | Silva, Jefferson Olivatto da |
Resumo: | A presente dissertação tem por finalidade refletir a respeito dos processos de aprendizagens vivenciados pela comunidade remanescente quilombola do Cavernoso 01 no municpio de Candói - A perspectiva teórica-metodológica tem nos conceitos de constelações de aprendizagens de Silva (2016;2017;2020) e das reflexões de Fredrik Barth (2000) a respeito das fronteiras étnicas culturais, permitindo por meio do entendimento da antropologia educacional a respeito das dinâmicas dos saberes tradicionais afro-brasileiro. Especificamente buscamos compreender, por meio da pesquisa bibliográfica e de campo em que medida os processos de aprendizagens se constituem e perpassam por meio dos grupos étnicos sociais, e como as constelações de aprendizagem permeiam os espaços do presente grupo. Para isso utilizamos da pesquisa bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas com os moradores da comunidade para analisar de como os remanescentes quilombolas do Cavernoso se constituem e permeiam os espaços. Neste cenário de aprendizado, destaca-se a busca pelo vínculo com a ancestralidade nas relações da comunidade quilombola em aprendizagem com a senioridade, coletividade, matricentralidade e religiosidade que formam os elementos da constelação, cuja dinâmica estabelece o tempo e a experiência de aprendizagem para cada integrante. A partir do convívio pela etnografia se percebeu a importância da participação das mulheres, sobretudo, como condição do seu pertencimento e acesso aos saberes comunitários para o desenvolvimento do seu vínculo ancestral. |
Abstract: | This dissertation aims to reflect on the learning processes experienced by the remaining quilombola community of Cavernoso 01 in the municipality of Candói - PR. The theoretical and methodological perspective is based on the concepts of learning constellations by Silva (2016;2017;2020) and the reflections of Fredrik Barth (2000) about ethnic cultural boundaries, allowing through the understanding of educational anthropology about the dynamics of Afro-Brazilian traditional knowledge. Specifically, we seek to understand, through bibliographic and field research, to what extent the learning processes are constituted and permeate through ethnic social groups, and how the learning constellations permeate the spaces of the present group. In this scenario of learning, the search for the bond with ancestry stands out in the relations of the quilombola community in learning with seniority, collectivity, matricentrality, and religiosity that form the elements of the constellation, whose dynamics establish the time and learning experience for each member. Through ethnography, the importance of women's participation was perceived, especially as a condition of their belonging and access to community knowledge for the development of their ancestral bond. |
Palavras-chave: | Comunidade Quilombola Constelações de aprendizagens Fronteiras étnicas Quilombola Community Learning Constellations Ethnic Frontiers |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | Souza, Osmir Marques. Constelações de aprendizagens na comunidade quilombola do Candói-PR. 2021. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1861 |
Data de defesa: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Osmir Marques Souza.pdf | Dissertação - Osmir Marques Souza | 1,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.