???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1859
Tipo do documento: Dissertação
Título: CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO: O ENSINO DA ROBÓTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL
Título(s) alternativo(s): Maker Culture in Education: teaching robotics for teacher improvement
Autor: Santos, Raiayne Souza 
Primeiro orientador: Santinello, Jamile
Resumo: A presente pesquisa dissertativa está inserida na linha de estudos “Educação, Cultura e Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), além disso, alia-se também ao Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia (LECET) no qual são pertencentes os Grupos de Estudos em Educação a Distância e Tecnologias Digitais (GEEad) e Grupos de Estudos em Educação, Tecnologia e Cultura (GETEC). Este trabalho parte da importância de formar futuros profissionais docentes que compreendam e reaprendam propostas didáticas, deste modo, problematiza-se o seguinte questionamento: como utilizar práticas pedagógicas sobre cultura maker, em especial, o ensino de robótica na ação docente? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa é investigar a cultura maker e o ensino de robótica para utilização na ação docente, tendo como objetivos específicos: a) pesquisar sobre a formação docente inicial e o uso de tecnologias na educação; b) contextualizar sobre a educação e a cultura maker; c) estudar sobre a educação e a robótica como recurso na prática docente e, por fim, d) desenvolver um curso online sobre cultura maker na educação, bem como sua potencialidade na formação docente inicial. O procedimento metodológico deu-se por meio da pesquisa bibliográfica e de campo a partir da aplicação de um curso online para docentes em formação inicial sobre “Cultura Maker na Educação: robótica com arduino” para acadêmicos do curso de Pedagogia da UNICENTRO do ano letivo 2020, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle constituído por quarenta e oito horas para seu desenvolvimento. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário semiestruturado inicial e questionário semiestruturado final ambos disponibilizados por meio da plataforma digital Google Forms. Os autores que embasaram o estudo foram: Mochon e Salazar (2003), Moran (2000), Raabe e Gomes (2018), entre outros. Nesse contexto, considera-se que a partir do estudo a cultura maker com foco na robótica educacional pode vir a ser uma proposta instigante para as práticas pedagógicas dos futuros docentes, contudo, nota-se a necessidade de ter um planejamento de conteúdo, porque o futuro professor deve também trabalhar de acordo com as condições físicas do ambiente escolar que irá trabalhar, se há ou não internet, por exemplo. Além disso, cabe a gestão escolar em analisar se o ensino da robótica será curricular ou extracurricular, dependendo de uma adaptação.
Abstract: This dissertation research is inserted in the Education, Culture and Diversity’s field of studies of the Graduate Program in Education, at Universidade Estadual do Centro-Oeste. It also joins the Laboratory of Communication, Education and Technology Studies, in which the Study Groups in Distance Education and Digital Technologies and in Education, Technology and Culture belong to. This study starts from the importance of training future teaching professionals who understand and relearn pedagogical proposals. Thus, the following question is problematized: how to use pedagogical practices on maker culture, in particular, the teaching of robotics in the teaching practices? Therefore, the main aim of this research is to investigate the maker culture and robotics teaching for using it in the teaching practices. For that, this work has the following specific objectives: a) research on initial teacher training and the using of technologies in education; b) contextualize the education and maker culture; c) study about education and robotics as a resource in teaching practices and d) to develop an online course on maker culture in education, as well as its potential in initial teacher training. The methodological procedure was carried out through bibliographical and empirical research from the application of an online course for teachers in initial training on "Maker Culture in Education: robotics with arduino" for Pedagogy graduation students at UNICENTRO in 2020 academic year, through the Virtual Learning Environment, also known as Moodle. It’s development consisted in forty-eight hours. The data collection instruments were: an initial semi-structured questionnaire and a final semi structured one, both available through the digital platform Google Forms. The authors who supported this study were: Mochon and Salazar (2003), Moran (2000), Raabe and Gomes (2018) and others. Based in this research, it is considered that the maker culture with a focus on educational robotics can become an instigating proposal for pedagogical practices of future teachers. However, there is a concern about content planning, because the future teachers must also work in accordance to the structure condition of the school environment that they will work. For example: observing if it has internet or not. In addition, it is up to the school management to analyze if the teaching of robotics will be curricular or extracurricular depending on an adaptation.
Palavras-chave: Cultura maker
Robótica educacional
Ensino e aprendizagem
Maker culture
Educational robotics
Teaching and learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Santos, Raiayne Souza. CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO: O ENSINO DA ROBÓTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL. 2022. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1859
Data de defesa: 20-Dec-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raiayne Souza Santos -.pdfDissertação - Raiayne Souza Santos1,63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.