Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1858
Tipo do documento: Dissertação
Título: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO): DO ASPECTO HISTÓRICO DA EaD À ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA
Título(s) alternativo(s): The education of pedagogues in the Distance Education modality at the State University of the Midwest (UNICENTRO): from the historical aspect of EaD to the organization of the pedagogical proposal of the Pedagogy Course
Autor: Oliveira, Vanêssa de Cássia 
Primeiro orientador: Schneckenberg, Marisa
Resumo: O trabalho apresenta uma investigação cuja problemática se configura em como se dá a formação do pedagogo no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNICENTRO na modalidade Educação a Distância? O objetivo geral da pesquisa é analisar o currículo do Curso de Pedagogia na modalidade Educação a Distância da UNICENTRO para discorrer sobre a organização legal e pedagógica do Curso, que se desmembra nos objetivos específicos: Contextualizar o histórico da Educação a Distância internacionalmente e especificamente no Brasil; investigar a materialização da Educação a Distância nas pesquisas brasileiras; elucidar aspectos sobre as políticas públicas educacionais e das políticas públicas da Educação a Distância no Brasil, considerando suas normativas legais; analisar o aspecto da organização da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia na modalidade Educação a Distância da UNICENTRO. Para isso utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental de natureza qualitativa, sob a análise de conteúdo de Bardin (1977), (2016), mediante estudo dos seguintes documentos internos: Matriz vigente (2010) do Curso de Pedagogia na modalidade Educação a Distância da UNICENTRO campus Irati; ementas (2010) do Curso de Pedagogia na modalidade Educação a Distância da UNICENTRO campus Irati; Projeto Pedagógico Curricular e suas Resoluções: Resolução de Aprovação (2010), Resolução de Alteração (2010), Resolução de Alteração (2015) e Resolução de Alteração (2019); Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do Curso de Pedagogia na modalidade presencial da Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO, campus Irati/PR; Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do Curso de Pedagogia na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual doCentro Oeste UNICENTRO, campus Irati/PR. Utilizamos do referencial teórico- metodológico de autores que discutem sobre o Curso de Pedagogia, Libâneo (2001, 2007), e a formação do pedagogo, Cruz (2008), Leal(2012), sobre a Educação a Distância, Passos (2018), Zanata (2014), Vieira (2011), Belloni (2012), Pimentel (2018), Zanata (2014), Dourado (2008), Prado e Valente (2003, 2009), de Bourdieu (2014, 2017) para a discussão sobre Estado e conceito de campo. A pesquisa se insere na Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, História e Organização da Educação e também nas reflexões realizadas no Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação/UNICENTRO. A pesquisa se estrutura em seções que abordamaspectos históricos, políticos, normativos e legais da Educação a Distância e sobre a formação do pedagogo nesta modalidade. Ao analisar os documentos constatou-se que a formação do pedagogo na modalidade Educação a Distância ocorreem padrões curriculares, normativos, legais e de corpo docente semelhantes ao Curso da modalidade presencial, e que a diferenciação se dá por aspectos metodológicos da prática pedagógica, que amplia o uso das plataformas de Ambiente Virtual de aprendizagem (AVAs) e que utiliza de demais ferramentas tecnológicas na realização das aulas. Também foi possível evidenciar pelas normativas internas que a formação do pedagogo na EaD passa por um processo de constituição específica própria que se dá por momentos presenciais específicos nos polos de apoio presencial.
Abstract: The work presents an investigation whose problematic is configured in how the formation of the pedagogue takes place in the Licentiate Degree in Pedagogy at UNICENTRO in the Distance Education modality. The objective of the research is to analyze the Course's curriculum in the Distance Education modality, which breaks down into specific objectives: Contextualize the history of Distance Education internationally and specifically in Brazil; investigate the materialization of Distance Education in Brazilian research; elucidate aspects of public educational policies and public policies for Distance Education in Brazil, considering their legal regulations; analyze the aspect of the organization of the pedagogical proposal of the UNICENTRO Distance Pedagogy Course. For this, we used bibliographical and documentary research of a qualitative nature, under the content analysis of Bardin (1978), within the following internal documents: Current matrix (2010) of the Pedagogy Course in the Distance Education modality at UNICENTRO campus Irati; syllabus (2010) of the Pedagogy Course in the Distance Education modality at UNICENTRO campus Irati; Curriculum Pedagogical Project and its Resolutions: Approval Resolution (2010), Amendment Resolution (2010), Amendment Resolution (2015) and Amendment Resolution (2019); Pedagogical Curriculum Project (PPC) ofthe Pedagogy Course in the face-to-face modality of the State University of the CenterWest UNICENTRO, Irati/PR campus; Pedagogical Curriculum Project (PPC) of the Pedagogy Course in the Distance Education modality at the State University of the Center West UNICENTRO, Irati/PR campus. We use the theoretical-methodological framework of authors who discuss the Pedagogy Course, Libâneo (2001, 2007), and the education of the pedagogue, Cruz (2008), the education of the pedagogue in EaD Leal (2012), about Distance Education , Passos (2018), Vieira (2011), Belloni (2012), on politics, Rizvi and Lingard (2013), EaD public policies, Pimentel (2018), de Bourdieu (2014, 2017) for the discussion on State and field concept. The research is part of the Research Line Educational Policies, History and Organization of Educationand also in the reflections carried out in the State Research Group, Policies and Management in Education/UNICENTRO. The research is structured in sections that address historical, political, normative and legal aspects of Distance Education and the training of pedagogues in this modality. It is concluded that when analyzing the documents, it was found that the training of pedagogues in the Distance Education modality occurs in curricular, normative, legal and teaching standards similar to the on-site course, and that the differentiation is due to methodological aspects of pedagogical practice, which expands the use of Virtual Environment platforms (AVAs) and uses other technological means in conducting classes. It was also possible to show through the internal regulations that the education of pedagogues in EaD goes through a process of specific constitution, which takes place through specific face-to-face moments at the face-to-face support centers. The assessments and their applications are carried out under certain conditions and under certain criteria and theprocess of organizing the Course as a whole is broad and structured, each segment ofthe teaching and learning process has specific features that contribute to allowing students autonomy.
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais
Formação inicial de professores
EaD
Curso de Pedagogia
Educational Public Policies
Initial teacher training
EaD
Pedagogy Course
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Oliveira, Vanêssa de Cássia. A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO): DO ASPECTO HISTÓRICO DA EaD À ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2021. 175 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1858
Data de defesa: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanêssa de Cássia Oliveira.pdfDissertação - Vanêssa de Cássia Oliveira5,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.