Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1856
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO RACIAL E DE ARTISTAS MULHERES NO ENSINO DE ARTE: UMA PROPOSTA DE OFICINA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
Título(s) alternativo(s): | Ethnic-racial representativeness and women artists in the teaching of Art: a workshop proposal for the continuing education of high school teachers |
Autor: | GOMES, CARLOS EDUARDO BITTENCOURT |
Primeiro orientador: | Rauen, Margarida Gandara |
Resumo: | A pesquisa para esta dissertação foi desenvolvida a partir de uma concepção feminista e decolonial, com o objetivo de discutir a baixa representatividade de mulheres artistas no conteúdo de materiais didáticos de Arte. O primeiro capítulo apresenta uma revisão bibliográfica sobre os aportes teóricos de Linda Nochlin (1970/2016), Sueli Carneiro (2003), Michelle Perrot (2007), Pierre Bourdieu (2011), Anibal Quijano (2005) e Kimberlé Crenshaw (2004). É considerada a relevância das diversidades de gênero e étnico-racial na legislação educacional vigente e no currículo da Educação Básica brasileira tendo em vista as críticas da manualística (CHOPPIN, 2004; ESCOLANO, 2006, 2009, 2012; GARCIA, 2013; BARBOSA & RODRIGUES, 2018) e a compreensão pós-estruturalista e intercultural de currículo (SILVA, 2010; LOPES & MACEDO, 2011; CANDAU, 2005, 2012). O segundo capítulo apresenta os resultados de análise documental com o objetivo específico de investigar se ocorre androcentrismo no repertório artístico de cada um dos nove capítulos do livro didático para o ensino médio Percursos da Arte (MEIRA, SOTER & PRESTO, 2016), selecionado por causa de sua ampla distribuição através do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, para utilização nas escolas brasileiras de 2018 a 2020. Os resultados confirmaram as constatações de estudos antecedentes (VAZ, 2009; FEY, 2020; RIBAS, 2020; DOMINGOS FILHO, 2018) acerca da reprodução do androcentrismo no ensino Arte, enquanto a atenção quanto a interseccionalidade revelou a sub-representatividade de mulheres negras nos exemplos de artistas citados no manual analisado. Tais resultados motivaram a pesquisa de finalidade aplicada do terceiro capítulo, no qual uma proposta de oficina para formação continuada de professores é apresentada, tanto para oferecer reflexões ancoradas em referências teóricas acerca da importância da diversidade de gênero e étnico-racial no currículo, quanto para incentivar a inclusão de produções de mulheres negras nas aulas do componente curricular Arte. |
Abstract: | The research for this thesis was developed from a feminist and decolonial stance, with the objective of discussing the underrepresentation of women artists in the contents of didactic Art materials. The first chapter presents a bibliographical review about the theoretical support covering Linda Nochlin (1970/2016), Sueli Carneiro (2003), Michelle Perrot (2007), Pierre Bourdieu (2011), Anibal Quijano (2005) and Kimberlé Crenshaw (2004). The relevance of gender and ethnic-racial diversities in the current educational laws and in the curriculum of Brazilian basic education are considered in light of criticism regarding didactic manuals (CHOPPIN, 2004; ESCOLANO, 2006, 2009, 2012; GARCIA, 2013; BARBOSA & RODRIGUES, 2018), as well as of the post-structuralist and intercultural understanding of curriculum (SILVA, 2010; LOPES & MACEDO, 2011; CANDAU, 2005, 2012). The second chapter comprises the results of a document analysis that was carried on with the specific objective of verifying the occurrence of androcentrism in the artistic repertoire of each of the nine chapters of the textbook Percursos da Arte (MEIRA, SOTER & PRESTO, 2016), which was chosen because of its wide distribution for use in Brazilian high schools through the National Textbook Program [Programa Nacional do Livro Didático – PNLD] from 2018 through 2021. After the number of occurrences of male and female names of artists were counted, the results confirmed previous studies that verified the reproduction of androcentrism in the teaching of Art (VAZ, 2009; FEY, 2020; RIBAS, 2020; DOMINGOS FILHO, 2018), while attention to intersectionality allowed for the additional finding that black women artists are also underrepresented in the examples of art works of the analyzed textbook. Such results prompted the applied research of the third chapter, in which a workshop proposal for continuing teacher education is described, both to offer reflections derived from theoretical references about ethnic-racial and gender diversity in the curriculum, and to foster the inclusion of works by black women in Art classes. |
Palavras-chave: | Feminismo Androcentrismo Interseccionalidade Manuais didáticos Ensino de Arte Formação continuada de professores Feminism Androcentrism Intersectionality Art teaching Continuing teacher education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | GOMES, CARLOS EDUARDO BITTENCOURT. A REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO RACIAL E DE ARTISTAS MULHERES NO ENSINO DE ARTE: UMA PROPOSTA DE OFICINA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1856 |
Data de defesa: | 21-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carlos Eduardo Bittencourt Gomes.pdf | Carlos Eduardo Bittencourt Gomes | 1,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.