Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1854
Tipo do documento: Dissertação
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO
Título(s) alternativo(s): Mathematical Modeling as a methodology for the development of Statistical Literacy in High School
Autor: Loli, Adriana Cristina 
Primeiro orientador: Martins, Marcio André
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma a Modelagem Matemática, como metodologia de ensino, contribuiu para o desenvolvimento do Letramento Estatístico de Gal em estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Neste sentido, o presente trabalho envolveu uma experiência de ensino com 51 estudantes de um Colégio Estadual na cidade de Guarapuava – PR. Por três meses, durante as aulas de Matemática, se deu o processo da Modelagem Matemática, segundo Burak (1992), vivenciando todas as suas etapas, desde a escolha do tema e elaboração da questão de pesquisa até a análise, divulgação e crítica dos resultados. A pesquisa se deu de forma qualitativa, abordando as produções dos estudantes em seu ambiente natural, a sala de aula. A análise dos dados, por sua vez, ocorreu segundo as categorias a priori definidas por Gal (2002), sendo elas com relação ao conhecimento estatístico, conhecimento matemático, de contexto, questionamento crítico e elementos de disposição. Foi observado que a Modelagem Matemática se revelou grande motivadora aos estudantes, sendo uma metodologia que favoreceu a interdisciplinaridade, o pensamento crítico, o protagonismo do estudante e o entendimento de que a Estatística tem como finalidade a tomada de decisões e conhecimento da realidade. A partir das atividades experimentadas foi elaborado, como produto educacional associado a este trabalho, um guia com roteiros de atividades, contendo todos os passos comentados para a sua aplicação. Espera-se que esta pesquisa e o produto educacional formulado possam contribuir com os professores do Ensino Básico que desejem inserir a Modelagem Matemática em suas aulas de Estatística.
Abstract: This study aimed to investigate how Mathematical Modeling, as a teaching methodology, contributed to the development of Gal's Statistical Literacy in 3rd grade high school students. In this sense, the present work involved a teaching experience with 51 students of a public school in the city of Guarapuava - PR. Throughout three months, during mathematics classes, the process of Mathematical Modeling happened, according to Burak (1992), experiencing all its stages, from the choice of theme and elaboration of the research question up to the analysis, divulgation and review of the results. The research was qualitative, approaching the students' productions in their natural environment, the classroom. The analysis of the data, instead, was done according to the deducted categories defined by Gal (2002), which are related to statistical knowledge, mathematical knowledge, contextual knowledge, critical questioning and dispositional elements.It was observed that Mathematical Modeling is a great motivator to the students, being a methodology that favored interdisciplinarity, critical thinking, student protagonism and the understanding that the purpose of Statistics is decision making and knowledge of reality. From the activities experienced, it was elaborated, as an educational product associated with this work, a guide with scripts of activities, containing all the commented steps for its application. It is hoped that this research and the formulated educational product can contribute to the Elementary School teachers who wish to insert Mathematical Modeling in their Statistics classes.
Palavras-chave: Modelagem Matemática
Letramento Estatístico
Ensino Médio
Mathematical Modeling
Statistical Literacy
High School
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Loli, Adriana Cristina. MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO. 2021. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1854
Data de defesa: 5-Nov-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Adriana Loli.pdfDissertação - Adriana Loli982,84 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional Adriana Loli.pdfProduto Educacional Adriana Loli336,58 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.