Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1853
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conceitos axiológicos em atividades de leitura no livro didático da EJA
Autor: Vieira, Flávia Gumieiro 
Primeiro orientador: ANGELO, CRISTIANE MALINOSKI PIANARO
Resumo: Neste estudo, fundamentado nos pressupostos do dialogismo do Círculo de Bakhtin, buscou-se compreender como as axiologias sociais manifestam-se nas propostas de leitura no livro didático da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, tomam-se como corpus as atividades de leitura referentes aos gêneros tira, charge e crônica, do livro “Caminhar e transformar: língua portuguesa, anos finais do Ensino Fundamental (FERREIRA, 2013). A partir de uma perspectiva qualitativa documental, analisam-se quais e como os valores sociais perpassam as propostas de leitura apresentadas no livro. De forma complementar são apresentadas ampliações às atividades sugeridas no LD de modo a instigar no aluno da EJA as contrapalavras e um posicionamento crítico frente aos discursos e à realidade social, o que caracteriza a pesquisa também como prospectiva. Os resultados indicaram que: a) não são todas as atividades de leitura do LD que contemplam os valores sociais, mas os textos possibilitam que as axiologias sejam exploradas; b) as perguntas em que os valores sociais estão presentes auxiliam na formação do leitor crítico e responsivo; c) com a expansão das atividades de leitura, os alunos podem posicionar-se valorativamente perante o texto, a sociedade e o mundo, produzindo sentidos aos textos.
Abstract: In this study, based on the assumptions of the dialogism of the Bakhtin Circle, we sought to understand how social axiologies are manifested in the reading proposals in the Youth abd Adult Education (EJA) textbook. For this purpose, the reading activities related to the genres strip, cartoon and chronicle, from the book “Walk and Transform: Portuguese Language, Final Years of Elementary School” (FERREIRA, 2013) are taken as corpus. From a qualitative documentary perspective, we analyse which and how social values permeate the reading proposals presented in the book. In a complementary way, extensions to the activities suggested in the textbook are presented in order to instigate in the EJA student the counter-words and a critical positioning in the face of discourses and social reality, which characterizes the research as prospective. The results indicated that: a) no all the reading activities in the textbook contemplate social values, but the texts allow the axiologies to be explored; b) the questions in which social values are present help in the formation of the critical and responsive reader; c) with the expansion of reading activities, students can take a valuable position before the text, society and the world, producing meanings to the texts.
Palavras-chave: Dialogismo
Axiologias
Leitura
Livro Didático
EJA
Dialogism
Axilogies
Reading
Textbook
EJA
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: Vieira, Flávia Gumieiro. Conceitos axiológicos em atividades de leitura no livro didático da EJA. 2022. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1853
Data de defesa: 28-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Flávia Gumieiro Vieira.pdfDissertação - Flávia Gumieiro Vieira1,14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.