Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1852
Tipo do documento: Dissertação
Título: Do jogo role-playing game ao ensino em saúde: uma abordagem transdisciplinar para o enfrentamento da obesidade e sobrepeso
Título(s) alternativo(s): From role-playing game to health education: A transdisciplinary approach to fighting obesity and overweight
Autor: Eltchechem, Bruno Da Luz 
Primeiro orientador: Rebeca, Rosilene
Resumo: Esta pesquisa teve como finalidade investigar as potencialidades existentes no RPG, para a construção e amplificação de concepções que auxiliem a sociedade no enfrentamento e na compreensão voltada para a prevenção da síndrome da obesidade e sobrepeso, em ambiente não formal de ensino. No decorrer dos anos, o ganho de peso em jovens e crianças era visto como um sinal de excelência em saúde e desenvolvimento. Entretanto, torna-se crescente o número de indivíduos na sociedade contemporânea com obesidade e sobrepeso, ao ponto de esta patologia ser considerada uma doença epidêmica com potencial para acarretar danos drásticos a saúde. De tal maneira, há a necessidade de uma maior atenção acerca da obesidade, pois trata-se de uma doença multifatorial, tanto em sua origem, quanto em seu desenvolvimento. Portanto, o enfrentamento dessa realidade por meio pesquisas referentes a esta temática, que abordem os agravantes e/ou os riscos a ela associada, podem configurar uma tentativa de reverter, mesmo que pouco, a atual realidade e estatística desfavorável em que vivemos. Este trabalho é de cunho qualitativo com pesquisa participante e, contará com uma intervenção didática pré-jogo, com o propósito de embasar e fundamentar a temática aos participantes, que somados aos conhecimentos prévios, dará aporte necessário para o desenvolvimento e aplicação do produto desta pesquisa, o RPG. A abordagem transdisciplinar dada à obesidade na elaboração e na aplicação do jogo, integrou as áreas do conhecimento, e promoveu a participação colaborativa de modo a diversificar a construção do conhecimento, tornando-se uma ferramenta facilitadora da aprendizagem e capaz de auxiliar na ampliação das concepções dos participantes.
Abstract: This research aims to understand how the different areas of knowledge can complement and interact in a transdisciplinary way, to address and formulate the complex character of obesity. Over the years, weight gain in young people and children has been saw as a sign of excellence in health and development. However, the number of individuals in contemporary society with obesity and overweight is increasing, to the point that this pathology is known as an epidemic disease with the potential to cause drastic damage to health. Thus, there is a need for greater attention to obesity, as it is a multifactorial disease, both in its origin and in its development. Therefore, facing this reality through researches related to this theme, which address the aggravating factors and/or the risks associated with it, can configure an attempt to reverse, even if a little, the current unfavorable reality and statistics in which we live. This work is qualitative research with participant-observation and will feature a pre-game didactic intervention with the purpose of grounding and substantiating the theme to the participants, which, added to previous knowledge, will provide the necessary input for the development and application of the product of this research. , the Role playing-game (RPG). The transdisciplinary approach given to obesity in the development and application of the game, should integrate the areas of knowledge, to promote collaborative participation, in order to diversify the construction of knowledge, becoming a facilitating learning tool, capable of helping to expand the conceptions.
Palavras-chave: Educação em Saúde
Atividade Lúdica
Sociedade
Docência
Teaching
Cheers
Playful Activity
Society
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Eltchechem, Bruno Da Luz. Do jogo role-playing game ao ensino em saúde: uma abordagem transdisciplinar para o enfrentamento da obesidade e sobrepeso. 2021. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1852
Data de defesa: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Bruno da Luz Eltchechem.pdfDissertação Bruno da Luz Eltchechem1,54 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
PRODUTO EDUCACIONAL - Bruno Da Luz Eltchechem.pdf594,55 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.