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Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTUDANTES SUPERDOTADOS MATEMATICAMENTE HABILIDOSOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Título(s) alternativo(s): Mathematically skilled gifted students: a work proposal through Mathematical Investigation
Autor: LEMOS JÚNIOR, JOÃO CARLOS 
Primeiro orientador: Caetano, Joyce Jaquelinne
Resumo: O cenário da Educação contempla grande diversidade, revelada por características sociais, culturais e econômicas. Aproximando esse contexto do ensino e aprendizagem, encontramos diferentes ritmos e formas de aprender, que formam salas de aula cada vez mais heterogêneas. Dentre os perfis de estudantes, aqueles com altas habilidades ou superdotação (AH/SD), já identificados ou não, e que, em virtude de várias ideias equivocadas, ficam esquecidos e invisíveis, tem o desenvolvimento de suas habilidades prejudicado por conta dessa situação. Especificamente na área dos estudantes superdotados matematicamente habilidosos, estudos como os de Jelinek e Silva (2017) e Ferreira (2020) enfatizam a escassez de produções acadêmicas na área. Diante disso, esse trabalho concentra-se nestes estudantes, enquanto parte do público-alvo da Educação Especial, buscando estratégias para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir de propostas que permitam a expressão da criatividade e coloquem as habilidades matemáticas em evidência para explorar e potencializar. Assim, a questão norteadora do trabalho é: Como estudantes superdotados matematicamente habilidosos, regularmente matriculados no Ensino Fundamental, nos anos finais, resolvem tarefas exploratórias por meio da Metodologia de Ensino de Investigação Matemática? Buscamos uma compreensão intensa do sujeito com AH/SD, para além de suas características cognitivas, as quais destacamos por meio de vertentes multidimensionais para a superdotação, conforme Pfeiffer (2002, 2013, 2015) e Kuipers (2007, 2011, 2020), e, no âmbito da Investigação Matemática (IM), por meio dos estudos de Ponte et al. (1998, 2002, 2020). O trabalho é de natureza qualitativa e interpretativa, com delineamento exploratório, e contou com a participação de 5 (cinco) estudantes superdotados matematicamente habilidosos do Ensino Fundamental, dos anos finais, matriculados no Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) de Londrina, Paraná. O trabalho foi desenvolvido integralmente de forma on-line em virtude da Pandemia do Coronavírus, SARS-COV-2. A partir da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016), com as tarefas de IM desenvolvidas por meio do produto educacional aplicado durante este trabalho, foi possível evidenciar 6 (seis) categorias, sendo: (a) integração de etapas da IM; (b) imediatismo na justificação de conjecturas; (c) consistência no vocabulário matemático; (d) reconhecimento de erros; (e) estilo próprio de pensamento; e (f) abertura para enriquecimento curricular. Tais categorias potencializam a expressão de traços típicos dos estudantes superdotados matematicamente habilidosos, possibilitando um trabalho em um ambiente em que a Matemática é construída e não apenas fornecida.
Abstract: The Education scenario contemplates great diversity, revealed by social, cultural and economic characteristics. Approaching this context of teaching and learning, we find different rhythms and ways of learning, which form increasingly heterogeneous classrooms. Among the profiles of students, those with high abilities or giftedness (AH/SD), already identified or not, and who, due to several misconceptions, are forgotten and invisible, have the development of their skills hampered because of this situation. Specifically in the area of mathematically skilled gifted students, studies such as those by Jelinek and Silva (2017) and Ferreira (2020) emphasize the scarcity of academic production in the area. Therefore, this work focuses on these students, as part of the target audience of Special Education, seeking strategies for Specialized Educational Assistance (AEE), based on proposals that allow the expression of creativity and put mathematical skills in evidence to explore and leverage. Thus, the guiding question of the work is: How do mathematically skilled gifted students, regularly enrolled in Elementary School, in their final years, solve exploratory tasks through the Mathematics Investigation Teaching Methodology? We seek an intense understanding of the subject with AH/DS, in addition to their cognitive characteristics, which we highlight through multidimensional aspects for giftedness, according to Pfeiffer (2002, 2013, 2015) and Kuipers (2007, 2011, 2020), and , within the scope of Mathematical Research (IM), through the studies of Ponte et al. (1998, 2002, 2020). The work is qualitative and interpretive, with an exploratory design, and had the participation of 5 (five) mathematically skilled gifted students from Elementary School, from the final years, enrolled in the Core of Activities for High Skills/Giftedness (NAAH/S) from Londrina, Paraná. The work was fully developed online due to the Coronavirus Pandemic, SARS-COV-2. From the Content Analysis, by Bardin (2016), with the IM tasks developed through the educational product applied during this work, it was possible to highlight 6 (six) categories, namely: (a) integration of IM stages; (b) immediacy in justifying conjectures; (c) consistency in mathematical vocabulary; (d) error recognition; (e) own style of thinking; and (f) opening for curricular improvement. Such categories enhance the expression of typical traits of mathematically skilled gifted students, enabling work in an environment where mathematics is built and not just provided.
Palavras-chave: Superdotados Matematicamente Habilidosos
Investigação Matemática
Enriquecimento Curricular
Mathematically Skilled Gifted
Mathematical Research
Curriculum Improvement
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: LEMOS JÚNIOR, JOÃO CARLOS. ESTUDANTES SUPERDOTADOS MATEMATICAMENTE HABILIDOSOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. 2021. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1851
Data de defesa: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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