Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Carlos Henrique Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769090551845960por
dc.contributor.advisor1Affonso, Ana Lucia Suriani-
dc.contributor.advisor1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/2830201419839855por
dc.date.accessioned2022-03-17T17:17:40Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationLuz, Carlos Henrique Gonçalves. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: TOUR VIRTUAL SOCIOAMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. 2021. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1850-
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) crítica busca transformar as ações humanas diante da crise socioambiental vivenciada, promovendo reflexões e ações educacionais sobre os desafios e dilemas, e por meio de uma prática social, que possibilite a (re)significação da leitura do mundo das pessoas. As Unidades de Conservação (UCs) são áreas naturais, protegidas por lei no Brasil e que podem funcionar como espaços e estratégias de mediação de conflitos socioambientais existentes em nosso país. Por meio de ações interdisciplinares e transversais, com foco na compreensão e transformação da prática social e também na busca por uma aprendizagem significativa crítica, podemos construir diferentes materiais didáticos, que possam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem que ocorrem nos espaços formais e não formais de Educação. Devido ao momento atual de enfrentamento da Pandemia do COVID-19, a educação e os processos de ensino sofreram uma drástica mudança em sua maneira de ensinar e aprender, e a utilização de tecnologias passou a fazer parte da vida de professores e de alunos. Diante deste contexto, a emancipação e transformação educacional necessitam ser amplas, não apenas no sentido tecnológico, mas também em relação ao lado humano, o que pode contribuir para uma reflexão crítica das pessoas em relação aos desafios socioambientais vivenciados e na correta utilização das ferramentas tecnológicas para o ensino. Dessa forma, nesta pesquisa, desenvolvemos e avaliamos um instrumento didático, mais precisamente um tour em Realidade Virtual (RV) em 360º, que usa um óculos cardboard e visa promover a imersão virtual de pessoas em UCs, tendo como base imagens em da Estação Ecológica Felippe Paulo Rickli do Município de Turvo – Paraná. A validação do tour virtual ocorreu pelo grupo de estudos Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Universidade Estadual do Centro Oeste e com professores da rede pública de Turvo - PR por meio da escala Likert. Para sua avaliação foi realizado um grupo focal com os mesmos professores, que verificaram a necessidade de alterações no instrumento didático, bem como o avaliaram como uma tecnologia promissora para a discussão sobre problemas socioambientais vivenciados em comunidade de pequenos municípios, como o caso do Turvo - PR, com atividades voltadas à economia agrícola e que possuem áreas protegidas destinadas à preservação. O tour mostrou ser um instrumento didático e pedagógico capaz de se trabalhar a EA crítica nos espaços formais e não formais, auxiliando na aproximação de professores de diferentes áreas do conhecimento e também em relação ao uso novas de tecnologias no ensino. Além disso, este instrumento também propiciou a aproximação entre os princípios da EA, da Aprendizagem Significativa e da Biologia da Conservação, pois ao praticar a EA em seu contexto social, cultural, político, econômico e ambiental, associada à formação de seres transformadores e críticos, diante das situações sociais contemporâneas, estamos propiciando a emancipação de sujeitos ativos e críticos na sociedade.por
dc.description.abstractThe critical Environmental Education (EE) seeks to transform human actions in the face of the current socio-environmental crisis, by promoting reflections and educational actions on contemporary challenges and dilemmas, and through a social practice that enables a (re)signification of the reading of people’s worlds. Conservation Units (CU) are natural areas protected by law in Brazil, which can act as places and mediation strategies for existing socioenvironmental conflicts in our country. Through interdisciplinary and transversal actions, focused on understanding and transforming social practice and on the search for a critical and meaningful learning, we can elaborate different teaching materials that can contribute to the teaching and learning process that take place both in formal and non-formal environments of education. Due to the current COVID-19 Pandemic moment, education and teaching processes have undergone a drastic change in the way is taught and learned and the utilization of technologies has become a part of the lives of teachers and students. Given this context, both emancipation and educational transformation need to be broad, not only in the technological sense, but also in relation to the human side, which can contribute to a critical reflection of people in relation to the socio-environmental challenges experienced and in the correct utilization of technology tools for teaching. Thus, in this research, we sought to developed and evaluated a didactic instrument, more precisely a 360º Virtual Reality (VR) tour, which is made of cardboard glasses and aims to promote virtual immersions in CUs, based on images from the Felippe Paulo Rickli Ecological Station from the City of Turvo – PR. The validation of the virtual tour was carried out using the Likert scale by the NEA (Environmental Education Group) study group of the Universidade Estadual do Centro Oeste and with public school teachers from Turvo - PR. For its evaluation, a focus group was created with the same teachers, who verified the need for changes on the product, as well as evaluated it as a promising instrument for the discussion of social and environmental problems experienced by communities in small cities, such as Turvo - PR, which its main economy is focused on agriculture, and which possesses protected areas destined for preservation. The tour proved to be a didactic and pedagogical instrument capable of working with critical EE in both formal and non-formal environments, assisting on bringing teachers from different areas of knowledge together and on the utilization of new technologies in teaching. In addition, this instrument also caused the approximation between the principles of EE, Meaningful Learning and Conservation Biology, because when practicing EE in its social, cultural, political, economic, and environmental context, associated with the formation of transforming and critical beings, in the face of contemporary social situations, we are inducing the emancipation of active and critical subjects in our society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-03-17T17:17:40Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Carlos henrique Gonçalves Luz.pdf: 2423073 bytes, checksum: 207dfde4f27c00672c215c517236fe8c (MD5) ProdutoEducacional_CarlosHenriqueGonçalvesLuz2021.pdf: 2516832 bytes, checksum: 63420c467afb047e049735ba5a143e9e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-17T17:17:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Carlos henrique Gonçalves Luz.pdf: 2423073 bytes, checksum: 207dfde4f27c00672c215c517236fe8c (MD5) ProdutoEducacional_CarlosHenriqueGonçalvesLuz2021.pdf: 2516832 bytes, checksum: 63420c467afb047e049735ba5a143e9e (MD5) Previous issue date: 2021-10-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8027/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Carlos%20henrique%20Gon%c3%a7alves%20Luz.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8029/ProdutoEducacional_CarlosHenriqueGon%c3%a7alvesLuz2021.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectAprendizagem Significativa Críticapor
dc.subjectÁreas protegidaspor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectCritical Meaningful Learningeng
dc.subjectProtected Areaseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: TOUR VIRTUAL SOCIOAMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINOpor
dc.title.alternativeEnvironmental education in conservation units: socioenvironmental virtual tour as a teaching strategyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carlos henrique Gonçalves Luz.pdfDissertação - Carlos henrique Gonçalves Luz2,37 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
ProdutoEducacional_CarlosHenriqueGonçalvesLuz2021.pdfProduto Educacional - Carlos Henrique Gonçalves Luz2,46 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.